A Fiat Toro nem foi o primeiro modelo a estrear no segmento das caminhonetes de porte intermediário no Brasil, aquelas entre as compactas (como a Strada e a Saveiro) e as médias (Hilux e S10). A pioneira foi a Renault Oroch, mas o sucesso do modelo da Fiat no mercado o transformou em sinônimo do segmento.
Sendo assim, qualquer lançamento que surja nesse segmento - Ford Maverick, Ram Rampage, Chevrolet Montana - logo é chamado de anti-Toro, ainda que esse não seja o alvo. De qualquer forma, as caminhonetes intermediárias estão "enterrando" as compactas, que hoje só tem duas representantes. Pois a tendência é que essa diferença fique ainda maior nos próximos anos. Confira 5 picapes intermediárias que podem chegar ao Brasil:
1 - Nova Renault Oroch
Sim, a Renault Oroch vai ter uma nova chance no Brasil. Seu conceito Niagara já foi apresentado, construído sobre a plataforma RGMP, a mesma do Kardian. O veículo tem 4,90 metros de comprimento e 3m de entre-eixos, que é o limite dessa plataforma derivada da CMF-B. Logo, podemos imaginar que a picape intermediária da Renault vai ficar maior que os atuais 4,72m de comprimento e 2,83m de entre-eixos. A motorização pode ganhar hibridização leve. O modelo será fabricado na Argentina e a expectativa de chegada é em 2027.
2 - Picape da Nissan
Dessa mesma fábrica na Argentina sairá uma picape gêmea da Nissan. Apesar disso, a expectativa é que essa picape intermediária tenha visual próprio em relação à versão de produção da Renault Niagara. A motorização será híbrida, mas usando o sistema e-Power, que usa o motor elétrico (associado a uma pequena bateria) para tração, enquanto o motor a combustão (provavelmente flex!) atua apenas como gerador. A chegada também será em 2027.
Caminhonetes intermediárias são derivadas de SUVs
3 - Picape do Corolla
Quando o Toyota Corolla tiver uma nova geração no Brasil, com previsão não oficial para 2027, além do SUV Corolla Cross, essa família vai ganhar uma caminhonete intermediária. O projeto é global, e o modelo já foi apresentado como conceito no Salão de Tóquio do ano passado, o EPU Concept. O veículo terá motorização híbrida.
4 - Picape do Creta
A expectativa era ter no Brasil a belíssima Santa Cruz. Mas, como isso não será possível, a Hyundai vai "atacar" de picape do Creta. A solução foi resgatada lá de trás, do Salão do Automóvel de 2016, quando a marca coreana mostrou o conceito Creta STC. E é isso, a picape intermediária da Hyundai será baseada no SUV Creta: plataforma, mecânica e interior.
5 - Volkswagen Tarok
Essa não é uma picape, é uma novela! Apresentada como conceito no Salão de 2018, a Volkswagen Tarok não chegou ao mercado até hoje. O modelo será fabricado sobre a plataforma MQB-A0, tanto que a mula que roda em testes é um Virtus. A expectativa é que a caminhonete intermediária chegue ao mercado em 2026. O motor será 1.5 turbo, possivelmente com alguma tecnologia micro-híbrida.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!