Quem é mais ligado no mercado de automóveis certamente já ouviu falar sobre a Dacia, que tem origem romena e, desde 1999 pertence à Renault. Na prática, essa marca é uma subsidiária voltada à produção de automóveis de entrada, enquanto a matriz francesa coloca o próprio logotipo em produtos mais sofisticados. Isso, porém, não diminui a importância da empresa dentro do conglomerado. Pelo contrário, tanto que o carro mais vendido da Europa atualmente é um Dacia: o Sandero.
O Dacia Sandero assumiu primeiro lugar do mercado europeu há alguns meses. Porém, a novidade é que o modelo fechou o primeiro semestre de 2024 na ponta, tornando-se líder também no resultado acumulado entre os meses de janeiro a junho. Assim, o hatch está, literalmente, a meio caminho andado de se tornar o carro mais vendido deste ano naquele continente.
Aliás, a Renault tem bons motivos para comemorar na Europa. Isso porque, além do Dacia Sandero, a multinacional vem obtendo bons resultados também com o Clio, que aparece na terceira posição do ranking de automóveis mais vendidos da Europa. Cabe destacar que esse modelo, que saiu de linha no Brasil em 2016, segue em produção na França, onde está três gerações à frente. Veja o ranking:
Modelo | Unidade emplacadas |
1- Dacia Sandero | 143.596 |
2- Volkswagen Golf | 126.993 |
3- Renault Clio | 114.623 |
4- Volkswagen T-Roc | 111.381 |
5- Peugeot 208 | 107.097 |
6- Skoda Octavia | 102.945 |
7- Citroën C3 | 102.304 |
8- Tesla Model Y | 101.181 |
9- Toyota Yaris Cross | 99.694 |
10- Toyota Yaris | 93.576 |
Publicações estrangeiras atribuem o sucesso do Dacia Sandero ao preço acessível: o modelo custa, na Europa, a partir de 11,5 mil Euros, valor que equivale a cerca de R$69 mil, em uma conversão direta. O destaque negativo fica por conta do Tesla Model Y. O carro elétrico de proposta sofisticada, que fechou o ano passado na liderança do mercado, não passou de uma modesta oitava posição ao longo do primeiro semestre.
Sandero Europeu é bem diferente do brasileiro
No Brasil, a Renault deixou de comercializar o Sandero em outubro do ano passado. Então, o modelo era comercializado unicamente na versão S, com motor 1.0. Porém, a marca francesa continua produzindo o Stepway, que nada mais é senão uma versão aventureira do hatch, que ganhou status de produto à parte em 2019.
Na Europa, o Sandero tem uma história parecida com a do Clio: prosseguiu no mercado e ganhou uma geração inteiramente nova em 2020. O modelo tem características técnicas muito semelhantes às do novo Kardian. Ambos compartilham, inclusive, a plataforma CMF-B.
A diferença é que o Kardian está posicionado em um patamar de mercado superior: vem sempre com motor turbo e câmbio automatizado. Já o Dacia Sandero é um dos veículos mais acessíveis da europa tem opções menos potentes. Curiosamente, a versão mais emplacada por lá é justamente a Stepway, que não se descolou da gama. A configuração aventureira responde por cerca 66% das vendas do modelo.
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