O mercado de vendas de carros fechou o mês de setembro deste ano com uma maior participação de aquisições de automóveis por varejo de 52,2% contra 47,8% de venda direta. Essa maioria não se repetiu com o mercado de comerciais leves, quando 33,6% das vendas por varejo foram superadas por 66,4% de vendas diretas.
De acordo com o informativo da FENABRAVE de setembro de 2024, a marca com maior porcentagem de emplacamento de automóveis vindo do varejo foi a Volkswagen (14,53%), seguida da General Motors (12,44%) e Toyota (10,51%). Entretanto, nos comerciais leves, a FIAT obteve um número esmagador sobre os seus concorrentes quando alcançou 43,01%, ficando bem à frente da Ford (12,23%) e da General Motors (11,36%).
Agora, ao detalhar o ranking por modelos de automóveis, há uma diferença entre o apanhado geral das marcas. Por exemplo, o Hyundai Creta foi o veículo mais comercializado durante o mês com 4.619 vendas, logo depois vem o Chevrolet Tracker (GM) com 4.404 modelos emplacados e em terceiro outro veículo da montadora estadunidense, o Chevrolet Onix (GM) com 4.121 modelos vendidos.
No setor de comerciais leves, a FIAT continuou com a dominância destacada no ranking por marcas. A empresa automobilística italiana fechou setembro com o top 1 e 2 no ranking da FENABRAVE, com os modelos Strada e Toro vendendo 4.851 e 2.161, respectivamente, enquanto a Toyota Hilux teve um número de emplacamentos inferior, totalizando 1.891 unidades.
Confira logo abaixo o ranking dos 10 carros (automóveis e comerciais leves) mais vendidos no varejo brasileiro, em setembro de 2024:
Posição |
Marca/Modelo |
Vendas varejo (set/24) |
1 |
FIAT/Strada |
4.851 |
2 |
Hyundai/Creta |
4.619 |
3 |
GM/Tracker |
4.404 |
4 |
GM/Onix |
4.121 |
5 |
Honda/HR-V |
3.925 |
6 |
Volkswagen/Polo |
3.760 |
7 |
Caoa Chery/Tiggo 7 |
3.664 |
8 |
Hyundai/HB20 |
3.504 |
9 |
Volkswagen/T Cross |
3.230 |
10 |
Toyota/Corolla Cross |
3.203 |
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!