Depois de um hiato de quase seis anos, o Renault Kangoo está de volta ao mercado brasileiro. Vale lembrar que a marca francesa vendia por aqui apenas a versão elétrica E-Tech, que é importada da Europa e tem projeto totalmente distinto. O modelo em questão é o convencional, que chega da Argentina na versão única Advanced, do tipo furgão: confira o preço!
- Preço do novo Renault Kangoo Advanced: R$120.800
Esse valor faz com que o novo Renault Kangoo seja mais barato que o concorrente direto, o Fiat Fiorino. A diferença, porém, é de módicos R$190, uma vez que o rival custa R$120.990. Porém, o mais em conta do segmento ainda é o Peugeot Partner Rapid, que, vale lembrar, tem projeto idêntico ao do furgão da marca italiana: ambos, inclusive, dividem a mesma linha de produção na fábrica da Stellantis em Betim (MG).
Ao contrário da versão E-Tech e também da primeira geração, que esteva à venda no Brasil entre 1998 e 2018, o atual Renault Kangoo a combustão tem projeto baseado no modelo romeno Dacia Dokker. O utilitário produzido na Argentina também é exportado para México, Colômbia e Uruguai: no país de origem, existem versões para passageiros. que, contudo, não têm previsão para chegar ao Brasil.
Como é o novo Renault Kangoo?
Para se destacar no segmento, o Renault Kangoo aposta em uma porta lateral deslizante e em uma capacidade de carga de até 750kg. O baú traz ainda portas duplas assimétricas na traseira e é maior que o dos concorrentes, com 3,3 metros cúbicos de volume.
O compartimento de carga tem 1,86m de comprimento e 1,44m de largura e 1,23m de altura. Ali, há oito ganchos para fixação de volumes, no assoalho e laterais, bem como divisória de proteção entre a cabine e o compartimento de carga com escotilha. Externamente, o Renault Kangoo tem as seguintes dimensões:
- Comprimento: 4,41m;
- Largura: 1,73m;
- Altura: 1,81m;
- Entre-eixos: 2,81m;
- Altura em relação ao solo: 19,6cm;
- Peso: 1.193kg.
Equipamentos do novo Renault Kangoo
O novo Renault Kangoo vem de série com ar-condicionado, faróis com regulagem elétrica de altura, vidros, retrovisores e travas elétricas, direção eletro-hidráulica e sensores de estacionamento traseiros. Na parte de segurança, o furgão oferece assistente de partida em rampa, controles de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD e airbags frontais.
Há ainda sistema multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. O equipamento traz também as funções Eco Scoring e Eco Monitoring, para ajudar o motorista a obter baixo consumo de combustível. O único opcional é a pintura metálica em prata Étoile, que acrescenta R$2.000 ao valor de compra. Já a cor sólida em branco Glacier não tem custo adicional.
Mecânica
O motor do novo Kangoo é o já conhecido 1.6 flex, que a Renault chama de SCe e que equipa as versões de entrada do SUV Duster. Fabricado no Brasil, ele desenvolve 115cv de potência com etanol, 111cv com gasolina e 15,7kgfm de torque com ambos os combustíveis. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!