O carro mais barato do Brasil nesse início de 2023 é o Renault Kwid, vendido por R$ 66.590 na versão Zen. O preço dos chamados compactos populares, que ainda envolvem o Fiat Mobi e o novo Citroën C3, sempre dão o que falar, já que esses produtos estão sempre em foco.
A reestilização do Renault Kwid foi lançada há quase um ano. Nesse início de 2022, o compacto também era o carro mais barato do Brasil, tendo a versão de entrada Life vendida a R$ 48.790. Ou seja, a diferença de preço do modelo de acesso aumentou R$ 17.800 ou 36,4%.
Versão de entrada do Kwid foi extinta
Porém, esse número é tão expressivo porque no início de 2022 a Renault optou por extinguir a antiga versão de entrada do Kwid. Assim o pacote de acesso passou a ser o Zen, que era vendido a partir de R$ 59.890.
Portanto, se comparar a diferença de preço na mesma versão, o aumento é de R$ 6.700 ou 11,1%. Ainda assim a porcentagem é superior à projeção da inflação de 2022, de acordo com o Banco Central, na casa dos 5,62%.
Ninguém quer "ser" o carro mais barato do Brasil
A grande verdade é que nenhum fabricante faz o mínimo esforço para que seu modelo de entrada detenha o título de carro mais barato do Brasil. Isso porque o ganho em escala ficou em segundo plano. O esforços estão mais concentrados em ter carros com alto valor agregado, o que pode ser materializado na febre dos SUVs.
Atualmente, a versão de entrada do Renault Kwid, o carro mais barato do Brasil, traz sob o capô um motor 1.0 de até 71cv de potência. Confira aqui um teste completo do modelo após a reestilização. Na lista de equipamentos se destacam:
- Airbags frontais e laterais
- Controle de estabilidade
- Assistente de partida em rampa
- Luzes de circulação diurna
- Monitoramento da pressão dos pneus
- Isofix
- Ar-condicionado
- Direção elétrica
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!