Aquidauana (MS) – A história que vamos contar começa lá em 1997, no mesmo Pantanal que estamos hoje. Vindo para substituir a tão saudosa Chevrolet D-20, desembarcava em Corumbá, Mato Grosso do Sul, a Chevrolet Silverado, uma caminhonete de porte grande, derivada da C1500 americana, lançada em 1987.
A picape fez muito sucesso no Brasil, porém, cinco anos depois do lançamento, a Chevrolet decidiu pelo encerramento da produção de caminhonetes e picapes utilitárias, cravando, em 2001, o fim da Silverado em terras tupiniquins.
O tempo passou e, em 2023, a Chevrolet ressurge com o modelo tão icônico que fez sucesso em 1997. A Silverado chega ao Brasil na versão High Country 2024, com preço sugerido de R$ 519.990.
A Silverado High Country chega para competir com as versões de topo de linha das concorrentes Ram 1.500 Limited e F-150 Platinum, cujos preços partem de R$ 529.990 e de R$ 519.990, respectivamente.
Vale ressaltar que, no segmento de carros premium, com preços entre R$ 400 mil e R$ 600 mil, as picapes já representam 50% desse bolo, deixando para trás SUVs, que somam 40%, e sedans e esportivos com apenas 10% dos números de vendas.
A Silverado é importada do México e as 700 primeiras unidades já foram vendidas, sendo que 500 delas em apenas duas horas na sua pré-venda.
Conversamos com executivos da marca, que informaram que as unidades já negociadas estão com um prazo de entrega de 180 dias, porém, estão trabalhando para diminuir este intervalo.
Visual da nova Chevrolet Silverado
As linhas da nova Silverado 2024 já são bem conhecidas e agradam bastante. Vale ressaltar a grade frontal que traz um cromado que a Chevrolet chama de Ice Chrome, que remete a um metal congelado, meio esfumaçado, muito bonito. As grades são ativas, o que ajuda no arrasto aerodinâmico da picape em altas velocidades.
Rodas de aro 20 polegadas e pneus de uso misto com medidas 275/60 R20 calçam a picape, que tem 5,91m de comprimento, 2,06m de largura e 1,94m de altura. A distância entre-eixos da nova Silverado é a maior da categoria, com 3,74m.
A Silverado conta com estribos elétricos retráteis, que facilitam o acesso à caçamba, e retrovisores bipartidos, moduláveis com iluminação.
A caçamba é revestida, tem 1.781 litros de volume, enquanto a capacidade de reboque é de 4.128 quilos. Há ainda iluminação, 12 ganchos internos para amarração e tomada de 220V.
Interior traz requinte de sedan
No interior, a Chevrolet Silverado 2024 exibe a sofisticação e o requinte dignos de um sedan de luxo. O painel tem acabamento em material macio nas partes de toque, couro em duas tonalidades, madeira e cromados.
A central multimídia Mylink tem 13,4 polegadas e traz todas as conectividades, além de Câmera 360 graus, sistema OnStar e Wi-Fi nativo. O painel de instrumentos tem tela de 12 polegadas, configurável.
A Silverado ainda conta com projeção sem fio, head-up display e a automação oferecida pelo sistema Google Built-In, que permite acessar diferentes funções da sua picape e do smartphone do proprietário por comando de voz.
No banco traseiro é possível acomodar três passageiros com conforto. O assoalho plano também ajuda a dar conforto aos ocupantes. Debaixo do assento, há um porta-objetos para manter os pertences bem guardados. Existem porta-objetos também nos encostos do banco traseiro para guardar pequenas coisas.
Motorização com muita potência e torque
A nova Chevrolet Silverado High Country tem motor V8 5.3, que desenvolve 360cv de potência e 52,9kgfm de torque. Tais números proporcionam aceleração até 100km/h em 7,4 segundos.
A Silverado conta com câmbio automático de 10 velocidades, o mesmo que equipa o "irmão" esportivo, Camaro, e também o Mustang e a concorrente F-150, ambos da Ford. Porém, a caixa tem uma calibração específica para a Silverado. O conjunto soma ainda reduzida, diferencial blocante e controles eletrônicos de aclive e declive.
A caminhonete conta com a tecnologia Dynamic Fuel Management (DFM), capaz de otimizar a utilização dos cilindros (o motor pode funcionar com os oito ou apenas um, dependendo da demanda), de modo a garantir mais eficiência no asfalto ou no off-road. Segundo a Montadora, o motor pode trabalhar com 17 modos diferentes.
Em relação ao consumo de gasolina, a Chevrolet informa que a caminhonete faz 6km/l na cidade e 7,2km/l na estrada pelo padrão do Inmetro.
Dirigindo a nova Silverado
Tivemos a oportunidade de dirigir a nova Silverado High Country 2024 no trecho entre Corumbá e Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, com cerca de 254 quilômetros entre asfalto e estrada de terra. A percepção ao dirigir a nova Silverado é das melhores possíveis. A picape pesa 2.505 quilos e a relação peso/potência é boa, cada cavalo leva 6,5 quilos, o que permite fazer boas acelerações e retomadas de velocidade.
No nosso teste, basicamente por estradas onduladas, a Silverado se comportou muito bem. As suspensões, braços sobrepostos na frente e eixo rígido na traseira, foram bem dimensionadas, e mesmo em curvas fechadas ou em velocidades mais elevadas, não sentimos a rolagem de carroceria. O condutor tem muita segurança ao passar por irregularidades no solo.
O sistema de freios com discos nas quatro rodas foi muito bem dimensionado, garantindo frenagens seguras em curtas distâncias. Mas vale lembrar que a picape é pesada e exige uma distância um pouco maior para frenagens de emergência.
Porém, como nem tudo são flores, os espelhos retrovisores, principalmente o do lado esquerdo, tinham uma trepidação anormal para a caminhonete, tanto no asfalto quanto na estrada de terra. Essa trepidação incomodou bastante, a ponto de pararmos para verificar o encaixe.
Nesse trajeto, a temperatura ambiente estava em 42°C, o que contribuiu para uma expansão anormal da pressão dos pneus. Saímos de Corumbá com os pneus calibrados com 35 Libras e chegamos em Aquidauana com mais de 47 libras de pressão. Essa variação se tornou perceptível na estrada de terra. Com os pneus de uso misto muito cheios, a picape saia de traseira com certa facilidade, obrigando o motorista a ficar atento.
(*) Jornalista viajou a convite da Chevrolet
Confira os principais equipamentos da nova Chevrolet Silverado:
- Sistema DFM que otimiza performance e eficiência energética
- Sistema de escape duplo
- Grade frontal ativa
- Modo direção Off-Road, Normal e Esporte
- Sistema de assistência de reboque
- Paddle shifit no volante
- Chassis Off-Road
- Tração AWD com reduzida e diferencial blocante
- Controle de aclive e declive
- Rodas de 20 polegada com acabamento usinado
- Pneus perfil alto (All Terrain)
- Painel digital customizável de 12,3 polegadas
- Heads-up display colorido
- MyLink de 13,4 polegadas com Google Built-in, Alexa, Android Auto e Apple Car Play
- OnStar com Wi-Fi nativo e myChevrolet App
- Carregador por indução
- Atualização remota de sistemas eletrônicos
- Retrovisor interno com câmera
- Chave inteligente
- Controle adaptativo de cruzeiro
- Alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência frontal e traseira
- Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina
- Assistente de permanência em faixa
- Banco com alerta vibratório
- Acabamento High Country combinando couro em dois tons, madeira e Ice Chrome
- Som Premium Bose
- Tampa basculante elétrica da caçamba
- Câmera 360 graus de alta definição, inclusive para visualização da carga
- Ar-condicionado dual zone com saídas traseiras
- Bancos e volante com regulagem elétrica e climatização
- Memórias de ajustes do banco do motorista, espelhos externos e configurações do veículo
- Retrovisores bipartidos de ampla visão e luzes auxiliares
- Tomada de 220V
- Assento traseiros rebatíveis com organizadores multifuncionais
- Estribo auto retrátil com três posições
- Teto solar elétrico
- Sistema full LED de iluminação com farol auto inteligente
Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!