x
UAI
VEJA OS NÚMEROS

Financiamento de veículos dispara no Brasil e bate recorde de 12 anos

Com quase seis milhões de veículos financiados, o setor de créditos atinge marca histórica

Publicidade
Financiamento de veículos dispara 25,5% e bate recorde de 12 anos
Financiamento de veículos dispara 25,5% e bate recorde de 12 anos Foto: Divulgação

A concessão de crédito para a compra de veículos no Brasil mostrou um crescimento de 25,5% neste último mês de outubro, de acordo com levantamento da B3, operadora do Sistema Nacional de Gravames (SNG). 

Com 670 mil unidades de veículos leves, motocicletas e pesados financiados no mês, o número representa o melhor desempenho mensal desde agosto de 2012 e um aumento de 25,5% em relação ao mesmo período de 2023.

Os financiamentos de veículos englobam a concessão de crédito a compradores de automóveis novos e usados, permitindo a aquisição do bem por meio de parcelas. O veículo é utilizado como garantia de pagamento, ficando restrito no Sistema de Gravames até a quitação. 

Esse sistema tem o intuito de  oferecer acesso ao crédito de maneira segura para o credor e facilitar o planejamento financeiro do comprador, especialmente em um cenário de alta dos preços de veículos.

O segmento de automóveis leves foi o principal que teve aumento, com alta de 26,4% sobre outubro de 2023, passando de 378 mil para 478 mil unidades financiadas. 

Financiamento de veículos dispara 25,5% e bate recorde de 12 anos
Concessionária Bajaj Foto: Divulgação

O setor de motos também apresentou um crescimento razoável, com 160 mil unidades financiadas em outubro, representando uma expansão de 27,1% em relação ao ano anterior. 

Veículos pesados, como caminhões e ônibus, registraram alta de 6,6%, com 30 mil unidades financiadas no último mês contra 28 mil em outubro do ano passado.

No acumulado de janeiro a outubro, o financiamento de veículos alcançou 5,9 milhões de unidades, uma alta de 22,9% comparado ao mesmo período de 2023. 

Esse resultado representa um incremento de aproximadamente 1,1 milhão de unidades financiadas, colocando o ano de 2024 como o melhor desde 2011 para o setor.