Bom, não podemos dizer que o mercado brasileiro aguarda ansiosamente pela chegada da Volkswagen Amarok reestilizada. A caminhonete média NUNCA fez sucesso no Brasil. Ainda em fase de testes, o modelo foi flagrado na Argentina (onde é fabricado em Pacheco) pelo site Auto Test totalmente sem camuflagem.
A Amarok reestilizada deve ser lançada ainda no primeiro semestre de 2024. Lembrando que, mesmo com quase 14 anos 'nas costas', a caminhonete média não vai alcançar de fato uma nova geração, como foi feito em outros mercados que a Volkswagen realmente respeita, como o sul-africano, onde utiliza a plataforma da nova Ranger, essa, sim, vendida no Brasil devidamente atualizada.
O visual da Volkswagen Amarok reestilizada
Pelo flagra feito pelo Auto Test, a Volkswagen Amarok reestilizada perde o visual robusto de caminhonete média e passa a ostentar uma 'carinha' de automóvel, mais especificamente do SUV compacto Nivus. Os faróis são fortemente integrados à grade, subdividida por uma barra mais grossa e que traz no centro o símbolo da marca, além da moldura superior cromada que se prolonga nos faróis em formato de barra de LED.
Já o para-choque dianteiro traz luzes auxiliares com moldura vertical, além de uma ampla grade inferior e um skid plate (fake!). O capô da Volkswagen Amarok reestilizada também traz quatro vincos bem marcados, formando cinco 'gomos' na musculatura da caminhonete média.
Já as caixas de roda parecem ser as mesmas usadas nos últimos 13 anos, indicando que as novidades da Volkswagen Amarok reestilizada acabam por aqui. Além das laterais, a traseira deve permanecer a mesma, talvez com uma novo arranjo interno das lanternas. Ainda espere por novos desenhos de roda.
Interior e motorização
O interior da Volkswagen Amarok também será reestilizado, adotando elementos que já são usados em outros modelos da marca, como quadro de instrumentos, volante e sistema multimídia.
Como era de se esperar, a grade da unidade flagrada pelo Auto Test confirma que o motor V6 será preservado. Este propulsor a diesel entrega 258cv de potência e 59,1kgfm de torque. Pode ser que a Volkswagen opte por aumentar a gama da Amarok reestilizada oferecendo mais uma opção de motor para versões de entrada, como já foi feito com o 2.0 diesel.
Então, vale a pena esperar pela Volkswagen Amarok reestilizada? Provavelmente não! Com um projeto defasado que vai receber um investimento tão insignificante, mesmo no dia do seu lançamento essa será a caminhonete mais velha do Brasil, junto da irmã menor Saveiro.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!