Sem a concorrência direta de modelos V8 como o Dodge Charger, que não será mais vendido com motor V8, e o Chevrolet Camaro, que deixou de ser fabricado para talvez voltar elétrico, o Ford Mustang tem sido a única opção de muscle car clássico com motor V8 no mercado. Isso levou muitos consumidores a optarem pelo modelo da Ford.
Desde o lançamento da nova geração no final de 2022 no país norte-americano, as vendas do Mustang aumentaram relativamente. Em agosto de 2022, foram comercializadas 2.036 unidades do esportivo, enquanto, no mesmo mês de 2023, o número subiu para 3.164, o que representa um crescimento de 54%.
No acumulado do ano, foram vendidas 33.817 unidades, um aumento de 17,7% em relação ao mesmo período de 2022, segundo dados publicados pelo Motor1.com.
No Brasil, o Mustang, disponível na versão GT, também tem registrado bons números. O mês de agosto de 2023 foi o melhor do ano, com 201 unidades vendidas, contra 27 unidades em agosto de 2022, o que representa um crescimento impressionante de 644,4%.
No acumulado de 2023, o Mustang vendeu 435 unidades no Brasil, o melhor desempenho desde 2021, quando foram emplacadas 484 unidades. Com quatro meses restantes no ano, a expectativa é que esse número seja superado. Comparado com o acumulado de 2022, que registrou 366 unidades, o crescimento até o momento é de 18,85%.
Nos Estados Unidos, o domínio do Mustang pode ser temporário, já que a Dodge planeja o lançamento do Charger Daytona elétrico no final deste ano, com versões de até 670 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos.
Além disso, a variante a combustão do Charger, com motores de seis cilindros em linha, também será lançada no próximo ano, com potências que variam entre 420 cv e 550 cv. Esse novo modelo deve atrair parte dos consumidores que atualmente optam pelo Mustang.
Já a Chevrolet anunciou que irá encerrar a produção da sexta geração do Camaro no fim de 2023, devido à queda nas vendas. Há rumores de que o Camaro poderá voltar como SUV ou veículo elétrico após 2025, possivelmente utilizando a plataforma Ultium, base da eletrificação dos veículos da GM.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!