UAI

Carros com câmbio manual em extinção: Brasil tem só 15 opções

Pedal de embreagem e alavanca para troca manual de marchas sobrevivem quase que unicamente em modelos de entrada

Publicidade
Entusiastas do câmbio manual têm poucas opções no mercado brasileiro atualmente
Entusiastas do câmbio manual têm poucas opções no mercado brasileiro atualmente Foto: Entusiastas do câmbio manual têm poucas opções no mercado brasileiro atualmente

Quem vivenciou o mercado brasileiro em décadas passadas lembra que o consumidor preferia, então, carros com câmbio manual. Os automáticos eram vistos com desconfiança: na época, eles tinham manutenção cara e difícil e, ademais, pioravam o desempenho e o consumo de combustível. Mas, para a lástima dos entusiastas, os tempos mudaram...

A partir da vidada do século, o câmbio automático começou a cair nas graças do consumidor, graças a tecnologias de gerenciamento eletrônico, trocas sequenciais e mais marchas: até então, eles só tinham três ou, no máximo, quatro velocidades. Em 2020, os carros automáticos ultrapassaram os equipados com câmbio manual e tornaram-se os mais vendidos no mercado de zero-quilômetro.

Todos os carros com câmbio manual à venda no Brasil

Hoje, os carros com câmbio manual estão restritos ao segmento de entrada: na grande maioria, são hatches e sedans compactos equipados com motor 1.0. Duvida? Pois o VRUM enumerou todas as opções com esse tipo de caixa de marchas que ainda existem no mercado brasileiro. Entraram no listão apenas carros de passeio: veículos comerciais leves, como caminhonetes e furgões, ficaram de fora. Confira!

1- Chevrolet Onix

Chevrolet Onix hatch Premier azul de frente em movimento
Onix disponibiliza câmbio manual de sies marchas para as duas opções de motorização (Foto: Adriano Sant'Ana/EM/D.A Press)

  • Preços do Chevrolet Onix (câmbio manual): a partir de R$80.530 (motor 1.0 de até 82cv) e de R$88.970 (motor 1.0 turbo de até 116cv)

Quando equipado com motor 1.0 de aspiração natural, o Chevrolet Onix vem unicamente com câmbio manual de seis marchas. Ele também pode equipar as versões turbo, mais potentes: em paralelo, o fabricante oferece também uma caixa automática para essa motorização.

2- Chevrolet Onix Plus

Chevrolet Onix Plus LT 2022 vermelho de frente estacionado em rua arborizada
Sedan da linha Onix também une motor 1.0 turbo a câmbios manual ou automático (Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

  • Preços do Chevrolet Onix Plus (câmbio manual): a partir de R$85.470 (motor 1.0 de até 82cv) e de R$94.390 (motor 1.0 turbo de até 116cv)

A gama do Chevrolet Onix Plus, com carroceria do tipo sedan, é exatamente igual à do hatch: os dois carros unem o câmbio manual de seis marchas tanto ao motor 1.0 aspirado quanto ao 1.0 turbo.

https://www.youtube.com/watch?v=AnKD7ar25Gc&t=14s

3- Citroën C3

Citroën C3 2023 1.6 First Edition azul com teto branco de frente no asfalto
Novo C3 concilia câmbio manual de cinco marchas a motores 1.0 e 1.6 (Foto: Citroën/Divulgação)

  • Preços do Citroën C3 (câmbio manual): a partir de R$68.990 (motor 1.0 de até 75cv) e de R$86.990 (motor 1.6 de até 120cv)

Entre os carros de passeio que a Citroën vende no Brasil, somente o novo C3 oferece câmbio manual. Porém, o modelo têm duas opções de motorização associadas a esse tipo de transmissão: 1.0 e 1.6, ambas de aspiração natural.

4- Fiat Mobi

Fiat Mobi Trekking 2022 branco de frente em movimento em estrada
Todas as versões do Fiat Mobi têm caixa manual de cinco marchas (Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

  • Preços do Fiat Mobi (câmbio manual): a partir de R$69.580 (motor 1.0 de até 75cv)

Caso cada vez mais raro no mercado brasileiro, o Fiat Mobi de entrada da marca oferece unicamente câmbio manual: não há versões equipadas com sistema automático. O subcompacto associa uma caixa de cinco marchas ao motor Fire 1.0.

5- Fiat Argo

Fiat Argo Trekking 2023 vermelho de frente
Além do motor 1.0, Fiat Argo une o câmbio manual também a uma unidade 1.3 (Foto: Fiat/Divulgação)

  • Preços do Fiat Argo (câmbio manual): a partir de R$75.690 (motor 1.0 de até 75cv) e de R$85.390 (motor 1.3 de até 107cv)

Outro carro da Fiat que oferece apenas câmbio manual - ao menos enquanto as versões com transmissão CVT não chegam ao mercado - é o hatch Argo. Porém, ao contrário do Mobi, ele une a caixa de cinco marchas a motores 1.0 e 1.3, ambos da linha FireFly.

6- Fiat Cronos

Fiat Cronos Drive CVT 2023 de frente em movimento
Versão Drive tem duas opções de motorização e de transmissão (Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

  • Preços do Fiat Cronos (câmbio manual): a partir de R$80.490 (motor 1.0 de até 75cv) e de R$90.690 (motor 1.3 de até 107cv)

Baseado no Argo, o sedan Fiat Cronos repete as configurações mecânicas do hatch, unindo câmbio manual de cinco marchas aos motores FireFly 1.0 e 1.3. Vale lembrar que o modelo já oferece também uma caixa automática do tipo CVT, sempre associada ao propulsor mais potente.

7- Fiat Pulse

Fiat Pulse Drive 1.3 automático 2023 branco em movimento de frente.
Única versão da gama Pulse com caixa de marchas manual é a Drive, com motor 1.3 aspirado (Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

  • Preços do Fiat Pulse (câmbio manual): a partir de R$95.590 (motor 1.3 de até 107cv)

Ao contrário dos demais carros da Fiat deste listão, o Pulse tem duas opções de motorização, mas disponibiliza o câmbio manual de cinco marchas para apenas uma delas: a 1.3 FireFly. As versões equipadas com o 1.0 turbo vêm sempre com transmissão automática do tipo CVT.

https://www.youtube.com/watch?v=gc5zoXL99UA


  • Confira mais vídeos no canal do VRUM no YouTube!

8- Hyundai HB20

Hyundai HB20 hatch 2023 prata de frente em movimento
Hatch da linha HB20 une o câmbio manual tanto ao motor aspirado quanto ao turbo (Foto: Hyundai/Divulgação)

  • Preços do Hyundai HB20 (câmbio manual): a partir de R$76.690 (motor 1.0 de até 80cv) e de R$93.790 (motor 1.0 turbo de até 120cv)

O Hyundai HB20 é vendido no mercado com duas opções de motorização, ambas 1.0 de três cilindros: a diferença é que uma tem aspiração natural, enquanto a outra é sobrealimentada com turbo e injeção direta. A primeira vem unicamente com um câmbio manual de cinco marchas, enquanto a segunda, além deste, oferece também a caixa automática.

9- Hyundai HB20S

Hyundai HB20S 2023 cinza de frente em movimento
Por sua vez, o sedan da linha só traz esse tipo de câmbio com o motor aspirado: versões turbo são sempre automáticas (Foto: Hyundai/Divulgação)

  • Preços do Hyundai HB20S (câmbio manual): a partir de R$85.890 (motor 1.0 de até 80cv)

Enquanto o hatch da gama de carros compactos da marca coreana disponibiliza câmbio manual para as duas opções de motorização, o sedan só une esse tipo de transmissão à unidade menos potente. No caso do Hyundai HB20S, as versões aspiradas têm sempre a caixa de marchas mecânica, e as turboalimentadas, a automática.

10- Peugeot 208

Peugeot 208 Style 1.0 Firefly prata de frente no asfalto modelo 2023
Conjunto mecânico capitaneado pelo motor 1.0 é novidade na gama do 208 (Foto: Peugeot/Divulgação)

  • Preços do Peugeot 208 (câmbio manual): a partir de R$84.990 (motor 1.0 de até 75cv)

A chegada da linha 2023 do Peugeot 208 trouxe um novo motor 1.0 para as versões de entrada: nesse caso, o câmbio é sempre manual de cinco marchas. Por outro lado, esse tipo de transmissão deixou de equipar as configurações 1.6, que passaram a ser sempre automáticas.

11- Renault Kwid

Renault Kwid Outsider azul de frente em movimento em estrada
Típico carro de entrada, Kwid associa motor 1.0 e câmbio manual (Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

  • Preços do Renault Kwid (câmbio manual): a partir de R$62.990 (motor 1.0 de até 70cv)

Concorrente direto do Fiat Mobi, o Renault Kwid tem um ponto em comum com ele: ambos os carros vêm de fábrica unicamente com câmbio manual de cinco marchas. Também há apenas uma motorização, 1.0 de três cilindros. Porém, vale lembrar que existe ainda uma configuração elétrica, importada.

https://www.youtube.com/watch?v=NM0ZlfbYri4

12- Renault Stepway

Renault Stepway 2023 cinza de frente estacionado
Renault Stepway "substituiu" o Sandero na gama Renault (Foto: Renault/Divulgação)

  • Preços do Renault Stepway (câmbio manual): a partir de R$77.990 (motor 1.0 de até 82cv) e de R$98.090 (motor 1.6 de até 118cv)

Com a saída do Sandero do mercado, o Stepway - que é, basicamente, o mesmo carro, porém com suspensão elevada e elementos de estilo aventureiro - passou a ter motor 1.0, acoplado a um câmbio manual. Há ainda opção de propulsor 1.6, que, além desse tipo de caixa de marchas, oferece também um sistema automático do tipo CVT.

13- Renault Logan

Renault Logan de lado em movimento
"Esquecido" na linha Renault, o Logan é vendido em configuração única (Foto: Renault/Divulgação)

  • Preços do Renault Logan (câmbio manual): a partir de R$87.790 (motor 1.0 de até 82cv)

Tal qual o Kwid, o Logan tem apenas uma opção de conjunto mecânico: ambos os carros vêm com câmbio manual e motor 1.0 de aspiração natural. Defasado e com vendas em baixa, o sedan da Renault está em fim de carreira no mercado nacional.

14- Renault Duster

Renault Duster verde de frente em movimento em estrada
Duster vem com câmbio manual na versão de entrada Intense (Foto: Renault/Divulgação)

  • Preços do Renault Duster (câmbio manual): a partir de R$110.790 (motor 1.6 de até 120cv)

O Renault Duster permanece fiel ao câmbio manual, ao passo que outros carros do mesmo segmento abandonaram esse sistema. A versão de entrada Intense do SUV associa uma caixa de cinco marchas a um motor 1.6 de aspiração natural. Todas as demais configurações da gama são automáticas.

15- Volkswagen Polo

VW Polo 2023 vermelho sunset de frente no estúdio
Versão TSI, com motor turbo e câmbio manual, é novidade da linha 2023 do Polo (Foto: Volkswagen/Divulgação)

  • Preços do Volkswagen Polo (câmbio manual): a partir de R$82.990 (motor 1.0 de até 84cv) e de R$92.990 (motor 1.0 turbo de até 116cv)

Eis o último bastião do câmbio manual entre os carros da Volkswagen. Talvez para compensar a ausência desse sistema em outros modelos, o Polo 2023 passou a oferecer a caixa de cinco marchas tanto para a versão de entrada, com motor 1.0 de aspiração natural, quanto para a TSI, que traz turbo e injeção direta.

Bônus: Gol e Voyage são carros com câmbio manual prestes a sair linha

Volkswagen encerrará produção de Gol e Voyage ainda em 2022 (Foto: Volkswagen/Divulgação)

  • Preços do Volkswagen Gol (câmbio manual): a partir de R$77.250 (motor 1.0 de até 84cv)
  • Preços do Volkswagen Voyage (câmbio manual): a partir de R$89.850 (motor 1.0 de até 84cv)

Sentiu falta do Volkswagen Gol e do Voyage no listão? Pois esses dois entraram como bônus, uma vez que realmente oferecem câmbio manual - compulsoriamente, inclusive -, mas estão nas últimas: ambos vão sair de linha até o próximo mês de dezembro.

No caso do Gol, haverá uma série especial de despedida, batizada de Last Edition (mesmo nome que a Volkswagen utilizou quando descontinuou a Kombi). Já o Voyage, no entanto, deixará o mercado discretamente, sem qualquer homenagem. Enquanto isso, tanto o hatch quanto o sedan seguem à venda unicamente com motor 1.0 de aspiração natural e caixa manual de cinco marchas.