UAI

VW Gol: cinco motivos que fazem o hatch se destacar em vendas

No auge dos seus 42 anos, o Volkswagen Gol fechou o mês de julho como o modelo mais emplacado no pais. Mas o que há por trás disso? Vamos revelar os motivos

Publicidade
Depois de 42 anos de produção, o VW Gol teve mais de 7 milhões de unidades vendidas
Depois de 42 anos de produção, o VW Gol teve mais de 7 milhões de unidades vendidas Foto: Depois de 42 anos de produção, o VW Gol teve mais de 7 milhões de unidades vendidas

Quem viu os números de emplacamentos divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) no início de agosto, referentes a julho, deve ter se impressionado com o desempenho de vendas do velho e já ultrapassado VW Gol. O hatch teve mais unidades emplacadas do que a Fiat Strada e o Hyundai HB20. Quais seriam os motivos que fizeram o modelo alcançar esse resultado? Vamos tentar desvendar esse mistério em cinco tópicos.

1 - Como pode um carro tão desprovido de tecnologia superar modelos mais modernos?

Esse é o primeiro ponto que devemos levar em consideração. O VW Gol foi lançado em 1980 com uma difícil missão: substituir o incrível Fusca. O hatch compacto trouxe modernidades para a época, mas, com o passar dos anos, foi ficando obsoleto, ultrapassado, perdendo poder de ataque diante dos concorrentes. Apesar disso, chegou a ser líder de vendas durante 27 anos consecutivos no Brasil, de 1987 a 2014.

Mas depois o VW Gol foi literalmente atropelado pelo Chevrolet Onix, que o tirou do trono de modelo mais emplacado do país, sendo ultrapassado inclusive por outros, como o Hyundai HB20. Porém, veio a pandemia da COVID-19 e com ela a baixa na produção de semicondutores, componentes muito utilizados em modelos carregados de tecnologia, que não é o caso do VW Gol.

Na prática, o hatch da marca alemã foi beneficiado por ser ultrapassado e não trazer tanta tecnologia, ao contrário dos concorrentes, que foram penalizados por serem mais equipados e necessitarem de semicondutores. Esse foi um dos motivos que fez com que o VW Gol voltasse a figurar como o modelo mais emplacado no mercado brasileiro em julho.

Volkswagen Gol 1.6 16V MSI modelo 2019 vermelho de traseira no asfalto
O VW Gol já teve versões equipadas com motor 1.6 16V MSI, mas atualmente é vendido apenas com motor 1.0

2 - O VW Gol vendeu bem, mas o volume maior foi para vendas diretas

Analisando os números divulgados pela Fenabrave referentes a julho, o VW Gol liderou o mês com 11.925 unidades emplacadas. Mas é importante ressaltar que a maior parte desse volume, 9.697 unidades, é referente às vendas diretas, ou seja, para frotistas, locadoras e empresas. Se considerarmos apenas as vendas no varejo, para pessoa física, foram emplacadas no mês 2.228 unidades do Gol, resultado que faz o hatch despencar para a 12ª posição no ranking.

No acumulado do ano, considerando os emplacamentos dos sete primeiros meses, o VW Gol teve 35.531 unidades vendidas. O modelo é o 3º no ranking em vendas diretas, com 25.278 unidades emplacadas. Já no varejo, o VW Gol ocupa a 18ª posição, com 10.253 unidades. Na prática, os emplacamentos do hatch são, em sua maior parte, impulsionados pela venda direta. É bem verdade que com a concorrência não é muito diferente.

3 - O preço é um atrativo no hatch compacto da marca alemã?

O VW Gol é oferecido em versão única, equipado com motor 1.0 aspirado, que gera 84cv de potência máxima, com etanol no tanque, e câmbio manual de cinco marchas. Tem preço sugerido de tabela de R$ 75.830 e traz como principais equipamentos freios ABS, dois airbags, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos e tomada 12V.

Se for comparado ao VW Polo 1.0 MPI (R$ 78.550), a diferença é de apenas R$ 2.720. Mas vale lembrar que o Polo é construído sobre a plataforma MQB – bem mais moderna que a do VW Gol – e ainda traz direção elétrica, assistência de partida em rampa, indicador de pressão dos pneus, quatro airbags, computador de bordo, Isofix para fixação de cadeiras infantis, rodas de aço de 15 polegadas, sistema de som, vidros elétricos nas quatro portas com one touch e volante multifuncional.

Mas, na verdade, o VW passou a figurar como o modelo de entrada da marca alemã no mercado brasileiro, portanto, deveria ter preço mais baixo. O Fiat Mobi Trekking 1.0 flex, que é a versão mais cara do compacto neste segmento, tem preço sugerido de R$ 66.390. Já o Renault Kwid 1.0 tem preços que vão de R$ 65.790 a R$ 71.090. Ambos mais baratos que o Gol e com mais conteúdo.

O preço do VW Gol se aproxima mais dos chamados hatches premium. O Chevrolet Onix 1.0 é vendido a partir de R$ 78.990 e o Hyundai HB20 1.0. R$ 76.690. Diferenças relativamente pequenas, já que os concorrentes são projetos mais modernos e trazem mais conteúdo.

4 - O povo quer saber: quando o VW Gol vai sair de linha?

Pois é, o modelo que já vendeu mais de 7 milhões de unidades desde seu lançamento em 1980 está prestes a sair de cena. De acordo com o site Autos Segredos, o VW Gol ganhará uma série especial de despedida ainda este ano, tendo a produção interrompida em seguida. Depois, a Volkswagen vai lançar o Polo Track, versão bem despojada do hatch, que vai figurar como substituto do Gol por um tempo.

Volkswagen Polo Track 2023 de frente no estúdio
O Volkswagen Polo Track vai substituir o Gol, mas só chegará ao mercado em 2023

O passo seguinte será o lançamento de um novo produto para ocupar o espaço deixado pelo Gol. Seria um SUV compacto (ou mais um hatch aventureiro), que terá preço inferior ao dos modelos Nivus e T-Cross. A previsão é que esse novo modelo chegue ao mercado brasileiro em 2024 e tudo indica que não herdará o nome VW Gol.

O VRUM já testou a versão GTS do VW Polo, que é bem diferente da Track que vai chegar. Confira!

https://youtu.be/UiCnODTkom0

5 - A hora da “desova” do velho e lendário hatch compacto

Diante de tal cenário, a conclusão que se chega é que a Volkswagen aproveita a onda que o velho Gol voltou a surfar para “desovar” mais alguns milhares de unidades do modelo no mercado. Para um projeto ultrapassado que já se pagou ao longo dos 42 anos de existência, o VW Gol vai sair de linha como um fenômeno de vendas. Por isso, a montadora agora direciona o foco para a sua produção, facilitada pela quantidade menor de semicondutores.

Esse é o tipo de fenômeno que só se vê em países como o Brasil, onde um carro obsoleto vende muito graças ao baixo poder aquisitivo da população. E o pior é que o hatch não é barato. Na atual conjuntura, o VW Gol deveria ser vendido por preço bem inferior ao que está sendo sugerido na tabela, já que oferece muito pouco em contrapartida. São necessários 62,5 salários mínimos para se comprar o velho Gol. E pode ter certeza que a “série especial de despedida” chegará ao mercado ainda mais cara. Mas como diria o ditado, “enquanto houver cavalo, São Jorge não anda a pé”.

Confira os vídeos do VRUM no canal do Youtube: dicas, serviços, lançamentos e testes

Quando o VW Gol vai sair de linha?

O VW Gol deve sair de linha ainda em 2022, sendo que a montadora prepara uma série especial de despedida para o modelo.

Qual modelo substituirá o VW Gol?

A Volkswagen lançará em 2023 o Polo Track, versão despojada do hatch compacto premium que ocupará o lugar do Gol até a chegada de um novo produto, um SUV compacto previsto para 2024.