O ano de 2023 foi bastante agitado no setor automotivo, com diversos lançamentos. Os segmentos que fizeram mais barulho foram os das caminhonetes, com vários novos representantes de todo porte, e dos eletrificados (100% elétricos e híbridos), que começaram a ameaçar a hegemonia dos modelos e marcas tradicionais. Confira os 10 principais lançamentos de 2023 e comente se você concorda com essa seleção:
BYD Dolphin
A chegada do BYD Dolphin não só abalou o mercado de elétricos - jogando para baixo o preço dos demais modelos desse segmento de entrada -, como colocou uma faca no pescoço das marcas tradicionais que hoje dominam o mercado automotivo brasileiro. O hatch compacto tem espaço interno de sedan médio, além de bom desempenho e autonomia do conjunto elétrico. Vendido a partir de R$ 149.800 (chegando a R$ 179.800), o modelo tem versões de 95cv e 204cv de potência, e autonomias de 291 a 330 quilômetros. O pacote de segurança é completo e, entre os mimos, chega ao cúmulo de oferecer um karaokê.
RAM Rampage
Em 2023 as picapes continuaram no protagonismo do mercado automotivo, e a RAM Rampage chegou como o grande destaque, já que é a primeira caminhonete médio-compacta capaz de ameaçar as médias. O modelo foi lançado em três versões, que se diferenciam basicamente quanto ao estilo: a Rebel é off road; a Laramie é clássica; e a R/T é esportiva. Existem opções de motor diesel e a gasolina, mas curiosamente o primeiro propulsor é o mais barato. Com a mesma plataforma da Toro, o modelo fabricado em Goiana (PE) tem como único defeito o espaço interno reduzido. Fora isso, dá show em desempenho, acabamento e visual.
Chevrolet Montana
Seguindo nesse segmento, a Chevrolet Montana voltou ao mercado em 2023 como uma médio-compacta para lá de compacta. Talvez, por esse motivo, o modelo não tenha empolgado muito em vendas, mas também não é de se reclamar. O preço é competitivo, o visual agrada, o desempenho é ok, mas o espaço interno também é apertado.
SUVs e compactos também foram destaque entre os lançamentos de 2023
VW Polo Track
Dando um tempo das picapes, outro lançamento de 2023 que mexeu com o mercado foi o Volkswagen Polo Track. O modelo foi simplificado para ser o substituto do Gol, e começou a ser vendido por R$ 79.990, mas hoje já custa R$ 87.290. De qualquer forma, depois que essa versão de entrada passou a ser vendida, o Polo saltou de uma participação tímida no mercado para o automóvel mais vendido do Brasil, perdendo apenas para a picape Fiat Strada, que é classificada como um comercial leve.
Citroën C3 Aircross
Lançado no apagar das luzes de 2023, outro modelo que promete ser extremamente competitivo em seu segmento é o Citroën C3 Aircross. Por enquanto, o SUV compacto está sendo oferecido apenas na configuração de 5 lugares, que tem como apelo ser 'o SUV com motor turbo e câmbio automático mais barato do Brasil' (as versões variam entre R$ 110 mil e R$ 150 mil). Além do visual moderninho, o grande destaque é o espaço interno generoso e o porta-malas de 493 litros. Mas, no início de 2024 também chega ao mercado a configuração de 7 lugares, mas isso é assunto para depois. Com preço competitivo e características positivas, o sucesso do modelo só pode ser comprometido pela má fama da marca, trabalho que a fase Stellantis está trabalhando para mudar.
GWM Haval H6
Outro destaque de 2023 foi o GWM Haval H6. O modelo tem duas versões com carroceria SUV tradicional e a GT, com visual cupê bem agressivo. Os preços varias entre R$ 214 mil para a motorização híbrida, R$ 269 para a híbrida plug-in e R$ 315 mil na GT, que é plugin e tem tração integral. Se o mercado gostou do modelo? Bom, não é incomum o SUV médio superar o Toyota Corolla Cross híbrido no ranking de emplacamentos. O Haval H6 GT tem dois motores elétricos, um em cada eixo, e um propulsor a combustão 1.5 turbo a gasolina. A combinação disso tudo produz 393cv de potência e 77,7kgfm de torque.
Honda Civic e:HEV
Destacamos o Honda Civic entre os principais lançamento de 2023 não pelo volume de vendas, mas pela volta de um clássico amado ao mercado brasileiro. O modelo não deve fechar o ano com 500 emplacamentos, mas a Honda já sabia disso. Após anos sendo fabricado no Brasil, a 11ª geração do sedan volta importada da Tailândia, com motorização híbrida e bem mais caro: R$ 260 mil. O visual não é agressivo, mas ainda transmite esportividade. O sistema e:HEV é composto por um motor 2.0 a combustão (com 143cv e 19.1kgfm), um motor elétrico (de 184cv e 32,1kgfm) e um motor gerador. A ideia da Honda com esse sistema híbrido é aproveitar ao máximo o funcionamento de cada motor de forma individual. No entanto, a bateria é muito pequena e o motor a combustão precisa trabalhar praticamente o tempo todo para o carro rodar no elétrico.
Ford Ranger
A nova geração da Ford Ranger está entre os principais lançamentos de 2023. Um dos destaques é o motor 3.0 V6 turbodiesel, de 250cv e 61,2kgfm, com câmbio automático de 10 marchas. Como opcional, estão disponíveis assistentes de direção como piloto automático adaptativo com stop & go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, assistente de manobras evasivas, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de cruzamentos e câmeras 360°.
Ford F-150
A chegada das caminhonetes full size continua. A Ford F-150 tem sob o capô o motor V8 5.0 Coyote, com 405cv e 56,7kgfm de torque. O interior é muito confortável, com mimos como teto solar panorâmico, quadro de instrumentos digital de 12 polegadas, sistema de som com 8 alto-falantes e sistema multimídia com tela de 12 polegadas. O modelo é vendido em duas versões, Lariat (R$ 480 mil) e Platinum (R$ 520 mil).
Chevrolet Silverado
Para completar o time das picapes grandonas no Brasil, em 2023 a Chevrolet lançou a Silverado. O modelo chegou em versão única High Country, a R$ 520 mil. O motor é um V8 com 5.3 litros, a gasolina, que desenvolve 360cv de potência e 52,9kgfm de torque. Por dentro, a caminhonete full size é bastante sofisticada, com acabamento em material macio, couro em duas tonalidades, madeira e cromados. O multimídia tem tela de 13,4 polegadas e o quadro de instrumentos digital é de 12 polegadas.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!