O Fiat Mobi ganhou uma nova remarcação de preços, e agora custa a partir de R$ 63.390 na versão Like. Tanto nesse pacote de entrada, quanto no de topo Trekking (são apenas dois disponíveis), que agora custa R$ 66.390, o aumento foi de R$ 700.
Mesmo com aumento de preço, o Fiat Mobi ainda é o carro mais barato do Brasil. Seu rival, o Renault Kwid, custa a partir de R$ 64.690, ou seja, R$ 1.300 a mais. Lembrando que esse segmento de entrada não oferece mais versões "peladas".
Comparando o pacote de equipamentos das versões de entrada do Fiat Mobi e do Kwid, o compacto da Renault leva a melhor, adicionando airbags laterais, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, rádio e luzes de rodagem diurna. Com tantos itens a mais, a diferença de preço até se justifica.
Fiat Mobi x Renault Kwid
Principais itens de série do Fiat Mobi 1.0 Like - R$ 63.390
- Airbags frontais
- Ar-condicionado
- Direção hidráulica
- Vidros elétricos dianteiros
- Rodas de 14 polegadas com calotas
- Sensor de pressão dos pneus
- Retrovisores com ajuste manual
- Banco traseiro rebatível
- Computador de bordo
Principais itens de série do Renault Kwid 1.0 Zen - R$ 64.690
- Airbags frontais e laterais
- Controle de estabilidade
- Assistente de partida em rampa
- Luzes de rodagem diurna
- Ar-condicionado
- Direção elétrica
- Rodas de 14 polegadas com calotas
- Sensor de pressão dos pneus
- Retrovisores com ajuste manual
- Banco traseiro rebatível
- Sistema start-stop
- Rádio com Bluetooth
Tanto o Fiat Mobi quanto o Renault Kwid trazem sob o capô motores 1.0 aspirados. O Mobi é equipado com o velho propulsor 1.0 Fire de quatro cilindros, com até 74cv de potência e 9,7kgfm de torque (no fim dessa matéria tem um vídeo com o teste desse modelo). Já o Kwid vem equipado com um motor 1.0 de três cilindros com até 71cv e 10kgfm (aqui tem um vídeo com o teste do modelo).
Confira quem venceu o comparativo entre o Mobi Trekking e o Kwid Outsider
Ninguém quer o título de "carro mais barato"
A verdade sobre esse segmento de entrada é que não existe mais uma grande vantagem para as marcas em ser a detentora do modelo mais barato do país. A decolada do segmento dos SUVs derivados de hatches compactos, contra um segmento de entrada com apenas dois representantes, escancara o que é mais lucrativo para as montadoras.
Ao mesmo tempo, uns carrinhos "tristes" vendidos a partir de R$ 63 mil já são o fundo do poço. Se vender um carro de entrada por esse preço não é um grande negócio para as montadoras, juntar ou financiar esse valor é um grande sacrifício para o trabalhador.
Novo Citroën C3 chega em julho
Na contramão dessa tendência, a Citroën pretende "renascer" aqui no Brasil a partir do lançamento do novo C3. A expectativa é que a versão de entrada desse hatch compacto vá disputar o segmento de entrada. Sob o guarda-chuva da Stellantis, os pacotes mais baratos do modelo serão equipados com o motor 1.0 Firefly, com até 75cv e 10,7kgfm.