De Campos do Jordão (SP) – A Fiat apresentou o Fastback 2023, seu SUV compacto com a carroceria no estilo cupê, que sugere mais esportividade. O modelo, produzido na fábrica de Betim, é construído sobre a mesma plataforma do Pulse e chega ao mercado com as opções de motor 1.0 turbo e câmbio CVT ou 1.3 turbo com câmbio automático.
Confira as versões e preços do novo Fiat Fastback
- Audace T200 CVT – R$ 129.990
- Impetus T200 CVT – R$ 139.990
- Limited Edition Powered by Abarth T270 AT6 – R$ 149.990
A Fiat está de olho no segmento de SUVs, que atualmente representa 36% do mercado brasileiro. O primeiro passo da marca para ingressar no segmento foi com o Pulse, embora o modelo esteja mais para um hatch aventureiro. Agora, o Fiat Fastback 2023 chega com dimensões muito parecidas, com alguns centímetros a mais no comprimento e porta-malas maior.
O Fiat Fastback 2023 foi apresentado pela primeira vez como conceito na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018. No visual, o modelo que está sendo lançado hoje traz muitas semelhanças com o conceito. A principal diferença é que o carro de 2018 foi construído sobre a plataforma da picape Toro, e agora, do Pulse.
Compare as dimensões do Fiat Fastback 2023 com as do Pulse
MEDIDAS FASTBACK PULSE Comprimento 4,42m 4,09m Largura 1,77m 1,77m Altura 1,54m 1,57m Distância entre-eixos 2,53m 2,53m Altura do solo 19,2cm 19,6cm Porta-malas 516 litros 370 litros
Você deve ter notado que o Fiat Fastback 2023 tem altura três centímetros menor que a do Pulse, exatamente porque a carroceria no estilo cupê traz o teto mais baixo, com forte descaída na traseira. Visto de frente, o SUV cupê tem a frente quase idêntica à do Pulse, com faróis full LED, com luz diurna também em LED que faz a função de seta, de série em todas as versões.
O capô mais alto, com vincos marcantes, também confere ao Fiat Fastback 2023 aspecto mais robusto. O para-choque dianteiro tem desenho diferenciado em relação ao Pulse, trazendo entradas de ar nas extremidades e faróis de neblina em LED na parte inferior, além de skid plate com elemento cromado que amplia a dianteira do modelo.
Visto de lado, o Fiat Fastback 2023 reafirma a intenção de robustez, com vinco marcando a linha de cintura na altura das maçanetas e outro na parte inferior das portas, além de molduras de plástico nas caixas de rodas. O teto descaído com vidro bem inclinado forma desenho equilibrado com o balanço traseiro maior, propositalmente pensado para ampliar o volume do porta-malas.
Se no Pulse o porta-malas tem capacidade de 370 litros, no Fiat Fastback 2023 o volume é de 516 litros. A montadora até tentou vender a ideia de que o SUV cupê tem porta-malas de 600 litros, mas usando água na medição, o que não corresponde à realidade prática do uso do espaço. Mas, de qualquer forma, é um bom volume, otimizado ainda mais pela ampla abertura da tampa do compartimento.
A traseira do Fiat Fastback 2023 também ficou muito bem resolvida, com lanternas horizontais em LED invadindo a tampa do porta-malas e as laterais, formando conjunto harmônico com o restante. O para-choque também traz skid plate e um elemento cromado que atravessa de uma extremidade a outra, aumentando a sensação de robustez.
Como é o SUV cupê por dentro?
O interior do Fiat Fastback 2023 também lembra muito o do Pulse, com muito plástico duro no acabamento, porém, com diferentes texturas. O painel tem linhas horizontais e é feito em dois níveis. Na versão de entrada, Audace, o painel de instrumentos traz elementos analógicos e a tela digital do computador de bordo. O sistema multimídia tem tela tátil flutuante de 8,4 polegadas com conectividade sem a necessidade de uso de cabo.
Já a versão de topo de linha, a Limited Edition Powered by Abarth, tem multimídia com tela tátil de 10 polegadas, com comando voz e conexão por Android e Apple sem fio. Detalhe interessante no novo Fiat Fastback 2023 é que o carregador por indução conta com uma saída de ar-condicionado dedicada para não deixar o celular superaquecer.
Falando ainda da versão de topo de linha do Fiat Fastback 2023, o quadro de instrumentos é 100% digital, com tela de sete polegadas, que traz dados de performance, consumo e até força G. Tem ainda o Fiat Connect Me com conexão em tempo real, Smart safety, smart nav, Wi-Fi embarcado com internet para até oito dispositivos. Com tudo isso, o motorista consegue, entre outras coisas, agendar as revisões de dentro do carro.
A posição de de dirigir é elevada, como na maioria dos SUVs, e o console também é mais alto, trazendo o freio de estacionamento eletrônico, a tecla do sistema start/stop e o auto hold, que segura o carro com o freio em paradas. O Fiat Fastback 2023 tem ainda no console duas entradas USB.
O espaço no banco traseiro do Fiat Fastback 2023 não é diferente do Pulse. Duas pessoas de estatura média conseguem se acomodar com relativo conforto. A diferença é que, no novo modelo, como o teto é um pouco mais baixo, a solução foi reclinar um pouco mais o encosto do banco, otimizando o espaço e proporcionando um pouco mais de conforto. Quem senta atrás conta com saída de ar-condicionado, entrada USB e tomada de 12V.
Os motores do Fiat Fastback 2023: T200 e T270
As duas primeiras versões do Fiat Fastback 2023 são equipadas com o motor T200, que é o 1.0 turbo flex que desenvolve 125cv (g) e 130cv (e), com torque máximo de 20,4kgfm. Esse propulsor atua em conjunto com o câmbio do tipo CVT, que simula sete marchas.
Já a versão Powered by Abarth traz sob o capô o T270, que equipa outros modelos da Fiat e Jeep. O 1.3 turbo flex tem potências de 180cv (g) e 185cv (e), e torque máximo de 27,5kgfm. Apesar de a versão trazer o nome Abarth, não houve qualquer tipo de preparação no motor para deixá-lo com desempenho mais esportivo. Apenas uma calibragem diferente para o modelo. Ele atua em conjunto com o câmbio automático de seis marchas.
Os motores do Fiat Fastback 2023 são produzidos na fábrica de Betim e estão alinhados com a Rota 2023 e o Proconve L7, que regula as emissões de poluentes. As suspensões receberam uma nova calibragem para evitar a inclinação da carroceria e filtrar as imperfeições do solo. O sistema de freios traz discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS, EBD e controles de estabilidade e tração de série.
No quesito segurança, o Fiat Fastback 2023 tem carroceria com 87% de aços de alta e ultra alta resistência. Modelo conta ainda com dois airbags frontais e dois laterais que fazem a proteção do tórax e cabeça, de série em todas as versões. A versão de topo traz controle de tração TC+ e ABS off-road.
Destaque também para o sistema de segurança ativa ADAS, que tem comutação automática dos faróis, alerta de mudança faixa e frenagem automática de emergência. No quesito dirigibilidade, o Fiat Fastback 2023 traz três modos de condução: normal, manual e sport. O primeiro é para o dia a dia, otimizando o consumo de combustível. Já o modo manual é para quem prefere assumir as mudanças de marchas. E o Sport proporciona mudanças de marchas em rotações mais elevadas.
Dirigindo o novo SUV cupê da Fiat
O VRUM teve um primeiro contato com o Fiat Fastback 2023 pelas estradas do interior paulista, na região de Campos do Jordão, com relevo mesclado. Dirigimos a versão de topo de linha, com motor 1.3 turbo e câmbio automático. O SUV cupê tem posição elevada de dirigir, com boa visibilidade dianteira, mas a traseira é ruim. Câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro são providenciais.
O motor dá conta dos 1.304kg do Fiat Fastback 2023, proporcionando bom desempenho, com arrancadas ágeis e retomadas de velocidade seguras. Não chega a proporcionar uma performance esportiva, mas garante dirigibilidade divertida. Tem boa estabilidade em curvas e no asfalto tem rodar suave e macio. Já no fora de estrada, transfere as irregularidades do solo para dentro.
Os concorrentes do novo modelo da Fiat
O concorrente direto do Fiat Fastback 2023 é o Volkswagen Nivus, que é vendido na versão de entrada Comfortline por R$ 121.670. É equipado com motor 1.0 de 128cv de potência máxima, câmbio automático de seis marchas e traz de série seis airbags. Já a versão topo de linha do Nivus, a Highline, tem o mesmo motor e custa R$ 138.390.
Já a versão Powered by Abarth do Fastback 2023 tem como concorrentes o Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI, com motor 1.4 turbo de 150cv, por R$ 161.890; e o Chevrolet Tracker Premier 1.2 turbo de 133cv, que tem preço sugerido de R$ 152.090.
A Fiat espera vender de 2.500 a 3.000 unidades do Fastback por mês. O modelo já pode ser encontrado nas concessionárias da marca. A montadora espera vender 40% da versão Audace, 40% da Impetus e 20% da Abarth. Com visual moderno e ousado, bons conjuntos mecânicos e boa lista de equipamentos, o Fiat Fastback 2023 promete agitar o segmento de SUVs compactos.
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE:
VERSÃO AUDACE T200 – R$ 129.990
- Airbags frontais e laterais de tórax e cabeça
- ADAS
- Faróis e lanternas full LED
- Freio de estacionamento eletrônico com auto hold
- Ar-condicionado automático digital
- Rodas de liga leve de 18 polegadas
- Multimídia com tela tátil de 8,4 polegadas com pareamento sem fio
- Carregamento de celular sem fio
- Sensor e câmera de estacionamento traseiros
- Paddle Shifters (aletas para trocas de marchas)
- Controle de estabilidade e tração
VERSÃO IMPETUS T200 – R$ 139.990
- Traz os itens da versão Audace e mais:
- Multimídia com tela tátil de 10,1 polegadas com pareamento sem fio
- Painel de instrumentos full digital
- Teto com pintura preta
- Roda de liga leve esportiva de 18 polegadas e acabamento diamantado
- Bancos revestidos em couro
- Acabamento interno escurecido
- Sensor de estacionamento dianteiro
VERSÃO LIMITED EDITION POWERED BY ABARTH – R$ 149.990
- Todos os itens da versão Impetus:
- Motor T270 e câmbio automático de seis marchas
FICHA TÉCNICA
FIAT FASTBACK 2023 LIMITED EDITION POWERED BY ABARTH FLEX 1.3 AT6
MOTOR Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³, turbo, que desenvolve 180cv (gasolina)/185cv (etanol) a 5.750rpm, e torque máximo 27,5kgfm (g/e) a 1.750rpm TRANSMISSÃO Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas FREIOS Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS/ESC SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS Dianteira, tipo Mc Pherson, independente, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora/ traseira eixo de torção com rodas semi independentes/7,0” x 18”/215/45 R18 DIREÇÃO Pinhão e cremalheira com assistência elétrica e diâmetro mínimo de giro de 10,7m PESO Em ordem de marcha: 1.304kg CAPACIDADES Do tanque de combustível, 47 litros; porta-malas, 516 litros; de carga (ocupantes e bagagem) 400 kg DIMENSÕES Comprimento, 4,42m, largura, 1,77; altura, 1,54m, distância entre-eixos, 2,53m; altura livre entre os eixos, 21,8cm; altura mínima do solo, 19,2cm ÂNGULOS De entrada, 20,4 graus; de saída, 24,3 graus DESEMPENHO Velocidade máxima: 210km/h (g/e)
Aceleração até 100km/h: 8,4 s (g)/8,1 s (e)CONSUMO (*) Cidade: 11,3km/l (g)/7,9km/l (e)
Estrada: 13,6km/l (g)/9,7km/l (e)
FIAT FASTBACK 2023 AUDACE T200 CVT
MOTOR Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, 999cm³ de cilindrada, flex, com injeção direta de combustível, turbo, que desenvolve potências máximas de 125cv (g) e 130cv (e) a 5.750rpm e torque máximo de 20,4kgfm (g/e) a 1.750rpm TRANSMISSÃO Tração dianteira e câmbio automático tipo CVT que simula sete marchas e tem opção de trocas manuais SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS Dianteira, tipo Mc Pherson, independente, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora/ traseira eixo de torção com rodas semi independentes/de liga leve de 7 x 17 polegadas/205/50 R17 DIREÇÃO Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica FREIOS Com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD CAPACIDADES Do tanque de combustível, 47 litros; porta-malas, 516 litros; de carga (ocupantes e bagagem) 400 kg DIMENSÕES Comprimento, 4,42m, largura, 1,77; altura, 1,54m, distância entre-eixos, 2,53m; altura livre entre os eixos, 21,7cm; altura mínima do solo, 19,2cm PESO Em ordem de marcha: 1.253kg DESEMPENHO Velocidade máxima de 194km/h (g) 196km/h (e)
Aceleração até 100km/h em 9,5 s (g) e 9,4 s (e)CONSUMO (*) Cidade: 11,9km/l (g) e 8,4km/l (e)
Estrada: 14,6km/l (g) e 10,2km/l (e)
Dados dos fabricantes
(*) Medição do Inmetro
(g): gasolina
(e): etanol
Assista outros vídeos do VRUM no canal do YouTube: lançamentos, testes, dicas e serviços