Informações extraoficiais já indicavam que a Renault estaria preparando uma nova versão de entrada para o Kardian. Ao contrário das três versões atualmente comercializadas - Evolution, Techno e Première Edition -, que vêm equipadas com caixa automatizada de seis marchas, a nova configuração terá câmbio manual. Essa informação foi confirmada por Ricardo Gondo, presidente da empresa no Brasil, durante uma entrevista coletiva.
O câmbio manual em questão é bem conhecido pelos consumidores brasileiros: trata-se da unidade de seis marchas que já equipou o saudoso Sandero RS. Porém, no Renault Kardian, essa caixa terá relações mais longas, para se adequar à proposta do modelo. O lançamento da nova versão ocorrerá ainda em 2024, de acordo com o executivo da multinacional.
Tal qual o restante da gama, a versão manual do Renault Kardian utilizará o novo motor 1.0 turbo. Os números de potência e torque não mudam: são 120cv e 20,4kgfm com gasolina e 125cv e 22,4kgfm com etanol. A fábrica de São José dos Pinhais (PR) já produz, para exportação o modelo com esse tipo de transmissão, só que acoplada a um propulsor 1.6 gasolina de aspiração natural (semelhante ao que equipa as opções de entrada do SUV Duster), com 113cv e 15,9kgfm.
Já testamos o Renault Kardian na versão top de linha Premiére Edition: assista ao vídeo!
Qual será o preço do Renault Kardian manual?
Ainda segundo a Renault, o Kardian manual será vendido na versão Evolution, que, por sua vez, passará a oferecer dois tipos de transmissão. Com a caixa automatizada, essa configuração custa R$ 112.790. Como a opção com pedal de embreagem terá preço mais baixo, é de se esperar por algo na casa de R$ 105 mil. Caso isso se confirme, o valor de compra será parelho ao do principal concorrente: o Fiat Pulse Drive com câmbio manual, que sai por R$ 105.990.
Entre os equipamentos, o Renault Kardian Evolution traz seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controlador e limitador de velocidade, assistente de partida, sensores e câmera de ré, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, painel digital com tela de sete polegadas, central multimídia com tela de polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital, vidros e retrovisores elétricos e volante com ajustes de altura e profundidade.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!