A semana passada foi marcada por dois fatos relevantes: a chegada do BYD Dolphin Mini, que decepcionou ao ser vendido a R$ 116 mil, R$ 16 mil mais caro que o mercado esperava; e o lançamento do Caoa Chery Tiggo 7 na versão Sport por R$ 135 mil, R$ 35 mil mais barato que a versão superior. Com uma diferença de R$ 20 mil, qual desses modelos é melhor negócio?
De um lado está o BYD Dolphin, um compacto elétrico que não foi nem projetado para ser um carro vistoso, que, sim, acumula algumas vantagens, mas vai enfrentar muitos desafios causados pela falta de infraestrutura para a mobilidade elétrica. Do outro lado o Tiggo 7 Sport, um SUV médio com motor a combustão (ou seja, já ambientado para o cenário atual), um design mais interessante e um bom espaço interno. Vamos confrontar os modelos em vários quesitos:
Motorização
O BYD Dolphin Mini tem um motor elétrico com 75cv de potência e 13,8kgfm de torque. A velocidade máxima é de 130km/h. Com bateria de 38,8 kWh, a autonomia do veículo é de 280 quilômetros. A marca chinesa não divulgou números de recarga em um wallbox doméstico.
Já o Caoa Chery Tiggo 7 Sport ganhou o mesmo motor 1.5 turbo do irmão mais novo Tiggo 5X, com até 150cv de potência e 21,4kgfm de torque. O câmbio é um CVT com 9 marchas. A suspensão traseira é multilink, mais sofisticada que o eixo de torção usado no compacto elétrico.
Espaço interno
O BYD Dolphin Mini tem 2,50 metros de entre-eixos, que sugere um espaço interno ok para um compacto. O problema maior é que o veículo está homologado apenas para 4 pessoas. O que está abaixo da média é o porta-malas com volume de 230 litros, realmente muito pequeno, o que impossibilita o veículo de oferecer até mesmo um estepe (ele traz apenas um kit de reparo de pneu.
O Tiggo 7 Sport tem entre-eixos de 2,67m, superior ao do Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, que são os líderes do segmento. O porta-malas tem 525 litros, mais que o dobro do elétrico compacto. O padrão de acabamento do SUV também é superior ao do compacto elétrico.
BYD Dolphin Mini x Tiggo 7 Sport
Equipamentos
O BYD Dolphin Mini tem um bom pacote de equipamentos, mas não supera o pacote do Tiggo 7 Sport, ainda que ele tenha sido simplificado.
Caoa Chery Tiggo 7 Sport | BYD Dolphin Mini |
5 lugares |
4 lugares |
Limpador do vidro traseiro |
ND |
Estepe temporário de 17” | Kit de reparo para pneu |
Rodas 18" |
Rodas 16" |
Ar-condicionado digital eletrônico | Ar-condicionado digital |
Saídas traseiras de ar-condicionado |
ND |
Bancos dianteiros elétricos |
Banco do motorista elétrico |
Chave presencial |
Chave presencial |
Multimídia de 10,25" |
Multimídia de 10,1" |
Quadro de instrumentos digital de 12,3" | Tela LCD de 2" |
Câmera de ré | Câmera de ré |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sensor de estacionamento traseiro |
Carregador de celular sem fio | Carregador de celular sem fio |
Rebatimento elétrico dos retrovisores | Rebatimento manual dos retrovisores |
Bancos em couro | Bancos em couro |
Sensor de chuva | ND |
Sensor crepuscular | Sensor crepuscular |
Faróis full-LED | Faróis em LED |
Farol e lanterna de neblina | Lanterna de neblina |
Controle de tração e estabilidade | ND |
Freio de estacionamento por botão com auto hold |
Freio de estacionamento por botão com auto hold |
Monitoramento de pressão dos pneus | Monitoramento de pressão dos pneus |
Volante com regulagem de altura e distância | Volante com regulagem de altura e distância |
Assistentes de aclives e descida |
Assistente de aclives |
Visual e proporções
A brincadeira é que o BYD Dolphin Mini tem o visual de uma Lamborghini, devido ao capô com ângulo agressivo, assim como o para-brisa e a coluna A. Os recorte do faróis também lembram o superesportivo, guardadas a proporções. As rodas são de 16 polegadas e a traseira tem lanternas retangulares unidas por um elemento em preto. Porém, com as proporções desse compacto elétrico, alto e curto, essas linhas não chegam a ser atraentes.
O Tiggo 7 Sport tem uma nova grade, toda cravejada de 'diamantes' cromados. O SUV médio tem um visual atraente, com o capô e as linha de ombro altos, vincos bem marcados e lanternas com personalidade.
Vantagens e desvantagens do carro elétrico no Brasil
Vantagens
- Zero emissão (se a matriz energética de fato for limpa);
- Eficiência energética;
- Menor custo do quilômetro rodado;
- Manutenção mais barata.
Desvantagens
- Investimento para carregamento doméstico (o wallbox vendido pela BYD para o Dolphin Mini custa R$ 7 mil;
- Dificuldade para instalar um carregador em prédios, com questões para além do custo, como infraestrutura elétrica e individualização da cobrança da recarga;
- Falta de infraestrutura de recarga nas estradas, que condena o Dolphin Mini (assim como outros elétricos) a um uso urbano, sendo, na melhor das hipóteses o segundo carro da família.
- Desvalorização acentuada de um carro elétrico no mercado de usados;
- Desconfiança quanto à longevidade da bateria, que no caso da BYD cresceu depois que veio à tona que a garantia de 8 anos para a bateria do Dolphin só será honrada caso ela tenha menos de 60% da capacidade de carga original, o que já deixa o uso do veículo impraticável;
- Qualidade de serviço e oferta de componentes de reposição para novos players, como reclamam vários clientes insatisfeitos com a BYD.
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