O grupo Stellantis, dona da Fiat, Jeep, Ram, Citroën e Peugeot, divulgou na última quinta-feira (31) o relatório de desempenho do terceiro trimestre, repetindo o cenário ruim visto no primeiro semestre deste ano, quando registrou uma queda de 48%. Agora, a empresa viu o lucro líquido recuar 27% no terceiro trimestre.
Essa redução significa, em termos de valor, uma queda de 45,1 bilhões de euros em 2023 para 33 bilhões de euros em 2024. A queda é reflexo das baixas vendas globais do grupo, que, até o terceiro trimestre deste ano, totalizaram 1,14 milhão de unidades vendidas, contra 1,42 milhão no ano passado.
O maior impacto nas vendas ocorreu na América do Norte, onde a queda foi de 36%. No mercado norte-americano, a gestão do grupo vem sendo criticada. Um exemplo disso é uma carta enviada por donos de concessionárias no país ao CEO da Stellantis, Carlos Tavares, que expôs insatisfação com a queda contínua de vendas das marcas Jeep, Dodge, Ram e Chrysler.
Em outros mercados, a queda também é acentuada: na China, Índia e Ásia-Pacífico, houve uma redução de 30%; no Oriente Médio e África, 26%; e na Europa, 17%. O único mercado a apresentar crescimento foi a América do Sul, com um aumento de 14%, o que ajudou a atenuar o impacto global.
A Stellantis informou, em nota no relatório, que a queda nas vendas se deve ao encerramento da produção de diversos modelos para iniciar a transição do portfólio para produtos de alcance global, como o novo Fiat Panda, por exemplo, lançado recentemente na Europa.
Além disso, a companhia mencionou uma redução planejada de estoques na América do Norte e destacou as dificuldades do mercado europeu como fatores que contribuíram para os resultados negativos.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas