Com as eleições presidenciais entre Donald Trump e Kamala Harris, os Estados Unidos estão prestes a conhecer quem será o novo ocupante do Cadillac One – o veículo oficial blindado que transporta o presidente norte-americano.
O seu nome é popularmente conhecido como "The Beast" (ou "A Fera"), e esse carro é uma verdadeira fortaleza sobre rodas, projetado para enfrentar situações de extrema segurança e manter o presidente seguro em qualquer circunstância.
Produzido pela General Motors, o Cadillac One tem a combinação do design de um Cadillac de luxo com a robusta estrutura de um caminhão GMC Topkick para suportar a blindagem pesada e uma série de aparatos tecnológicos e de segurança.
Seu motor é o Duramax V8 de 6,5 litros a diesel que garante que o carro de oito toneladas faça o 0 a 96 km/h em 15 segundos e tenha velocidade máxima de 60 milhas, o que é justamente 96 km/h . O consumo do grandalhão é de 3,4 km/l.
A estrutura do Cadillac One é projetada para resistir a praticamente qualquer tipo de ataque. O piso, por exemplo, é reforçado com uma placa de aço de 13 cm de espessura, protegendo contra minas terrestres. Já o chassi é construído com um “sanduíche” de lâminas de aço, alumínio, titânio e cerâmica, capaz de resistir a projéteis de diversas armas de fogo.
As portas são reforçadas com 20 cm de espessura e pesam tanto quanto as de um Boeing 757, criando uma barreira que impede ataques químicos quando fechadas hermeticamente, enquanto um sistema de filtragem de ar protege contra gases tóxicos.
Na parte traseira, o Cadillac One é equipado com um sistema de combate a incêndio, tanques de oxigênio e bolsas de sangue compatíveis com o tipo sanguíneo do presidente para garantir transfusões em caso de emergência.
No interior, há um mini gabinete com mesa dobrável, laptop com rede Wi-Fi, telefone por satélite e duas linhas diretas: uma para o vice-presidente e outra para o Pentágono.
Além da blindagem robusta, o Cadillac One possui câmeras de visão noturna e compartimentos secretos onde são armazenadas escopetas e canhões de gás lacrimogêneo, prontos para serem usados em caso de emergência. Apenas a janela do motorista abre, e ainda assim, apenas 7,5 cm – o suficiente para comunicação rápida com agentes de segurança externos.
Os pneus são protegidos com aramida, material bem parecido ao usado em coletes à prova de bala, e possuem uma estrutura de aço que permite ao veículo continuar em movimento mesmo se os pneus forem destruídos.
Por fim, dos pequenos detalhes divulgados sobre o veículo fica pelo motorista do Cadillac One que tem um treinamento especial pela CIA, capacitando o condutor a dirigir em condições extremas, desde fortes chuvas até potenciais ataques terroristas.
No painel, há um centro de comunicação e uma tela de GPS para garantir que o motorista possa reagir rapidamente a qualquer situação e manter o presidente em segurança.
Por comparação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utiliza, para se locomover, um Mitsubishi Outlander blindado. O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSIPR) não comenta detalhes do veículo, informando apenas que ele é blindado e conta com todas as facilidades de comunicação que o nível de autoridade exige.
Lula também recebeu de Tyler Li, presidente da BYD no Brasil, a chave de um BYD Tan EV, modelo 100% elétrico e o mais caro da marca à venda no país. Na ocasião, a empresa estava investindo R$ 3 bilhões na fábrica de Camaçari (BA) e se encontrou com o executivo. A primeira-dama, Janja, já foi vista dirigindo o veículo para levar o presidente ao Planalto.
- Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!