Quando apresentou o novo Kardian à imprensa, a Renault afirmou que esse modelo não tiraria o atual Stepway de linha. O produto mais antigo realmente segue no mercado, mas somente na versão Zen com motor 1.0: as configurações Zen e Iconic, equipadas com uma unidade 1.6, não estão mais sendo fabricadas.
Essa informação foi publicada em primeira mão pelo site Autos Segredos e confirmada pelo Vrum junto ao fabricante. O configurador do site comercial da Renault, porém, continua mostrando todas as versões do Stepway, o que indica que ainda existem unidades com motorização 1.6 em estoque na rede de concessionárias.
Embora a Renault não tenha entrado em detalhes sobre o fim da produção do Stepway 1.6, é possível perceber que essas versões ficaram sem espaço no mercado. É que a configuração Zen 1.6, com câmbio manual, custa R$105.690, enquanto a Iconic 1.6, com caixa automática do tipo CVT, sai por R$117.690. São valores muito próximos aos do Kardian Evolution, de entrada, cujo preço é de R$112.790.
Por outro lado, a situação do Renault Stepway Zen 1.0 é diferente. Com um preço de R$84.470, ele consegue se manter como opção intermediária entre o subcompacto Kwid, cujo valor de compra chega, no máximo, a R$78.630, na versão top de linha Intense Pack Biton, e o já citado Kardian.
Na versão Zen 1.0, o Renault Stepway vem equipado com quatro airbags (frontais e laterais), ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, sensores de estacionamento traseiros e central multimídia com tela de 7 polegadas e conectividade com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay.
Já o conjunto mecânico é capitaneado por um motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas, que desenvolve 82cv de potência com etanol e 79cv com gasolina. O torque é de 10,5kgfm com o primeiro combustível e de 10,2kgfm com o segundo. Há ainda um câmbio manual de cinco marchas.
Breve histórico do Renault Stepway
O Stepway chegou ao mercado brasileiro no já distante ano de 2008, como uma versão aventureira do Renault Sandero, com o qual, ainda hoje, compartilha a carroceria e a mecânica. Apesar disso, em 2019, ganhou distinção como modelo próprio e opção de câmbio CVT. A versão 1.0, única remanescente, foi lançada somente em outubro do ano passado.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!