De Itu (SP)* - Ele está de volta! A 11ª geração do Honda Civic finalmente chegou ao Brasil. O sedan deixou de ser fabricado aqui no fim de 2021 e agora passa a ser importado da Tailândia em versão única e com motorização híbrida. O Civic Híbrido custa R$ 245.900.
Como o Honda Civic Híbrido funciona?
Para começo de conversa, o Civic Híbrido não é plug-in, ou seja, daqueles veículos que podem recarregar a bateria na tomada. O sistema e:HEV é composto por: um motor a combustão interna de 2 litros, com 143cv de potência e 19.1kgfm de torque; um motor elétrico de 184cv e 32,1kgfm; além de um motor gerador.
A ideia da Honda com esse sistema híbrido é aproveitar ao máximo o funcionamento de cada motor de forma individual. Assim o motor elétrico vai atuar na tração do Civic Híbrido na maior parte do tempo, enquanto o motor a combustão "toca" o gerador, que abastece a bateria.
Mas, dependendo da situação, isso pode mudar. Por exemplo, em uma rodovia, quando a velocidade costuma ser alta e por um longo período, é o motor a combustão que vai atuar na tração. Isso justamente porque essa é a faixa mais eficiente do motor a combustão, e a pior para o motor elétrico.
A pequena bateria de 1,05 kWh não permite que o Civic Híbrido rode no modo elétrico puro (sem que o motor a combustão esteja funcionando para o gerador) por muito tempo. Vale acrescentar que as frenagens e desacelerações também regeneram energia para a bateria.
Se a atuação dos motores é gerida pelo "cérebro do carro", o motorista pode escolher o temperamento do veículo pelos modos de condução Sport, Eco, Normal ou Individual. O sedan não conta com uma caixa de transmissão, havendo apenas uma relação para cada motor de tração.
Qual do consumo do Honda Civic Híbrido?
O consumo do Civic Híbrido, conforme o Plano Brasileiro de Etiquetagem Veicular, é de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada. É isso mesmo, os híbridos "bebem" mais na estrada devido ao maior uso do motor a combustão.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!
Ao volante...
Atrás do volante, o Civic Híbrido é um veículo que proporciona prazer ao dirigir. Uma das sua vantagens é o motor elétrico "grande", com bons números de potência e torque, além da entrega quase imediata desse último. Tudo isso aliado a um baixo consumo de combustível, melhor para o bolso e para o meio ambiente. E a Honda ainda acrescentou uma emoção extra para quem gosta de dirigir, como a sensação de troca de marchas mesmo no modo elétrico e uma ajuda com o ruído do motor nas caixas de som.
Sexy sem ser vulgar
A tradição é o Honda Civic alternar visual ousado e conservador a cada geração. E, de fato, essa 11ª geração do sedan não tem linhas tão agressivas quanto a anterior. Ainda assim, o modelo tem visual esportivo, com capô baixo e longo, teto com descaída suave e traseira curta, tendo ganhado 4,2 centímetros de comprimento.
Entre os detalhes da carroceria do Civic Híbrido, destaque para o conjunto óptico é em LED, rodas de 17 polegadas, retrovisores recuados, linha de ombro plana, antena tubarão, spoiler no extremo da tampa traseira e teto solar.
Interior limpo e original
O interior do Civic Híbrido tem visual limpo. Os destaques são a grade que atravessa todo o painel, ocultando o sistema de ventilação, o multimídia com tela de 9 polegadas e o quadro de instrumentos digital, com 10,2 polegadas. O acabamento é bom, com material emborrachado e couro.
O entre-eixos aumentou 3,5 centímetros em relação à geração anterior, com ganho em espaço interno. O porta-malas tem volume de 495 litros. Os bancos dianteiros trazem ajustes elétricos, enquanto o assento traseiro conta com saídas de ar. O interior é cinza claro quando a carroceria é branca, e preto nas demais cores.
Concorrente: Civic Híbrido x Corolla Híbrido
A rivalidade entre Civic e Corolla é eterna. Porém, o embate entre suas versões híbridas ficou um tanto desigual no Brasil devido à diferença de preços. O Corolla Híbrido tem fabricação nacional (apesar de ter muitos componentes importados) e é vendido a partir dos R$ 184 mil.
A motorização do Corolla também é bem mais mansa que a do Civic Híbrido (aqui tem um teste com o Corolla Híbrido). Seu conjunto híbrido tem potência combinada de 122cv, além de consumo de 17,9 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina.
Disponibilidade limitada
Segundo a Honda, devido à escassez global de componentes, nesse primeiro momento a disponibilidade do Civic Híbrido será limitada a algumas regiões - São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza e Manaus -, devendo ser expandida gradativamente.
A garantia do modelo é de 3 anos, prazo expandido para 8 anos ou 160 mil quilômetros para a bateria e os motores elétricos.
Equipamentos de série do Honda Civic Híbrido
Segurança Alarme de segurança com imobilizador; freios com sistemas ABS e EBD.; assistente de tração e estabilidade; assistente de partidas em aclive; sistema de luzes de emergência; lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro; airbags frontais, laterais (dianteiros e traseiros) e de cortina; Isofix; câmera de ré multivisão; sensor de pressão dos pneus; assistente para redução de ponto cego; Controle de Cruzeiro Adaptativo; Sistema de frenagem para mitigação de colisão; Sistema de permanência de faixa; Sistema para mitigação de evasão de pista; ajuste automático do farol alto. Acabamento Lanternas em LED; conjunto óptico com DRL em LED; faróis de neblina em LED; antena tipo tubarão; limpador de para-brisa com função intermitente, sensor de chuva e lavadores integrados; retrovisores com repetidores em LED e rebatimento automático; faróis Full-LED com acendimento automático; ajuste automático de altura dos faróis; chave com controle remoto e sensor de aproximação; partida à distância; teto solar. Conforto e tecnologia Freio de estacionamento eletrônico com função brake hold; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; seleção de modo de condução; vidros elétricos; volante com ajuste de altura e profundidade; carregador por indução para celular; ar-condicionado digital dual zone e saída para os bancos traseiros; retrovisor eletrocrômico; banco traseiro bipartido 60 / 40; revestimento dos bancos em couro; bancos dianteiros com ajustes elétricos; multimídia de 9 polegadas; câmera de ré; sistema de áudio premium com 12 alto-falantes; cancelador ativo de ruídos; controle sonoro ativo; myHonda Connect; painel digital TFT 10.2 polegadas.
Ficha técnica do Honda Civic Híbrido
Motor a combustão 1.993cm³ de cilindrada, injeção direta, gasolina, DOHC 16V Potência 143cv a 6.000rpm Torque 19,1kgfm a 4.500rpm Motor elétrico Potência 184cv Torque 32,1kgfm Transmissão e-CVT Tração Dianteira Tipo da Bateria Íons de Lítio (1,05 kWh) Suspensão Dianteira Independente McPherson com barra estabilizadora Suspensão Traseira Independente Multilink com barra estabilizadora Pneus 215 / 50 R17 91V Entre-eixos 2,73m Comprimento 4,67m Largura 1,80m Altura 1,43m Altura do solo 15,4cm Peso 1.449 quilos Capacidade de carga 431 quilos Porta-malas 495 litros Tanque de combustível 40 litros Consumo na cidade 18,3 km/l Consumo na estrada 15,9 km/l
- Viajou a convite da Honda Automóveis