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Citroën Basalt: conheça o SUV cupê inédito que chega ainda em 2024

Citroën apresenta o Basalt Vision como conceito, mas veículo de produção será idêntico. Confira o visual e tudo o que já sabemos sobre o SUV cupê

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Visual de SUV cupê é uma tendência no segmento
Visual de SUV cupê é uma tendência no segmento Foto: Citroën Divulgação

A Citroën apresentou o Basalt Vision, veículo conceito que dará origem a um SUV com traseira estilo cupê, a ser lançado ainda em 2024. Apesar do veículo ter sido apresentado como um conceito, a versão de produção não foge desse resultado.

O visual dianteiro do Citroën Basalt é exatamente igual ao do C3 Aircross, SUV lançado recentemente que fica com o papel de ser o carro espaçoso da família, tendo inclusive opção de 7 lugares.

Já o Basalt fica com a função de ser o SUV sexy da linha Citroën no Brasil. A sensualidade mora na descaída do teto estilo cupê, que agrega esportividade e fluidez aerodinâmica. Ainda assim, o veículo chama a atenção pelo elevado vão livre, ideal para vencer obstáculos urbanos.

Citroën Basalt Vision, SUV cupê da marca francesa.
Dianteira é comum ao C3 Aircross Foto: Citroën Divulgação

Conceito já traz as linha definitivas do SUV cupê

Se você olhar com atenção, o Citroën Basalt segue pelas laterais com quase todos os elementos do C3 Aircross. As portas são iguais, mas as traseiras têm um recorte na porção superior para aderir à descaída do teto. As molduras das caixas de roda ganharam arremates mais retos.

O vidro traseiro segue as linhas da coluna C, integrado à tampa do porta-malas, que tem um ressalto na extremidade que sugere um aerofólio. As lanternas têm desenho bem parecido com as do C3 Aircross, com dois 'rabichos' invadindo as laterais, só que mais retangulares.

Citroën Basalt Vision, SUV cupê da marca francesa.
Carroceria é alta e fluida Foto: Citroën Divulgação

Citroën Basalt tem interior e mecânica do Aircross

O interior do Citroën Basalt ainda não foi divulgado. No entanto, não espere por algo diferente do C3 Aircross: central multimídia de 10 polegadas e quadro de instrumentos digital de 7 polegadas. O entre-eixos será de 2,67 metros, repetindo o excelente espaço no banco traseiro. A dúvida é se a descaída do teto vai comprometer o conforto na região da cabeça para os passageiros de trás. A Citroën também garante um porta-malas espaçoso. O pacote de equipamentos também será o mesmo do Aircross.

O motor usado no Citroën Basalt será um 1.0 turbo (T200), com até 130cv de potência e 20,4kgfm de torque, combinado a um câmbio CVT que simula 7 marchas. Como o visual é mais esportivo, ainda especula-se um improvável uso do motor 1.3 turbo (T270), com até 185cv e 27,5kgfm, para uma versão mais cara e apimentada.

Após a chegada do C3 e do C3 Aircross, o Basalt será o terceiro modelo lançado no Brasil do programa C-Cubed, voltado para mercados emergentes da América do Sul e da Ásia. Desenvolvido na Região, o SUV cupê será fabricado em Porto Real (RJ) e chega ao mercado brasileiro ainda em 2024.