UAI
Comparando

Citroën Basalt: SUV cupê deve custar menos que o Nivus e o Fastback

Além do preço, confira as armas que o Citroën Basalt terá para lutar contra Fiat Fastback e Volkswagen Nivus

Publicidade
Citroën Basalt (ao centro) é competitivo quando comparado aos concorrentes diretos: Fiat Fastback (D) e Volkswagen Nivus (E)
Citroën Basalt (ao centro) é competitivo quando comparado aos concorrentes diretos: Fiat Fastback (D) e Volkswagen Nivus (E) Foto: Divulgação

O Citroën Basalt ainda nem foi lançado, mas já promete infernizar a vida do Fiat Fastback e do Volkswagen Nivus, os SUVs cupê mais populares do mercado brasileiro. A expectativa é que o modelo seja lançado em uma faixa de preço muito próxima do irmão C3 Aircross, ou seja, entre os R$ 110 mil e R$ 140 mil.

Continua depois da publicidade
Citroën Basalt, SUV cupê que será lançado ainda esse ano no Brasil, é competitivo quando comparado aos concorrentes diretos, Fiat Fastback e Volkswagen Nivus.
Citroën Basalt Foto: Divulgação

Enquanto isso, o Fiat Fastback custa entre R$ 118 mil e R$ 157 mil (desprezando a versão Abarth). Já o Volkswagen Nivus tem preços sugeridos entre R$ 120 mil e R$ 150 mil. Assim, o Citroën Basalt terá uma boa vantagem nesse subsegmento dos SUVs cupê.

Citroën Basalt, SUV cupê que será lançado ainda esse ano no Brasil, é competitivo quando comparado aos concorrentes diretos, Fiat Fastback e Volkswagen Nivus.
Citroën Basalt Foto: Divulgação

SUVs estilo cupê têm visual esportivo

E, apesar de ter faltado criatividade em seu visual, já que o Citroën Basalt é excessivamente baseado no C3 Aircross, o resultado ficou bem bacana: o veículo é ao mesmo tempo encorpado e fluido, com dimensões harmônicas. Esculpidas com vincos, as laterais têm linha de ombro elevada. A descaída do teto termina em uma espécie de spoiler na tampa do porta-malas, resultando em um design esportivo. As lanternas invadem as laterais, agregando dinamismo.

Continua depois da publicidade
Citroën Basalt, SUV cupê que será lançado ainda esse ano no Brasil, é competitivo quando comparado aos concorrentes diretos, Fiat Fastback e Volkswagen Nivus.
Fiat Fastback Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Já o Fiat Fastback peca pelo entre-eixos curto, o que torna sua carroceria volumosa bastante desproporcional. Uma pena, já que as linhas desse SUV cupê são interessantes. O Volkswagen Nivus tem o visual caprichado e é bastante equilibrado.

Continua depois da publicidade
Citroën Basalt, SUV cupê que será lançado ainda esse ano no Brasil, é competitivo quando comparado aos concorrentes diretos, Fiat Fastback e Volkswagen Nivus.
Fiat Fastback Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Citroën Basalt terá amplo espaço interno

O Citroën Basalt também promete um bom espaço interno. É quase certo que o SUV cupê tenha os mesmos 2,67 metros de entre-eixos do C3 Aircross, modelo que comprovou que o espaço interno do irmão SUV cupê também tem tudo para ser muito bom. O único porém é se a descaída do teto vai comprometer o espaço para a cabeça dos passageiros do banco traseiro. A Citroën também prometeu um porta-malas espaçoso.

Citroën Basalt, SUV cupê que será lançado ainda esse ano no Brasil, é competitivo quando comparado aos concorrentes diretos, Fiat Fastback e Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Enquanto isso, o Fiat Fastback tem apenas 2,53 metros de entre-eixos, entregando um espaço acanhado para o seu porte. Já o porta-malas é excelente, com 516 litros. O Volkswagen Nivus, com 2,56 metros de entre-eixos, ainda tem espaço restrito no banco traseiro, além de 415 litros no compartimento de bagagem.

Continua depois da publicidade
Citroën Basalt, SUV cupê que será lançado ainda esse ano no Brasil, é competitivo quando comparado aos concorrentes diretos, Fiat Fastback e Volkswagen Nivus.
Volkswagen Nivus Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Todos os modelos trazem motor 1.0 turbo

Já no conjunto mecânico, a disputa é quilibrada. O Citroën Basalt será equipado com o motor 1.0 turbo T200, com até 130cv de potência e 20,4kgfm de torque, combinado a um câmbio CVT que simula 7 marchas. Esse é o mesmo conjunto usado pelo Fiat Fastback na maioria das versões. O Volkswagen Nivus também usa motor 1.0 turbo, com até 128cv e 20,4kgfm, e transmissão automática tem seis marchas.