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Civic Híbrido: sedan médio da Honda volta ao Brasil bem mais caro

Modelo deixou de ser fabricado no Brasil no fim de 2021, mas agora volta importado da Tailândia em versão única com motorização híbrida

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Apesar das mudanças, modelo ainda tem
Apesar das mudanças, modelo ainda tem "cara" de Civic Foto: Apesar das mudanças, modelo ainda tem "cara" de Civic

De Itu (SP)* - Ele está de volta! A 11ª geração do Honda Civic finalmente chegou ao Brasil. O sedan deixou de ser fabricado aqui no fim de 2021 e agora passa a ser importado da Tailândia em versão única e com motorização híbrida. O Civic Híbrido custa R$ 245.900.

Como o Honda Civic Híbrido funciona?

Para começo de conversa, o Civic Híbrido não é plug-in, ou seja, daqueles veículos que podem recarregar a bateria na tomada. O sistema e:HEV é composto por: um motor a combustão interna de 2 litros, com 143cv de potência e 19.1kgfm de torque; um motor elétrico de 184cv e 32,1kgfm; além de um motor gerador.

A ideia da Honda com esse sistema híbrido é aproveitar ao máximo o funcionamento de cada motor de forma individual. Assim o motor elétrico vai atuar na tração do Civic Híbrido na maior parte do tempo, enquanto o motor a combustão "toca" o gerador, que abastece a bateria.

Mas, dependendo da situação, isso pode mudar. Por exemplo, em uma rodovia, quando a velocidade costuma ser alta e por um longo período, é o motor a combustão que vai atuar na tração. Isso justamente porque essa é a faixa mais eficiente do motor a combustão, e a pior para o motor elétrico.

A pequena bateria de 1,05 kWh não permite que o Civic Híbrido rode no modo elétrico puro (sem que o motor a combustão esteja funcionando para o gerador) por muito tempo. Vale acrescentar que as frenagens e desacelerações também regeneram energia para a bateria.

Se a atuação dos motores é gerida pelo "cérebro do carro", o motorista pode escolher o temperamento do veículo pelos modos de condução Sport, Eco, Normal ou Individual. O sedan não conta com uma caixa de transmissão, havendo apenas uma relação para cada motor de tração.

Qual do consumo do Honda Civic Híbrido?

O consumo do Civic Híbrido, conforme o Plano Brasileiro de Etiquetagem Veicular, é de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada. É isso mesmo, os híbridos "bebem" mais na estrada devido ao maior uso do motor a combustão.

Ao volante...

Atrás do volante, o Civic Híbrido é um veículo que proporciona prazer ao dirigir. Uma das sua vantagens é o motor elétrico "grande", com bons números de potência e torque, além da entrega quase imediata desse último. Tudo isso aliado a um baixo consumo de combustível, melhor para o bolso e para o meio ambiente. E a Honda ainda acrescentou uma emoção extra para quem gosta de dirigir, como a sensação de troca de marchas mesmo no modo elétrico e uma ajuda com o ruído do motor nas caixas de som.

Sexy sem ser vulgar

A tradição é o Honda Civic alternar visual ousado e conservador a cada geração. E, de fato, essa 11ª geração do sedan não tem linhas tão agressivas quanto a anterior. Ainda assim, o modelo tem visual esportivo, com capô baixo e longo, teto com descaída suave e traseira curta, tendo ganhado 4,2 centímetros de comprimento.

Entre os detalhes da carroceria do Civic Híbrido, destaque para o conjunto óptico é em LED, rodas de 17 polegadas, retrovisores recuados, linha de ombro plana, antena tubarão, spoiler no extremo da tampa traseira e teto solar.

Interior limpo e original

O interior do Civic Híbrido tem visual limpo. Os destaques são a grade que atravessa todo o painel, ocultando o sistema de ventilação, o multimídia com tela de 9 polegadas e o quadro de instrumentos digital, com 10,2 polegadas. O acabamento é bom, com material emborrachado e couro.

O entre-eixos aumentou 3,5 centímetros em relação à geração anterior, com ganho em espaço interno. O porta-malas tem volume de 495 litros. Os bancos dianteiros trazem ajustes elétricos, enquanto o assento traseiro conta com saídas de ar. O interior é cinza claro quando a carroceria é branca, e preto nas demais cores.

Concorrente: Civic Híbrido x Corolla Híbrido

A rivalidade entre Civic e Corolla é eterna. Porém, o embate entre suas versões híbridas ficou um tanto desigual no Brasil devido à diferença de preços. O Corolla Híbrido tem fabricação nacional (apesar de ter muitos componentes importados) e é vendido a partir dos R$ 184 mil.

A motorização do Corolla também é bem mais mansa que a do Civic Híbrido (aqui tem um teste com o Corolla Híbrido). Seu conjunto híbrido tem potência combinada de 122cv, além de consumo de 17,9 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina.

Disponibilidade limitada

Segundo a Honda, devido à escassez global de componentes, nesse primeiro momento a disponibilidade do Civic Híbrido será limitada a algumas regiões - São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza e Manaus -, devendo ser expandida gradativamente.

A garantia do modelo é de 3 anos, prazo expandido para 8 anos ou 160 mil quilômetros para a bateria e os motores elétricos.

Equipamentos de série do Honda Civic Híbrido

SegurançaAlarme de segurança com imobilizador; freios com sistemas ABS e EBD.; assistente de tração e estabilidade; assistente de partidas em aclive; sistema de luzes de emergência; lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro; airbags frontais, laterais (dianteiros e traseiros) e de cortina; Isofix; câmera de ré multivisão; sensor de pressão dos pneus; assistente para redução de ponto cego; Controle de Cruzeiro Adaptativo; Sistema de frenagem para mitigação de colisão; Sistema de permanência de faixa; Sistema para mitigação de evasão de pista; ajuste automático do farol alto.
AcabamentoLanternas em LED; conjunto óptico com DRL em LED; faróis de neblina em LED; antena tipo tubarão; limpador de para-brisa com função intermitente, sensor de chuva e lavadores integrados; retrovisores com repetidores em LED e rebatimento automático; faróis Full-LED com acendimento automático; ajuste automático de altura dos faróis; chave com controle remoto e sensor de aproximação; partida à distância; teto solar.
Conforto e tecnologiaFreio de estacionamento eletrônico com função brake hold; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; seleção de modo de condução; vidros elétricos; volante com ajuste de altura e profundidade; carregador por indução para celular; ar-condicionado digital dual zone e saída para os bancos traseiros; retrovisor eletrocrômico; banco traseiro bipartido 60 / 40; revestimento dos bancos em couro; bancos dianteiros com ajustes elétricos; multimídia de 9 polegadas; câmera de ré; sistema de áudio premium com 12 alto-falantes; cancelador ativo de ruídos; controle sonoro ativo; myHonda Connect; painel digital TFT 10.2 polegadas.

Ficha técnica do Honda Civic Híbrido

Motor a combustão1.993cm³ de cilindrada, injeção direta, gasolina, DOHC 16V
Potência143cv a 6.000rpm
Torque19,1kgfm a 4.500rpm
Motor elétrico
Potência184cv
Torque32,1kgfm
Transmissãoe-CVT
TraçãoDianteira
Tipo da BateriaÍons de Lítio (1,05 kWh)
Suspensão DianteiraIndependente McPherson com barra estabilizadora
Suspensão TraseiraIndependente Multilink com barra estabilizadora
Pneus215 / 50 R17 91V
Entre-eixos2,73m
Comprimento4,67m
Largura1,80m
Altura1,43m
Altura do solo15,4cm
Peso1.449 quilos
Capacidade de carga431 quilos
Porta-malas495 litros
Tanque de combustível40 litros
Consumo na cidade18,3 km/l
Consumo na estrada15,9 km/l

  • Viajou a convite da Honda Automóveis