Após o lançamento de três automóveis elétricos, a BYD dá um novo passo em sua consolidação no mercado brasileiro. A marca chinesa apresentou oficialmente o BYD Song Plus DM-i e, com isso, inicia uma nova fase da marca no país, com a comercialização de modelos híbridos plug-in.
Com preço sugerido de R$ 269.990, o SUV Song Plus DM-i é o primeiro veículo da BYD a chegar ao Brasil com a tecnologia híbrida plug-in DM-i. São vários benefícios, incluindo baixo consumo de combustível, rápida aceleração, dirigibilidade suave, além de baixa emissão de CO2.
(Imagem: BYD/Divulgação)
Tecnologia híbrida DM-i do BYD Song Plus
A tecnologia híbrida DM-i é capaz de mesclar os modos de utilização. Para curtas distâncias, por exemplo, usa o sistema elétrico (maior economia). Já para longas distâncias, de forma inteligente, aciona o modo híbrido, unindo o motor térmico ao elétrico.
Ou seja, o sistema DM-i leva em consideração, tanto o desempenho, quanto a eficiência energética. São três módulos de direção na tecnologia híbrida do BYD Song Plus DM-i: modo EV, modo paralelo HEV e modo HEV série.
- Modo EV: é ativado quando o veículo roda em baixas e médias velocidades. É o módulo adequado para uso urbano: econômico, suave, silencioso e zero consumo de combustível fóssil. As vantagens são: alto torque, alta eficiência e baixo ruído do motor.
- Modo paralelo HEV: concilia o motor à combustão com a geração de energia de alta eficiência. Geralmente, em baixas e médias velocidades e sob rápida aceleração, o motor e a energia da bateria juntos fornecem energia de acionamento ao motor elétrico: baixo consumo de combustível, baixo ruído, alta potência, condição muito próxima aos modelos puramente elétricos.
- Modo HEV série: entra em operação quando o veículo está em alta velocidade, com o motor à combustão e o elétrico cooperando de forma eficiente, impulsionando o veículo na melhor zona de trabalho e ainda economizando energia.
O grande diferencial é que a tecnologia híbrida do BYD Song Plus DM-i, além de oferecer a possibilidade de condução 100% no modo elétrico e sem emissões de CO2 quando está em modo híbrido, prioriza o uso da motorização elétrica, com o motor térmico entrando em funcionamento para auxiliar o eletrificado.
A capacidade da bateria é de 8,3kWh, com tempo de recarga total de 2,5 horas, quando utilizado um carregador AC de 3,3kW.
Motorização
O BYD Song Plus DM-i chega ao mercado equipado com dois motores. Um é movido a gasolina, de ciclo Atkinson, com 1.498cm³, injeção multiponto, quatro cilindros e 16 válvulas. Ele gera 110cv de potência a 6.000rpm e torque máximo de 13,7kgfm a 4.500rpm. Já o elétrico produz potência máxima de 179cv, com torque máximo de 32,22kgfm.
- Yuan Plus: BYD confirma lançamento do SUV no Brasil em dezembro
- BYD Seagull: elétrico popular com preço de R$48 mil pode chegar ao Brasil
(Imagem: BYD/Divulgação)
O BYD Song Plus DM-i acelera até 100km/h em 8,5 segundos. No modo 100% elétrico, ele conta com autonomia (ciclo NEDC) de 51 quilômetros com carga total da bateria. Já no modo híbrido, a autonomia ultrapassa os 1.000 quilômetros. A eficiente transmissão, ao não utilizar marchas definidas, otimiza o funcionamento do sistema DM-i.
BYD traz modernidade no design da nova fase da marca
O BYD Song Plus DM-i conta com o moderno design Dragon Face 3.0, de linhas agressivas e faróis full LED, que “lembram um dragão gigante com os olhos abertos”. Destaque para a grade frontal, ressaltada por finas tiras cromadas, que dão sutileza ao visual. Há também o acabamento em 3D nessa grande frontal que destaca ainda mais a personalidade do veículo.
(Imagem: BYD/Divulgação)
Na traseira, o BYD Song Plus DM-i traz lanternas em LED conectadas, oferecendo ampla iluminação, mais atraente e que aumenta a visibilidade do veículo. As lanternas e o brake light Skyline são integradas e proporcionam maior segurança, seguindo a tendência atual. O logo “Build Your Dreams” está estampado entre elas.
Confira outros detalhes do BYD Song Plus DM-i
- rodas são de liga leve de 19 polegadas;
- porta-malas de 574 litros (1.477 litros com os bancos rebatidos);
- 4.705mm de comprimento x 1.890mm de largura x 1.680mm de altura;
- distância entre-eixos de 2.765mm;
- peso de 1,7 tonelada;
- 31 opções de cores para a iluminação ambiente interna;
- central multimídia de 12,8 polegadas;
- nove alto-falantes;
- ar-condicionado dual zone;
- teto solar panorâmico;
- controle de estabilidade (ESP);
- controle de tração TCS;
- assistência de partida e descida em rampa (HHC);
- sensores de estacionamento;
- chave keyless para abertura;
- fechamento e sistema de ignição por botão;
Segurança e garantia
Seis airbags (dianteiros, laterais dianteiros, cortinas de ar laterais dianteiras e traseiras), assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de frenagem de emergência, sensores de pressão dos pneus e o sistema ISOFIX fazem parte do pacote de segurança do BYD Song Plus DM-i.
O modelo será vendido em versão única, em cinco cores: Emperor Red (vermelho), Delan Black (preto), Time Grey (cinza), Snow White (branco) e Dome Blue (azul). A garantia do BYD Song Plus DM-i é de cinco anos ou 200 mil quilômetros rodados (sistema elétrico do PHEV + baixa tensão + chassis). A bateria Blade conta com garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros.
- Acompanhe os vídeos do VRUM no Youtube e no Dailymotion: lançamentos, testes e dicas