UAI
Lançamento

Renault Kardian: tudo sobre o SUV que chega a partir de R$ 112.790

Renault Kardian é um dos principais lançamentos do ano. Confira vídeo, fotos, preço e conteúdo de todas as versões, ficha técnica e avaliação do SUV inédito

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Renault Kardian Première Edition
Renault Kardian Première Edition Foto: Renault/Divulgação

O Renault Kardian finalmente foi lançado, dando início a uma expansão do subsegmento dos SUVs de entrada. Atualmente o principal nome desse grupo é o Fiat Pulse, mas, nos próximos anos, devem chegar mais dois rivais de peso, um da Volkswagen, o modelo que vem sendo chamado de SUV do Gol, é outro da Chevrolet, o SUV do Onix.

O Renault Kardian tem visual encorpado, graças à altura do capô - que tem vincos bem marcados -, molduras nas caixas de roda, linha de ombro ascendente e painéis traseiros largos. Na traseira, destaque para as lanternas 3D com formato em C.

Renault Kardian 2025 Première Edition.
As molduras nas caixas de roda, linha de ombro ascendente e painéis traseiros largos ajudam a encorpar o veículo Foto: Renault/Divulgação

Os faróis estão alocados no para-choque, enquanto a assinatura luminosa está integrada à grade, que ostenta a nova logomarca da Renault. Os faróis de neblina equipam apenas a versão de topo.

Renault Kardian 2025 Première Edition.
Barras de teto podem ficar no sentido convencional... Foto: Renault/Divulgação

Uma novidade bastante criativa do Renault Kardian é o rack de teto que também pode ser posicionado na transversal. As duas versões mais caras têm rodas em liga leve de 17 polegadas, enquanto a de entrada tem rodas em aço com de polegadas, com calotas.

Renault Kardian 2025 Première Edition.
... e também na transversal Foto: Renault/Divulgação

Por dentro do Renault Kardian

O interior do Renault Kardian traz de série multimídia flutuante de 8 polegadas e quadro de instrumentos digital de 7 polegadas. A alavanca do câmbio é do tipo joystick, onde o motorista alterna entre drive, neutro e ré, enquanto a função parking é acionada por botão.

A partir da versão intermediária, o SUV compacto dá um bom salto no nível de acabamento, com apliques em couro sintético no painel, portas dianteiras, bancos (mesclado com tecido) e apoio de braço central. Esse pacote ainda oferece console central, onde está inserido o botão do freio de estacionamento (a versão de entrada traz alavanca!). A versão de topo é a única que tem carregamento sem fio para o celular (com resfriamento) e luz ambiente.

Com 2,60 metros de entre-eixos, os espaço traseiro é bom para um compacto, mas o passageiro central não tem muito conforto. Os bancos dianteiros são confortáveis e apoiam bem o usuário. O porta-malas não impressiona para um SUV, com 358 litros de volume. Mas o espaço está na média para um segmento derivado de hatches compactos. O encosto do banco traseiro tem rebatimento fracionado.

Motor turbo e câmbio automatizado de dupla embreagem

Renault Kardian 2025 Première Edition.
Motor 1.0 turbo equipa todas as versões do SUV Foto: Renault/Divulgação

O motor 1.0 turbo, presente em todas as versões do Renault Kardian, entrega até 125cv de potência e 22,4kgfm de torque. Ele trabalha junto a um câmbio automatizado de dupla embreagem com 6 marchas. Trocas manuais podem ser feitas por meio de aletas.

Com esse conjunto mecânico o SUV de entrada tem um bom desempenho. A entrega do motor é suave, sem jogar o motorista contra o banco. Para sentir essa sensação, ainda que leve, é preciso escolher o modo esportivo. Ainda estão disponíveis os modos Eco e My Sense (personalizável), esse último apenas para a versão de topo. De acordo com a Renault, 90% do torque está disponível com 1.750rpm, possibilitando uma rápida retomada.

Renault Kardian 2025 Première Edition.
SUV tem visual encorpado graças à altura do capô, que tem vincos bem marcados Foto: Renault/Divulgação

A suspensão se destaca pelo conforto de rodagem. Outro aspecto positivo para a categoria é o conforto acústico. O Renault Kardian faz a estreia da plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP), novo nome da platafoma CMP, que equipa modelos da Renault na Europa. De acordo com o fabricante, essa base permite boa performance em segurança e a adoção de motorização híbrida.

A gestão do câmbio é boa, e, assim como é esperado para um automatizado de dupla embreagem, as trocas de marcha são confortáveis. O motor não falta e nem sobra, típico de um 1.0 turbo, que foca o baixo consumo de combustível.

Renault Kardian 2025 Première Edition.
Lanternas 3D com formato em 'C' Foto: Renault/Divulgação

Ainda se espera uma versão equipada com câmbio manual, vendida por volta dos R$ 105 mil, para competir diretamente contra a versão de entrada do Fiat Pulse. No entanto a Renault não confirma essa possibilidade.

Renault Kardian: versões, preços e conteúdo

Evolution – R$ 112.790

  • 6 airbags (frontal, lateral e de cortina);
  • Controlador de velocidade e limitador de velocidade;
  • Assistente de partida;
  • Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré;
  • Controles eletrônicos de estabilidade e tração;
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus;
  • Cluster digital 7”;
  • Câmbio e-shifter;
  • Paddle-Shift;
  • Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio;
  • Ar-condicionado digital com função auto;
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico;
  • Faróis e assinatura luminosa 100% em LED;
  • Barras de teto funcionais e modulares em preto;
  • Roda flexwheel biton 16”;
  • Aerofólio traseiro;
  • Start&Stop;
  • Modo ECO com EcoScoring;
  • Volante com ajustes de altura e profundidade;
  • Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento;
  • Vidros elétricos para passageiros.

Techno - R$ 122.990

Todos os equipamentos da versão Evolution mais:

  • Frenagem automática de emergência;
  • Alerta de colisão frontal;
  • Freio de estacionamento eletrônico;
  • Console elevado com apoio de braço;
  • Painéis e volante com acabamento em revestimento premium;
  • Roda de liga leve 17” diamantadas bíton;
  • Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free;
  • Partida remota do motor;
  • Saídas USB-C para o banco traseiro;
  • Seis alto-falantes;
  • Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento.

Première Edition – R$ 132.790

Todos os equipamentos da versão Techno mais:

  • Controle de velocidade adaptativo;
  • Câmera Multiview;
  • Alerta de ponto cego;
  • Alerta de distância segura;
  • Sensores de estacionamento frontal;
  • Faróis de neblina em LED;
  • Sensor crepuscular;
  • Modos de condução Eco, Sport e My Sense (personalizável);
  • Iluminação dinâmica e personalizável no interior);
  • Carregador de smartphone por indução;
  • Rodas de liga leve 17” diamantadas e escurecidas;
  • Antena shark;
  • Teto bíton preto Nacré;
  • Badge lateral “Premiere Edition”;
  • Skis na cor prata acetinada;
  • Grade frontal em preto brilhante.

 

Ficha técnica: Renault Kardian

Motor 999 cm³, turbo, flex, três cilindros, 12 válvulas, injeção direta central
Potência
125cv (E) / 120cv (G) @ 5.000rpm
Torque
22,4kgfm @ 2.250rpm (E) / 20,4kgfm @ 2.000rpm (G)
Aceleração 0-100 km/h 9,9s (E) e 10,7s (G)
Consumo (PBEV/INMETRO) Gasolina: 13,1km/l na cidade e 13,9km/l na estrada
Etanol: 9km/l na cidade e 9,7km/l na estrada
Câmbio Automatizado de dupla embreagem imerso em óleo com 6 marchas
Direção Elétrica, com 10,5m de diâmetro de giro
Freios Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS
Suspensão dianteira McPherson, com rodas independentes
Suspensão traseira Eixo de torção com barra estabilizadora, rodas semi-independentes
Porta-malas 358 litros (VDA)
Tanque de combustível 50 litros

Dimensões

Comprimento: 4,12m

Largura: 1,74m

Altura: 1,59m

Entre-eixos: 2,60m

Peso

1.166 kg (Evolution) / 1.184 kg (Techno) / 1.186 kg (Première Edition)
 Capacidade

Altura livre do solo: 20,9cm

Ângulo de entrada: 20°

Ângulo de saída: 36°