A BYD anunciou nesta segunda-feira (18) que aumentará o pacote de investimentos previsto para o Brasil. Inicialmente, a multinacional planejava fazer um aporte de R$3 bilhões no país, mas o montante chegará a R$5,5 bilhões, o que corresponde a 83% a mais do que total anunciado anteriormente.
Os novos investimentos foram anunciados em um encontro entre o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e a CEO Américas e vice-presidente executiva global da BYD, Stella Li, além do presidente da empresa no Brasil Tyler Li, e o conselheiro especial, Alexandre Baldy, no complexo fabril da BYD em Camaçari (BA).
O valor extra será destinado, entre outras finalidades, à construção de cinco prédios residenciais em Camaçari, que serão habitados por funcionários da fábrica da BYD. Os empreendimentos ficarão a 3,5 km de distância do complexo, em uma área de aproximadamente 81 mil m², e terão a capacidade de abrigar 4.230 pessoas.
De acordo com a BYD, os investimentos permitirão a geração de 10 mil empregos e farão com que Camaçari volte a ser um importante pólo industrial automobilístico. A empresa afirma que as atividades na fábrica serão iniciadas ainda neste ano, sendo que a produção completa de veículos deve começar entre 2024 e 2025. Vale lembrar que a unidade industrial pertencia à Ford e está fechada desde 2021.
Em um primeiro momento, a fábrica da BYD em Camaçari terá capacidade instalada de 150 mil veículos por ano. Porém, esse volume poderá chegar a 300 mil automóveis em uma segunda etapa.
Ao todo, o complexo possui uma área total de 4,6 milhões de m²: na primeira fase de obras, serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas, que vão ocupar uma área de cerca de 1 milhão de m². Será a primeira unidade produtiva de carros elétricos da empresa no continente americano.
BYD produzirá carros elétricos e híbridos no Brasil
Entre os produtos que a BYD fabricará no Brasil, estão automóveis híbridos e elétricos, além de chassis para ônibus e caminhões também com propulsão "verde". A empresa também processará baterias de lítio e ferro fosfato no país.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!