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Vendas de carros: Série 3, Corolla e Strada lideram segmentos

Com o comprometimento da produção, ainda devido à falta de componentes, muitos fabricantes optaram por priorizar SUVs e picapes, modelos de maior rentabilidade

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Fiat Strada permanece na 1ª posição do ranking  de emplacamentos do mês de maio
Fiat Strada permanece na 1ª posição do ranking de emplacamentos do mês de maio Foto: Fiat Strada permanece na 1ª posição do ranking de emplacamentos do mês de maio

Restrições de produção influenciaram as estratégias de cada fabricante ao longo de 2022. Várias marcas foram compelidas a mudar o mix de produção e priorizar modelos de maior rentabilidade, como SUVs e picapes. Pelo menos não houve paradas por até cinco meses, como ocorreu em 2021, com os produtos da marca Chevrolet, mas interrupções pontuais continuaram a afetar as vendas de carros também de outros fabricantes.

No ranking por segmentos, os SUVs compactos (472.884 unidades e mais 4% frente a 2021) voltaram a comandar o mercado brasileiro frente aos hatches compactos (422.615 unidades e menos 5%). O Hyundai HB20 liderou entres os hatches compactos com 95.489 unidades comercializadas. Líder dos SUVs compactos, o Chevrolet Tracker teve 70.671 unidades vendidas.

Chevrolet Tracker Premiere 2021 preto de frente no asfalto
O Chevrolet Tracker liderou o segmento de SUVs com 70.671 unidades vendidas

Em relação a 2021, não deixou de haver vencedores e vencidos em 2022 nas vendas de carros. Pelo segundo ano consecutivo, a picape Fiat Strada apareceu como veículo leve mais vendido no país (112.351 unidades), cenário visto pela primeira vez em 2021. Em compensação, a Fiat Toro quase perde a liderança entre as picapes médias (capacidade de carga de 1.000kg) para a Toyota Hilux. Diferença foi de apenas 0,6%: 934 unidades.

Entre os sedans grandes, o elétrico Porsche Taycan, que já liderou com folga maior, venceu por 14 unidades o Panamera, da mesma marca. Aliás, a Porsche ganhou a disputa em dois dos três segmentos em que atua no Brasil. BMW também venceu em dois: sedans médios-grandes e SUVS grandes. O Ford Mustang foi outro destaque entre os cupês esportivos (53% pela primeira vez), e o Porsche 911 ampliou sua vantagem para 56% nos cupês esporte.

Em um dos segmentos de grande rivalidade – SUVs compactos, com nada menos de 24 modelos –, o Chevrolet Tracker venceu o VW T-Cross, e o ex-líder Jeep Renegade escorregou para o quarto lugar. A Jeep, porém, levou o Commander a liderar entre os SUVs médios-grandes, confirmando mais uma mudança no ranking de vendas de carros.

Ranking de vendas de carros da coluna tem critérios próprios e técnicos com classificação por silhuetas. Referência principal é distância entre-eixos, além de outros parâmetros. Base de pesquisa é o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Citados apenas os modelos mais representativos (mínimo de dois) e em razão da importância do segmento. Compilação de Paulo Garbossa, da consultoria ADK.

Confira a participação dos modelos nas vendas de carros

  • Hatch subcompacto: Mobi, 55%; Kwid, 43%; iCar, 1%. Mobi confirma;
  • Hatch compacto: HB20/X, 23%; Onix, 20%; Gol, 17%; Argo, 15%; 208, 7%; Yaris, 6%; City, 4%; C3, 2,6%; Sandero/Stepway, 2,5%; Polo, 2%. Líder sem grande folga;
  • Sedan compacto: Onix Plus, 31%; Cronos, 17%; Voyage, 15%; HB20S, 11%; City, 9%; Yaris, 6%; Logan, 4%; Versa/V-Drive, 2,3%; Virtus, 2,2%. Onix ampliou vantagem;
  • Sedan médio-compacto: Corolla, 75%; Cruze, 15%; Civic, 4%. Dono do segmento com enorme folga;
  • Sedan médio-grande: BMW Série 3/4, 75%; Mercedes Classe C, 14%; Audi A5/S5/RS5, 5%. Sem ameaças ao BMW;
  • Sedan grande: Taycan, 31%; Panamera, 30%; BMW Série 5/6, 17%. Elétrico lidera por margem mínima;
  • Cupê esportivo: Mustang, 53%; BMW M3/M4, 32%; Challenger, 6%. Mustang avançou;
  • Cupê esporte: 911, 56%; 718 Boxster/Cayman, 12%; Corvette, 8%. 911 imbatível;
  • SUV compacto: Tracker, 15%; T-Cross, 14%; Creta, 13%; Renegade, 10,8%; Pulse, 10,7%; Nivus, 8,3%; Kicks, 8,2%; Duster, 5%; C4 Cactus, 3,9%; HR-V, 3,2%; Fastback, 2,1%; Tiggo 5x, 2%; 2008, 1%. Novo líder, mas por pouco;
  • SUV médio-compacto: Compass, 44%; Corolla Cross, 29%; Taos, 8%. Compass manteve liderança;
  • SUV médio-grande: Commander, 35%, SW4, 21%; Tiggo 8, 16%. Commander liderou com folga;
  • SUV grande: BMW X5/X6, 23%; Cayenne, 14,6%; XC90, 14%. X5/X6 aumentaram a vantagem;
  • Picape pequena: Strada, 76%; Saveiro, 16%; Oroch, 8%. Ampliado domínio absoluto da Strada;
  • Picape média (carga 1.000kg): Toro, 28,6%; Hilux, 28%; S10, 16%. Toro ameaçada pela Hilux.

ALTA RODA

RENAULT conta com a boa recepção dos motoristas de aplicativos para aumentar a frota de Kwid E-Tech 100% elétrico na cidade de São Paulo (SP). Atualmente, há 80 unidades, mas pretende aumentar para 200 nos próximos meses. Em parceria com a Zarp Localiza, inaugurou duas salas de espera confortáveis, com carregadores ultrarrápidos, ambas com locais de descanso e atendimento para dois carros. O Kwid E-Tech tem vocação urbana, onde mostra acelerações rápidas e ótima regeneração nas desacelerações e frenagens. Durante avaliação, o modo ECO mostrou-se o mais equilibrado na relação desempenho/consumo de energia. Ao usar o ar-condicionado em dias muitos quentes, o alcance cai e o modo ECO torna-se imprescindível. Esta situação também ocorre em estradas. Porém, controlando o pé no acelerador e de olho no alcance informado no quadro de instrumentos, é possível chegar ao destino sem ansiedade ou precisar parar para recarregar e eventualmente encontrar uma fila.

O VRUM testou o Renault Kwid E-Tech. Confira!

https://youtu.be/lgIwlcsXt44

GOODYEAR vai aumentar de 70% (já em 2023) para 90% (em data a definir) a aplicação de materiais sustentáveis em seus pneus. Além disso, estes terão menor resistência ao rolamento e, portanto, diminuem o consumo de combustível. São 17 novos ingredientes, inclusive óleo de soja, que substitui o uso de subprodutos do petróleo. No entanto, não compete com alimentos e nem com ração animal, pois são usados apenas os excedentes naturais do processamento da proteína de soja. A marca americana pretende, até 2030, produzir pneus 100% sustentáveis. Quanto ao custo de produção e o reflexo no preço final, ainda não há informações.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas