x
UAI
QUEDA LIVRE

Vendas da Tesla na Alemanha caem 62% no 1º trimestre de 2025

Em toda a Europa, o recuo da montadora foi de 47,7% no periodo

Publicidade
Dono da Tesla e da rede social X, Elon Musk faz saudação considerada nazista em discurso de posse no governo dos EUA
Dono da Tesla e da rede social X, Elon Musk faz saudação considerada nazista em discurso de posse no governo dos EUA Foto: Reprodução

A Tesla amargou um resultado extremamente negativo neste primeiro trimestre de 2025. Na Alemanha, especificamente, foram apenas 4.935 veículos elétricos 0 km vendidos, o que representa uma queda de 62% em comparação com os três primeiros meses de 2024. Ao mesmo tempo, o resultado ocorre no momento em que o mercado de EVs alemão cresceu 39%.

Segundo os dados mais recentes da empresa de Elon Musk, a queda nas vendas em território alemão foi de 43%. Em fevereiro de 2025, a situação foi pior, já que as vendas da Tesla caíram 76,3%. Já em janeiro, o recuo ficou na casa dos 59,5%. Os números estão assustando os investidores da montadora norte-americana. 

O desempenho decepcionante não acontece na Alemanha. Se considerada toda da Europa, a queda foi de 47,7% no primeiro trimestre de 2025. Já nos Estados Unidos, a Tesla também vem sofrendo um baque, com uma onda de protestos, alguns até mesmo violentos, contras as concessionários e os carros da empresa.  

Protestos contra Elon Musk, CEO da Tesla
Protestos contra Elon Musk, CEO da Tesla Foto: Reprodução

Com a queda impressionante, a Tesla voltou a ficar atrás da BYD, sua principal concorrente no mercado de elétricos, no fechamento do primeiro trimestre do ano. Em todo o mundo, a fabricante estadunidense registrou 336.681 emplacamentos entre janeiro e março. Os chineses, porém, fecharam em 416.388 unidades vendidas. 

Musk e Trump ao lado de um Tesla Model S em frente à Casa Branca
Musk e Trump ao lado de um Tesla Model S em frente à Casa Branca Foto: Reprodução/Casa Branca

A principal razão pelos números da Tesla tem nome e sobrenome: Elon Musk. Desde que entrou no governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o empresário vem colecionando polêmicas - inclusive fazendo um suposto gesto nazista. 

Além deste fator, a concorrência de outras montadoras chinesas na Europa também afetam a queda no mercado, somada à espera por modelos atualizados como o Model Y.