O Citroën Basalt ainda nem foi lançado, mas já promete infernizar a vida do Fiat Fastback e do Volkswagen Nivus, os SUVs cupê mais populares do mercado brasileiro. A expectativa é que o modelo seja lançado em uma faixa de preço muito próxima do irmão C3 Aircross, ou seja, entre os R$ 110 mil e R$ 140 mil.

Enquanto isso, o Fiat Fastback custa entre R$ 118 mil e R$ 157 mil (desprezando a versão Abarth). Já o Volkswagen Nivus tem preços sugeridos entre R$ 120 mil e R$ 150 mil. Assim, o Citroën Basalt terá uma boa vantagem nesse subsegmento dos SUVs cupê.

SUVs estilo cupê têm visual esportivo
E, apesar de ter faltado criatividade em seu visual, já que o Citroën Basalt é excessivamente baseado no C3 Aircross, o resultado ficou bem bacana: o veículo é ao mesmo tempo encorpado e fluido, com dimensões harmônicas. Esculpidas com vincos, as laterais têm linha de ombro elevada. A descaída do teto termina em uma espécie de spoiler na tampa do porta-malas, resultando em um design esportivo. As lanternas invadem as laterais, agregando dinamismo.

Já o Fiat Fastback peca pelo entre-eixos curto, o que torna sua carroceria volumosa bastante desproporcional. Uma pena, já que as linhas desse SUV cupê são interessantes. O Volkswagen Nivus tem o visual caprichado e é bastante equilibrado.

Citroën Basalt terá amplo espaço interno
O Citroën Basalt também promete um bom espaço interno. É quase certo que o SUV cupê tenha os mesmos 2,67 metros de entre-eixos do C3 Aircross, modelo que comprovou que o espaço interno do irmão SUV cupê também tem tudo para ser muito bom. O único porém é se a descaída do teto vai comprometer o espaço para a cabeça dos passageiros do banco traseiro. A Citroën também prometeu um porta-malas espaçoso.

Enquanto isso, o Fiat Fastback tem apenas 2,53 metros de entre-eixos, entregando um espaço acanhado para o seu porte. Já o porta-malas é excelente, com 516 litros. O Volkswagen Nivus, com 2,56 metros de entre-eixos, ainda tem espaço restrito no banco traseiro, além de 415 litros no compartimento de bagagem.

Todos os modelos trazem motor 1.0 turbo
Já no conjunto mecânico, a disputa é quilibrada. O Citroën Basalt será equipado com o motor 1.0 turbo T200, com até 130cv de potência e 20,4kgfm de torque, combinado a um câmbio CVT que simula 7 marchas. Esse é o mesmo conjunto usado pelo Fiat Fastback na maioria das versões. O Volkswagen Nivus também usa motor 1.0 turbo, com até 128cv e 20,4kgfm, e transmissão automática tem seis marchas.
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