O ano mal começou e nós já sabemos que tem gente se coçando para estacionar uma novidade na garagem. Então, selecionamos os 10 principais lançamentos automotivos de 2024 para você já ir 'mirando' no seu favorito. Vamos lá?
1 Renault Kardian
O Renault Kardian será um dos principais carros de 2024, e chega já no início do ano. O SUV compacto tem visual que agrada, e deve disputar contra modelos como o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus. Com uma plataforma moderna, a CMFB, o modelo vai ter um conjunto mecânico interessante, estreando a motorização 1.0 turbo e um câmbio automatizado de dupla embreagem. Esse último merece atenção especial, já que nunca foi aplicado em um modelo de entrada. O pacote tecnológico e de segurança promete ser generoso. Ficamos na expectativa de quanto isso tudo vai custar.
2 Fiat Titano
Líder entre as picapes compactas e intermediárias, com a Strada e a Toro, em 2024 a Fiat vai fazer sua estreia no segmento das caminhonetes médias. A Titano, como o modelo foi batizado, será uma picape tradicional, construída sobre chassis e com capacidade 4x4. O motor será um 2.2 a diesel de origem PSA, que já equipa a trinca de furgões Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper. Na prática, o modelo não passa de uma Peugeot Landtrek 'vestido' de Fiat. As linhas são agradáveis. Resta saber se o mercado vai receber bem o modelo, uma vez que a Fiat não tem essa tradição, como a Volkswagen Amarok, que nunca 'emplacou'.
3 Toyota Yaris Cross
A Toyota vai ter um SUV compacto para aumentar seu volume de vendas. Ele é o Yaris Cross, que será fabricado no Brasil e terá duas motorizações. A 1.5 flex tradicional é a que vai ter mais volume e rivalizar com os concorrentes do segmento. O desafio da versão híbrida é ser atraente sem canibalizar as vendas do Corolla Cross híbrido, que inspirou seu visual.
4 Toyota Yaris Sedan
O Toyota Yaris Sedan também ganha nova geração, sendo que a carroceria hatch não está confirmada. O visual do modelo, que já foi lançado em outros mercados, é bem mais agressivo. O sedan ainda pode ganhar a mesma motorização híbrida do Yaris Cross, nas versões de topo, além de sistemas semiautônomos de auxílio à condução.
Chineses também estão entres os lançamentos de 2024
5 JAC Yiwey 3
O JAC Yiwey 3 chega para rivalizar contra os compactos elétricos de entrada, como BYD Dolphin e GWM Ora 03, com mais recursos que o atual E-JS1. O modelo tem visual retrô, e é bastante carismático. O motor elétrico tem 95cv de potência, e a bateria oferece autonomia de 400 quilômetros, número que deve cair bastante no ciclo do Inmetro. O interior tem esquema de cores diferenciadas e uma bela tela para o multimídia.
6 GWM Poer
O GWM Poer será o primeiro produto fabricado pela marca chinesa no Brasil. A chegada da caminhonete média é aguardada para o segundo semestre de 2024, direto da planta de Iracemápolis (SP), a antiga fábrica da Mercedes-Benz. A picape da GWM terá motorização híbrida, o que vai a diferenciar dos demais concorrentes.
Reestilizações estão em alta
7 Peugeot 2008
O Peugeot 2008 passa a ser fabricado na Argentina, agregando o novo visual que o modelo já vinha ostentando na versão elétrica. A motorização será a 1.0 turbo da Fiat (via Stellantis), com até 130cv de potência e 20,4kgfm de torque.
8 VW T-Cross e Renault Duster
O Volkswagen T-Cross já foi reestilizado no mercado europeu, e, finalmente, o modelo fabricado no Brasil vai ganhar o mesmo 'tapinha'. O interior também vai passar por uma renovação que deve elevar o nível de acabamento, para, na prática, o modelo se mostrar superior ao irmão menor Nivus.
Já o Renault Duster vai passar por mais um facelift, para não sofrer a canibalização do Kardian. Faróis em LED, nova lanterna e grade fazem parte das mudanças. A motorização disponível deverá ser apenas a 1.3 turbo, deixando a 1.6 para as versões de entrada do Kardian.
9 Chevrolet S10 e VW Amarok
Para tentar acompanhar as concorrentes, a Chevrolet S10 ganha um 'tapão' inspirado na Colorado, como o modelo é chamado nos Estados Unidos. A motorização 2.8 a diesel deve permanecer, mas o modelos terá um ganho em acabamento e conteúdo.
No Brasil, diferente de outros mercados, a Volkswagen Amarok não ganha nova geração. Após 14 anos no mercado brasileiro, a caminhonete média terá apenas uma reestilização, como mostra o flagrante do site argentino Auto Test, concentrada na dianteira. Aparentemente, o motor V6 a diesel será mantido.
10 Chevrolet Spin
Agora a Chevrolet Spin sofre a concorrência do Citroën C3 Aircross, que em breve terá versão de 7 lugares. Sem reinar absoluto, o monovolume terá que melhorar bastante para se manter competitivo. Além do visual e interior, a grande mudança do modelo é a troca do velho motor 1.8 aspirado por um turbo, com ganho em desempenho e consumo.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!