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PICAPE SHARK

Caminhonete da BYD é 'diferentona' e destoa: vai fazer sucesso?

Modelo utiliza soluções mecânicas totalmente distintas das concorrentes, sendo que o público do segmento tem fama de conservador

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Picape da marca chinesa foi lançada oficialmente no México
Picape da marca chinesa foi lançada oficialmente no México Foto: BYD/Divulgação

Pode fazer uma pesquisa aí: todas as picapes médias à venda no Brasil, sem exceções, têm motores de grande cilindrada movidos a diesel. Vale lembrar que, no passado, alguns modelos, como Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux, chegaram a oferecer mecânica flex, que saiu dos respectivos catálogos devido à baixa demanda. Desse contexto histórico, surge a Shark, uma caminhonete híbrida da BYD que subverte radicalmente essa fórmula.

Pois em vez de motorzão a diesel, a picape emprega um pequeno propulsor 1.5 a gasolina, associado a duas unidades elétricas. Esse conjunto deve se tornar flex no Brasil, uma vez que a BYD pretende produzir a caminhonete Shark em Camaçari (BA). Será a única picape nacional da categoria a apostar nesse tipo de mecânica. A Toyota Hilux até deve receber um sistema híbrido, só que distinto, do tipo leve e composto pelo já conhecido motor 2.8 turbodiesel. 

É verdade que o sistema híbrido da caminhonete BYD Skark gera nada menos que 430cv, de modo que o desempenho deverá superar o das rivais. A aceleração de zero a 100 km/h, por exemplo, é feita em 5,8 segundos, segundo o fabricante. São números muito acima da média da categoria, mas obtidos a partir de uma mecânica particular.

Nesse ponto, cabe destacar que os compradores de picapes médias têm fama de grande conservadorismo. Um requisito básico para agradá-los é a robustez: a fama de resistência, aliás, é justamente o que faz a Toyota Hilux dominar as vendas da categoria. Assim, boa capacidade off-road é fundamental. E, novamente, a caminhonete BYD Skark destoa, com um sistema de tração integral associado a motores elétricos nos dois eixos, com bloqueio virtual de diferencial. 

Aposta ousada

Veja bem, ninguém aqui está dizendo que a BYD Shark seja uma caminhonete inferior às concorrentes. Pelo contrário: no papel, o modelo impressiona, ainda que seja impossível tirar conclusões seguras sem conhecê-la pessoalmente. A dúvida, porém, diz respeito à reação do mercado. Afinal, será que um público tão conservador receberá bem uma caminhonete com soluções únicas como a BYD Shark? É uma aposta ousada, que pode dar muito certo. Ou muito errado. 

Capacidade de carga é ponto fraco da caminhonete BYD Skark

Nos aspectos abordados até aqui, a BYD Shark é uma caminhonete com características técnicas diferentes, mas não necessariamente inferiores às das concorrentes. Porém, há um ponto em que a novidade fica em nítida desvantagem: a capacidade de carga, que é de 850kg. Todos os demais modelos do segmento transportam mais de 1 tonelada de peso.