Tradicionalíssimo na gama da Chevrolet, o sedan Malibu vai sair de linha no próximo mês de novembro. Em um relatório, o próprio fabricante afirma que a unidade industrial da General Motors em Fairfax, Kansas, nos Estados Unidos, deixará de produzir o modelo: as instalações serão readequadas para manufaturar a segunda geração do Bolt, um carro totalmente elétrico.
O Malibu está em produção nos Estados Unidos de maneira ininterrupta desde 1997. Naquele ano, Chevrolet ressuscitou o sedan, que estava fora de linha desde 1983, para concorrer com Toyota Camry e Honda Accord. Surgia, então, a quinta geração do modelo, cuja história, porém, começara bem antes: o lançamento da primeira linhagem ocorreu em 1964.
Atualmente, o Malibu está na nona geração global, cuja estreia ocorreu em 2015. O modelo passou por uma reestilização em 2018 e, desde então, está sem atualizações relevantes. A gama é composta por duas versões: LS, LT e RS, todas equipadas com motor 1.5 turbo, de 165cv de potência e 25,4kgfm de torque, e câmbio automático do tipo CVT. Os preços partem de US$25.100, valor que equivale a cerca de R$129,3 mil, em uma conversão direta.
Vale lembrar que o Malibu é o único sedan que a Chevrolet ainda comercializa na América do Norte. Quanto ao desempenho no mercado, o modelo é o quarto mais vendido pela GM nos Estados Unidos, atrás apenas das picapes Silverado e Sierra e do SUV Equinox.
Um ponto curioso é que a Chevrolet chegou a vender o sedan no Brasil por um curto período, entre os anos de 2010 e 2012. Naquela época, o modelo estava na sétima geração. O fabricante cogitou trazer a linhagem seguinte e chegou até a importar um pequeno lote de 101 unidades ao país, mas, na última hora, desistiu de comercializá-las.
Sedan da Chevrolet pode ressurgir em 2025 ou 2026
Ainda resta, porém, uma esperança para os fãs do Malibu. De acordo com o site GM Authority, o modelo deverá voltar reprojetado em 2025 ou 2026. Porém, no momento, existem poucas informações sobre o projeto: ainda não está claro se a Chevrolet manterá a plataforma atual, identificada pelo código E2XX, ou se adotará uma nova base para a futura geração do sedan. Tampouco se sabe se o sistema de propulsão será a combustão, híbrido ou elétrico.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!