Quando pensamos em SUVs, logo nos vêm à mente carros grandes e robustos. No entanto, um tamanho maior geralmente implica em um consumo mais elevado de combustível. Com o aumento contínuo dos preços dos combustíveis, muitos motoristas buscam opções que ofereçam uma boa economia de combustível.
Apesar de muitos SUVs serem conhecidos por seu consumo elevado, várias montadoras têm avançado em suas linhas de veículos, oferecendo modelos com motores potentes, porém mais econômicos, como exemplo os 1.0 turbo.
Escolher um SUV que seja econômico e ao mesmo tempo atenda às suas necessidades é fundamental. Nesta lista, apresentamos os SUVs mais econômicos disponíveis no mercado até agosto de 2024. Vale lembrar que o Citroën Basalt, que está previsto para ser um dos mais econômicos, também está em consideração para futuras atualizações dessa lista.
1º RENAULT KARDIAN (SUV COMPACTO)
Atualmente, o SUV mais econômico do Brasil é o Renault Kardian, lançado em março de 2024 como uma nova fase do grupo Renault no Brasil. Ele se destaca como um grande rival do Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus. Entre os principais atrativos do Kardian está seu motor 1.0 turbo flex de três cilindros, combinado com um câmbio automatizado de seis marchas com dupla embreagem banhado a óleo (não tem nada a ver com os problemáticos powershift de apenas uma embreagem).
No consumo, o Renault Kardian apresenta uma média de 13,1/13,9 km/l na gasolina e 9/9,7 km/l no etanol, tanto na cidade quanto na estrada, respectivamente. O motor entrega 120/125 cv de potência e 20,4/22,4 kgfm de torque. Além de ser o SUV mais econômico do mercado, o Kardian é também um dos SUVs mais acessíveis no Brasil.
2º HONDA HR-V (SUV COMPACTO/MÉDIO)
O segundo SUV mais econômico do Brasil é o Honda HR-V, que passou por uma mudança de geração em agosto de 2022. A transição para o novo modelo trouxe um motor 1.5 aspirado flex, substituindo o antigo 1.8 aspirado, que já era considerado fraco. O novo motor 1.5, encontrado também no Honda City, entrega 126 cv de potência, tanto na gasolina quanto no etanol, e 15,5/15,8 kgfm de torque, acoplado ao câmbio CVT que simula até sete marchas.
Apesar das críticas iniciais, a Honda conseguiu alinhar o HR-V às novas normas de emissões do Proconve que estão cada vez mais rígidas, tornando o modelo um dos SUVs mais econômicos do Brasil. O HR-V oferece um consumo de 12,7/13,9 km/l na gasolina e 8,8/9,8 km/l no etanol, tanto na cidade quanto na estrada.
Com um peso de 1.305 kg, o modelo se destaca na sua categoria por sua leveza. Para quem busca mais potência, a Honda oferece o motor 1.5 turbo flex, que entrega 177 cv de potência.
3º FIAT PULSE (SUV COMPACTO)
O terceiro SUV mais econômico é o Fiat Pulse, que se destaca com a versão 1.3 aspirada flex e câmbio manual de cincomarchas. Esta configuração oferece um consumo de 12,5 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, o consumo é de 9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada.
Para quem optar pelo câmbio automático CVT, o Fiat Pulse ainda mantém uma boa economia, embora o consumo de etanol seja um pouco maior, com 8,8 km/l na cidade. A versão aspirada oferece uma potência de 98/107 cv e torque de 13,2/13,7 kgfm (gasolina/etanol). Para mais potência, a versão 1.0 turbo flex, que fornece 130 cv de potência máxima, é a alternativa.
4º FIAT FASTBACK (SUV COMPACTO/MÉDIO)
Equipado com um motor 1.0 Turbo Flex, o Fiat Fastback oferece 125/130 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque. O câmbio CVT simula até sete marchas, e ajuda para sua eficiência.
O Fiat Fastback é uma opção atraente pela combinação de custo-benefício, tamanho e preço acessível, começando a partir de R$ 119.990 na versão Turbo 200 Flex AT. Em termos de consumo, o modelo registra 11,9 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, o consumo é de 8,4 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada
5º VOLKSWAGEN NIVUS (SUV COMPACTO)
O Volkswagen Nivus quase supera o Fiat Fastback em termos de economia de combustível, ficando atrás por apenas 0,1 km/l no consumo de etanol na cidade. Ambos empatam no ciclo de gasolina. O Nivus é equipado com o motor 1.0 turbo flex 200 TSI, que entrega 116/128 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas com conversor de torque.
Em termos de consumo, o Nivus registra 11,9 km/l de gasolina na cidade e 14,1 km/l na estrada. Com etanol, os números são 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Além disso, o Nivus se destaca por oferecer o maior porta-malas da lista, com 415 litros.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!