Ao que tudo indica, ao lançar o Spin 2025, a Chevrolet não quis entrar na briga contra o Citroën C3 Aircross sobre ter o carro de 7 lugares mais barato do Brasil.
Enquanto o Citroën C3 Aircross de 7 lugares começa em R$ 120.990 (versão Feel), o Chevrolet Spin com três fileiras de banco mais barato é o LTZ, vendido a R$ 137.990.
Mas, para ver se esse pacote do Chevrolet Spin de 7 lugares é competitivo, comparamos com a versão de topo do Citroën C3 Aircross (Shine), que tem preço semelhante: R$ 136.590.
Citroën C3 Aircross manda melhor no design
O design é o quesito mais subjetivo de um comparativo. Ainda assim, tentamos usar argumentos objetivos para apontar um vencedor. O Citroën C3 Aircross é um projeto novo, com menos de seis meses de mercado, enquanto o Chevrolet Spin, por mais que tenha melhorado, ganhou sua segunda reestilização, já estando longe de um equilíbrio.
Interior do Chevrolet Spin 2025 vence em todos os quesitos
No interior, o banho de loja do Spin 2025 fez muita diferença. As telas justapostas – sendo de 11 polegadas o multimídia e 8 polegadas o quadro de instrumentos digital – dão vantagem ao monovolume da Chevrolet.
O acabamento do Spin 2025 ficou melhor, se sobressaindo em relação ao C3 Aircross, mas sem muita folga. Na verdade, ambos ficam devendo sofisticação, abusando do plástico duro. Nas versões comparadas, o modelo da Chevrolet tem os bancos mesclando tecido e couro, enquanto o da Citroën é todo em couro.
O espaço interno dos dois modelos é bem parecido. Apesar de ter 10 centímetros a menos de comprimento, o C3 Aircross tem 5cm a mais de entre-eixos que o Spin.
O Spin ainda leva a melhor em climatização, já que essa versão LTZ oferece saídas de ar-condicionado para a segunda fileira de bancos. Enquanto isso, o sistema de ventilação elevado do C3 Aircross, que não passa de um ventilador, não ajuda muito.
Sem o uso da terceira fileira de assentos, o Spin tem 553 litros de porta-malas, enquanto o C3 Aircross tem 493 litros.
Spin de 7 lugares tem mais conforto na terceira fileira de bancos
É preciso deixar claro que em nenhum desses veículos de 7 lugares é possível se ter conforto na terceira fileira de bancos. Em ambos os casos não há muito espaço para as pernas, e o assento é absurdamente baixo em relação ao assoalho, deixando os passageiros com pernas muito flexionadas.
No entanto, o Chevrolet Spin tem ligeira vantagem nesse quesito frente ao Citroën C3 Aircross. Ainda é preciso destacar que, em ambos os modelos desse comparativo, o acesso a essa fileira de bancos é bastante desconfortável.
Ainda vale citar que, quando a terceira fileira está em uso, o C3 Aircross fica totalmente sem porta-malas, enquanto o Spin 2025 ainda fica com 162 litros. No entanto, o monovolume da Chevrolet peca por ter a terceira fileira inteiriça, enquanto o SUV da Citroën permite retirar os bancos individualmente e de forma simples.
Motor turbo do C3 Aircross proporciona melhor desempenho
O Spin 2025 continua a usar o velho motor 1.8 aspirado, com até 111cv de potência e 17,7kgfm de torque, conjugado a um câmbio automático de 6 marchas. O monovolume acelera até os 100km/h em 11 segundos. O consumo urbano é de 10,5km/l com gasolina e 7,4km/l com etanol. O consumo rodoviário é de 13,4km/l (g) e 9,3km/l (e).
Já o C3 Aircross traz sob o capô um motor 1.0 turbo, com até 130cv e 20,4kgfm, com câmbio automático CVT de 7 marchas. A aceleração até os 100km/h é feita em 9,7 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 191km/h. O consumo urbano é de 10,6km/l (g) e 7,4km/l (e). Na estrada os números são 12km/l (g) e 8,6km/l (e).
No desempenho, o Citroën C3 Aircros leva ampla vantagem, mas, surpreendentemente, o Chevrolet Spin 2025 tem consumo de combustível mais baixo (empate técnico no urbano e vantagem na estrada).
Chevrolet Spin de 7 lugares oferece mais equipamentos
O Spin LTZ 2025 leva vantagem quanto aos equipamentos. O monovolume da Chevrolet oferece a mais 6 airbags (sendo que o de cortina protege até os passageiros da terceira fileira de bancos), ar-condicionado digital com saída para o banco traseiro, faróis em LED, chave presencial, sensores de chuva e crepuscular.
Já o C3 Aircross traz a mais faróis de neblina e monitoramento da pressão dos pneus. Confira abaixo o comparativos com os principais equipamentos de cada modelo:
Chevrolet Spin LTZ |
Citroën C3 Aircross Shine 7 |
6 airbags |
4 airbags |
Controle de estabilidade |
Controle de estabilidade |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sensor de estacionamento traseiro |
Multimídia de 11" com espelhamento sem fio |
Multimídia de 10" com espelhamento sem fio |
Quadro de instrumentos digital de 8" |
Quadro de instrumentos digital de 7" |
Câmera de ré |
Câmera de ré |
Chave presencial |
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Faróis em LED |
----- |
Ar-condicionado digital |
Ar-condicionado manual |
Saída de ar para banco traseiro | Ventilador suspenso |
Sensor de chuva | ----- |
Sensor crepuscular |
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Faróis de neblina |
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Sensor de pressão dos pneus |
Rodas de 17 polegadas |
Rodas de 16 polegadas |
Bancos em couro e tecido |
Bancos em couro |
Quem venceu o comparativo de carros de 7 lugares
A disputa é apertada, mas o Spin LTZ venceu o comparativo contra o C3 Aircross Shine 7. O monovolume da Chevrolet levou a melhor na análise do interior, conforto na terceira fileira de bancos e equipamentos. No entanto, o SUV da Citroën se destacou em quesitos importantes, visual e desempenho.
Mais que apontar um campeão, a ideia do comparativo é fornecer informação para que cada pessoa escolha seu carro de acordo com sua preferência. Lembrando que, se a ideia é comprar um carro de 7 lugares mais barato que isso, o C3 Aircross tem duas versões mais em conta. Se quiser mais, o Spin ainda tem uma versão mais cara, com ênfase em funções semiautônomas.
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