O Renault Kardian finalmente foi lançado, dando início a uma expansão do subsegmento dos SUVs de entrada. Atualmente o principal nome desse grupo é o Fiat Pulse, mas, nos próximos anos, devem chegar mais dois rivais de peso, um da Volkswagen, o modelo que vem sendo chamado de SUV do Gol, é outro da Chevrolet, o SUV do Onix.
O Renault Kardian tem visual encorpado, graças à altura do capô - que tem vincos bem marcados -, molduras nas caixas de roda, linha de ombro ascendente e painéis traseiros largos. Na traseira, destaque para as lanternas 3D com formato em C.
Os faróis estão alocados no para-choque, enquanto a assinatura luminosa está integrada à grade, que ostenta a nova logomarca da Renault. Os faróis de neblina equipam apenas a versão de topo.
Uma novidade bastante criativa do Renault Kardian é o rack de teto que também pode ser posicionado na transversal. As duas versões mais caras têm rodas em liga leve de 17 polegadas, enquanto a de entrada tem rodas em aço com de polegadas, com calotas.
Por dentro do Renault Kardian
O interior do Renault Kardian traz de série multimídia flutuante de 8 polegadas e quadro de instrumentos digital de 7 polegadas. A alavanca do câmbio é do tipo joystick, onde o motorista alterna entre drive, neutro e ré, enquanto a função parking é acionada por botão.
A partir da versão intermediária, o SUV compacto dá um bom salto no nível de acabamento, com apliques em couro sintético no painel, portas dianteiras, bancos (mesclado com tecido) e apoio de braço central. Esse pacote ainda oferece console central, onde está inserido o botão do freio de estacionamento (a versão de entrada traz alavanca!). A versão de topo é a única que tem carregamento sem fio para o celular (com resfriamento) e luz ambiente.
Com 2,60 metros de entre-eixos, os espaço traseiro é bom para um compacto, mas o passageiro central não tem muito conforto. Os bancos dianteiros são confortáveis e apoiam bem o usuário. O porta-malas não impressiona para um SUV, com 358 litros de volume. Mas o espaço está na média para um segmento derivado de hatches compactos. O encosto do banco traseiro tem rebatimento fracionado.
Motor turbo e câmbio automatizado de dupla embreagem
O motor 1.0 turbo, presente em todas as versões do Renault Kardian, entrega até 125cv de potência e 22,4kgfm de torque. Ele trabalha junto a um câmbio automatizado de dupla embreagem com 6 marchas. Trocas manuais podem ser feitas por meio de aletas.
Com esse conjunto mecânico o SUV de entrada tem um bom desempenho. A entrega do motor é suave, sem jogar o motorista contra o banco. Para sentir essa sensação, ainda que leve, é preciso escolher o modo esportivo. Ainda estão disponíveis os modos Eco e My Sense (personalizável), esse último apenas para a versão de topo. De acordo com a Renault, 90% do torque está disponível com 1.750rpm, possibilitando uma rápida retomada.
A suspensão se destaca pelo conforto de rodagem. Outro aspecto positivo para a categoria é o conforto acústico. O Renault Kardian faz a estreia da plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP), novo nome da platafoma CMP, que equipa modelos da Renault na Europa. De acordo com o fabricante, essa base permite boa performance em segurança e a adoção de motorização híbrida.
A gestão do câmbio é boa, e, assim como é esperado para um automatizado de dupla embreagem, as trocas de marcha são confortáveis. O motor não falta e nem sobra, típico de um 1.0 turbo, que foca o baixo consumo de combustível.
Ainda se espera uma versão equipada com câmbio manual, vendida por volta dos R$ 105 mil, para competir diretamente contra a versão de entrada do Fiat Pulse. No entanto a Renault não confirma essa possibilidade.
Renault Kardian: versões, preços e conteúdo
Evolution – R$ 112.790
- 6 airbags (frontal, lateral e de cortina);
- Controlador de velocidade e limitador de velocidade;
- Assistente de partida;
- Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré;
- Controles eletrônicos de estabilidade e tração;
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus;
- Cluster digital 7”;
- Câmbio e-shifter;
- Paddle-Shift;
- Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio;
- Ar-condicionado digital com função auto;
- Retrovisores externos com ajuste elétrico;
- Faróis e assinatura luminosa 100% em LED;
- Barras de teto funcionais e modulares em preto;
- Roda flexwheel biton 16”;
- Aerofólio traseiro;
- Start&Stop;
- Modo ECO com EcoScoring;
- Volante com ajustes de altura e profundidade;
- Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento;
- Vidros elétricos para passageiros.
Techno - R$ 122.990
Todos os equipamentos da versão Evolution mais:
- Frenagem automática de emergência;
- Alerta de colisão frontal;
- Freio de estacionamento eletrônico;
- Console elevado com apoio de braço;
- Painéis e volante com acabamento em revestimento premium;
- Roda de liga leve 17” diamantadas bíton;
- Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free;
- Partida remota do motor;
- Saídas USB-C para o banco traseiro;
- Seis alto-falantes;
- Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento.
Première Edition – R$ 132.790
Todos os equipamentos da versão Techno mais:
- Controle de velocidade adaptativo;
- Câmera Multiview;
- Alerta de ponto cego;
- Alerta de distância segura;
- Sensores de estacionamento frontal;
- Faróis de neblina em LED;
- Sensor crepuscular;
- Modos de condução Eco, Sport e My Sense (personalizável);
- Iluminação dinâmica e personalizável no interior);
- Carregador de smartphone por indução;
- Rodas de liga leve 17” diamantadas e escurecidas;
- Antena shark;
- Teto bíton preto Nacré;
- Badge lateral “Premiere Edition”;
- Skis na cor prata acetinada;
- Grade frontal em preto brilhante.
Ficha técnica: Renault Kardian
Motor | 999 cm³, turbo, flex, três cilindros, 12 válvulas, injeção direta central |
Potência |
125cv (E) / 120cv (G) @ 5.000rpm |
Torque |
22,4kgfm @ 2.250rpm (E) / 20,4kgfm @ 2.000rpm (G) |
Aceleração 0-100 km/h | 9,9s (E) e 10,7s (G) |
Consumo (PBEV/INMETRO) | Gasolina: 13,1km/l na cidade e 13,9km/l na estrada Etanol: 9km/l na cidade e 9,7km/l na estrada |
Câmbio | Automatizado de dupla embreagem imerso em óleo com 6 marchas |
Direção | Elétrica, com 10,5m de diâmetro de giro |
Freios | Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS |
Suspensão dianteira | McPherson, com rodas independentes |
Suspensão traseira | Eixo de torção com barra estabilizadora, rodas semi-independentes |
Porta-malas | 358 litros (VDA) |
Tanque de combustível | 50 litros |
Dimensões |
Comprimento: 4,12m Largura: 1,74m Altura: 1,59m Entre-eixos: 2,60m |
Peso |
1.166 kg (Evolution) / 1.184 kg (Techno) / 1.186 kg (Première Edition) |
Capacidade |
Altura livre do solo: 20,9cm Ângulo de entrada: 20° Ângulo de saída: 36° |
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