Pela primeira vez, a BYD registrou uma receita trimestral superior à da Tesla, conseguindo alcançar 201,1 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 163,19 bilhões) entre julho e setembro. Esse marco no setor representa um crescimento de 24% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A montadora chinesa manteve um desempenho forte, graças também a alta demanda no mercado doméstico e incentivos governamentais para a troca de veículos a combustão por modelos híbridos plug-in e totalmente elétricos.
Enquanto isso, a Tesla continuou como líder global em vendas de veículos elétricos no terceiro trimestre. Porém, o lucro líquido da BYD teve um avanço de 11,5%, totalizando 1,6 bilhão de yuans (cerca de R$ 9,4 bilhões), com sucessos principais de carros híbridos plug-in no mercado chinês com cadeia de produção e redução de custos.
Já a Tesla registrou um lucro maior, somando US$ 2,2 bilhões (R$ 12,7 bilhões) no mesmo trimestre, e ainda assim a montadora de Elon Musk permanece como a mais valiosa do setor global.
A BYD, por outro lado, expandiu seus esforços para além da China, com planos de dobrar o volume de exportações para mercados como Europa e América. A empresa, contudo, enfrenta belos desafios em regiões onde impostos e tarifas dificultam a entrada de veículos elétricos e híbridos.
No Brasil, por exemplo, a BYD está construindo uma fábrica em Camaçari, na Bahia, com previsão de operação em 2025. A planta visa reduzir os custos relacionados à importação e, ao mesmo tempo, mitigar os impactos dos impostos sobre carros elétricos e híbridos no país.
Fonte: Reuters
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