O Ford E-Transit, com propulsão totalmente elétrica, chegou ao Brasil em novembro de 2022, somente na versão Furgão, um programa piloto com grandes frotistas, à base de empréstimo. Agora, o fabricante anunciou que começará a vender o modelo a partir do fim de março. Além disso, a gama ganhará uma inédita versão chassi cabine, que é a primeira do mercado no segmento de até 5 toneladas. O preço, porém, é bastante salgado: R$ 542 mil para as duas configurações.
De acordo com a Ford, a decisão de comercializar as duas versões do E-Transit no país foi tomada devido ao "desempenho muito positivo" que o veículo demonstrou durante o programa com frotistas. Apesar do preço elevado, a importadora afirma que as primeiras 300 unidades já estão vendidas.
O público-alvo do Ford E-Transit são grandes frotistas focados em investir em operações mais sustentáveis, com menor emissão de CO2 e menor custo operacional. Porém a importadora acredita que, nos próximos anos, com o incremento da adoção de veículos elétricos, ela deve atender também empresas menores.
Como é o Ford E-Transit?
As duas versões do Ford E-Transit são equipadas com motor elétrico com potência de 269 cv (198 kW), e torque de 43,8 kgfm. A tração é traseira. Já a capacidade volumétrica é de até 15 m3 no furgão e de até 21 m3 na chassi, quando implementada com baú. Quanto à capacidade de carga, vai de 800 kg a 1.000 kg no furgão e de 1.300 kg a 2.100 kg na chassi.
Em relação à autonomia, são 317 km no ciclo WLTP. A bateria de lítio de 68 kWh pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas, usando conector do tipo 2. A Ford oferece garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros para a bateria e de três anos, ou 100 mil km, para o restante do veículo.
No mais, entre os equipamentos, o Ford E-Transit traz sistema de frenagem autônoma, controle de tração e estabilidade e câmera 360°. Há ainda três modos de condução: Normal, Econômico e Escorregadio.
Versões a combustão seguem no mercado
Vale lembrar que a Ford Transit segue sendo comercializada também com motor a combustão. Nesse caso, o propulsor é um 2.0 turbodiesel, capaz de desenvolver 165 cv e 39,7 kgfm. Com esse tipo de motorização, além das configurações furgão e chassi cabine, há também a Minibus, para transporte de passageiros. O gama oferece ainda a opção de câmbio automático de 10 marchas.
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