A Fiat confirmou que o novo SUV compacto desenvolvido para o mercado brasileiro de chamará Fastback. Desse modo, a marca manteve o nome do carro-conceito que serviu de inspiração para o projeto: o modelo foi revelado em 2018, no Salão do Automóvel de São Paulo.
Por enquanto, a Fiat revelou poucas informações sobre o novo SUV: o fabricante confirmou apenas que o lançamento ocorrerá no segundo semestre deste ano. No mais, o comunicado traz apenas uma ilustração em formato de teaser, com o nome e uma ilustração que mostra a silhueta do modelo.
Como será o Fastback, novo SUV da Fiat?
Informações extraoficiais, porém, revelam que o novo SUV será baseado no Fiat Pulse: os dois compartilham a estrutura e algumas peças de carroceria, como portas dianteiras e para-brisa. As maiores diferenças surgem da coluna B para trás, onde o novo modelo tem uma traseira alongada, com caída suave. É daí, inclusive, que vem o nome Fastback.
Devido a essa solução de design, o Fastback será mais comprido que o Pulse e terá porta-malas maior. Consequentemente, será posicionado em um patamar superior de mercado, com preços mais elevados. Assim como o "irmão menor", o novo SUV será produzido na fábrica da Fiat em Betim (MG).
Sob o capô, espera-se que o Fastback utilize o motor T200: trata-se da unidade 1.0 da linha FireFly, mas acrescida de turbocompressor e injeção direta de combustível. No Pulse, essa unidade desenvolve até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O câmbio é automático do tipo CVT.
Vale lembrar que o Pulse terá uma versão esportiva Abarth, com propulsor T270, um 1.3 turbo de até 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Assim, nada impede que o novo SUV da Fiat também ofereça uma versão semelhante.
Já testamos o Fiat Pulse com motor turbo: assista ao vídeo!