O mecanismo de assistência à direção do tipo hidráulica já foi um luxo, mas, ultimamente, está nas últimas. Esse sistema vem sendo substituído pela direção elétrica, que não "rouba" potência do motor para funcionar e ainda dispensa manutenção periódica, como troca de fluidos. Mas o caso é que, apesar dos pesares, a arquitetura mais antiga ainda está presente em alguns veículos à venda no Brasil.
O VRUM enumerou os 12 carros do mercado brasileiro que ainda vêm com direção hidráulica. A maioria é composta por modelos utilitários, sendo que mesmo alguns deles já têm previsão de adotar a assistência elétrica em um futuro próximo. Confira o listão!
1- Fiat Mobi
Pode conferir o restante do listão: o Fiat Mobi é o único carro de passeio do mercado brasileiro que ainda vem equipado com direção hidráulica. Esse item equipa as duas versões da linha: a Like e a Trekking. Porém, no passado, já equipou a extinta configuração Drive, que trazia ainda motor 1.0 FireFly de três cilindros, em vez do Fire de quatro pistões. A partir da virada de ano, esse conjunto deve voltar ao hatch.
2- Fiat Fiorino /Peugeot Partner Rapid
Destinado a frotistas, o Fiat Fiorino, bem como o clone Peugeot Partner Rapid (lembre-se que essas duas marcas integram o Grupo Stellantis), ainda vêm com sistema de direção hidráulica. Em ambos, o motor é o 1.4 da família Fire.
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3- Fiat Titano
Apesar de ser a mais recente entre as caminhonetes médias, a Fiat Titano também traz assistência hidráulica para a direção. Um motor 2.2 turbodiesel, da linha Blue HDi, da Peugeot, complementa o conjunto mecânico.
4- Fiat Ducato / Peugeot Boxer / Citroën Jumper
No segmento de veículos comerciais, a direção hidráulica ainda é comum. E entre as vans que ainda adotam esse equipamento estão Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper, modelos que também estão no rol de clones do Grupo Stellantis. O motor 2.2 turbodiesel é o mesmo que equipa a picape Titano.
5- Nissan Frontier
Outra picape que ainda não aderiu ao sistema elétrico de assistência à direção é a Nissan Frontier. E olha que, em 2022, o modelo ganhou uma atualização, que alterou, em especial, o design da dianteira. O motor é um 2.3 a diesel, com versões sobrealimentadas por ou ou dois turbocompressores.
6- Mitsubishi L200
A Mitsubishi L200 é mais uma caminhonete média que se mantém fiel ao velho sistema de direção com assistência hidráulica. A picape, que traz ainda um motor 2.5 turbodiesel, é montada em Catalão (GO) pela HPE Automotores. Vale lembrar que a próxima geração já está confirmada para o Brasil.
7- Mitsubishi Pajero Sport
Diretamente derivado da L200, o Mitsubishi Pajero Sport compartilha todo o conjunto mecânico com a picape. E isso, claro, inclui o sistema de direção.
8- Renault Master
Concorrente direto do trio Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper, da Stellantis, o Renault Master traz o mesmo tipo de assistência à direção que os rivais. O modelo se distingue, porém, em outras características técnicas, entre as quais o motor, um 2.5 turbodiesel.
9- Toyota Hilux
Pois é, a Toyota Hilux, queridinha do mercado de caminhonetes, está na lista dos carros que ainda vêm equipados com direção hidráulica. Porém, esse equipamento parece estar com os dias contados, já que a linha 2025 da picape deverá chegar ao país nos próximos meses com assistência elétrica. O motor 2.8 turbodiesel será mantido.
10- Toyota SW4
Mais um caso de SUV derivado de picape neste listão é o do SW4 em relação à Hilux. Por isso mesmo, não chega a surpreender que ambos tenham o mesmo sistema de assistência à direção.
11- Volkswagen Saveiro
Dona do projeto mais antigo entre os automóveis à venda no Brasil, a Volkswagen Saveiro não esconde a idade inclusive na assistência hidráulica à direção. Já o motor é sempre um 1.6 flex de aspiração natural. Verdade seja dita, atualmente a picape exerce um mandato-tampão, enquanto a Tarok, baseada no T-Cross, não chega ao país.
12- Volkswagen Amarok
A linha de caminhonetes da Volkswagen realmente precisa de atualizações: outra que deixa isso muito evidente é a Amarok. Ainda neste ano, a picape deve passar por uma reestilização, mas a mecânica não deverá mudar. Isso significa que a direção hidráulica provavelmente será mantida, assim como o musculoso motor 3.0 V6 turbodiesel.