De Tatuí (SP)*- Depois de alguns anos de especulações e de um período de pré-venda que começou há dois meses, a Ford F-150 enfim chega ao mercado brasileiro. A caminhonete de grande porte tem a Ram 1500 na alça de mira, além da Chevrolet Silverado, que também retornará ao país neste ano. Inicialmente, o fabricante trará duas versões, ambas importadas dos Estados Unidos: a Lariat e a Platinum. Veja os preços:
- Ford F-150 Lariat: R$479.990
- Ford F-150 Platinum: R$509.990
As duas configurações têm a mesma mecânica. O motor é o V8 5.0 Coyote, movido a gasolina. Trata-se, grosso modo, da mesma unidade que equipa o esportivo Mustang, só que com uma calibração específica para a caminhonete. Neste caso, ele desenvolve 405cv de potência a 6.000rpm e 56,7kgfm de torque a 4.250rpm. O fabricante declara uma aceleração de zero a 100km/h em apenas 7,1 segundos.
O câmbio, automático de 10 marchas também vem do Mustang, mas, na Ford F-150, ele é associado à tração 4x4. O sistema traz quatro opções: uma mais adequada ao uso off-road, outra ao asfalto e ainda uma que funciona sob demanda, além da opção 4x2.
Consumo da Ford F-150
A Ford divulgou o consumo da F-150 de acordo com os parâmetros do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Os números são:
- Cidade: 6,3km/l
- Estrada: 8,6km/l
Como o tanque é gigantesco, com 136 litros de capacidade, a autonomia da caminhonete, tomando por base os dados de consumo declarados, supera os 1.000 quilômetros.
Capacidade de carga
Assim como costuma acontecer com caminhonetes grandes, a Ford F-150 tem capacidade de carga semelhante à de um modelo compacto. A versão Lariat, ligeiramente mais leve, comporta um pouco mais de peso. Veja os números:
- Ford F-150 Lariat: 728kg
- Ford F-150 Platinum: 681kg
A picape, porém, tem enorme capacidade de reboque, como é comum nesse segmento. As duas versões podem puxar nada menos que 3.515kg de peso. Além do mais, a caçamba tem dimensões generosas: o volume é de 1.370 litros.
Equipamentos da Ford F-150
Externamente, a versão Lariat caracteriza-se pela ausência de cromados. Nela, grade frontal, rodas e outros elementos vêm pintados de cinza escuro. Desde a versão de entrada, a Ford F-150 vem equipada com:
- Teto solar panorâmico
- Rodas de liga leve de 20 polegadas
- Ajustes elétricos e memória para bancos dianteiros, pedais e retrovisores
- Oito airbags
- Controlador de velocidade adaptativo com frenagem e arrancada automáticas
- Assistente de manutenção e centralização de faixa
- Frenagem automática com detecção de pedestres
- Câmera de ré com detecção de objetos
- Sistema de monitoramento de pontos cegos com cobertura de reboque
- Painel de instrumentos com tela digital de 12 polegadas
- Sistema de som com 8 alto-falantes
- Sistema multimídia com tela de 12 polegadas com conectividade sem fio com Apple CarPlay e Android Auto
- Tampa da caçamba com abertura e fechamento elétricos
- FordPass Connect, que emite alertas e permite ativar ou desativar funções do veículo por meio do celular
Na top de linha Platinum há altas doses de cromados, presentes na grade, rodas, retrovisores, maçanetas e tampa da caçamba. Essa versão adiciona os seguintes equipamentos:
- Estribos laterais elétricos
- Sistema de som com 18 alto-falantes
- Bancos com costuras premium e logo da versão
Impressões
Nosso contato inicial com a F-150 foi no Campo de Provas da Ford, em Tatuí (SP). O test drive inclui circuitos de alta e de baixa velocidade, além de um percurso off-road. Ao todo, foram cerca de 20km ao volante da caminhonete: pouco para conhecê-la em detalhes, mas o suficiente para ter as primeiras impressões.
O que mais chama a atenção é o desempenho do motor V8. Apesar do corpanzil de quase seis metros e de aproximadamente duas toneladas e meia, a picape acelera com vontade no asfalto. O câmbio atua com suavidade, enquanto a suspensão, com eixo rígido e feixes de molas na traseira, consegue proporcionar boa estabilidade dentro das possibilidades para uma picape grande.
Além do mais, a suspensão também parece filtrar bem as imperfeições do solo. A F-150 demonstrou ter rodar confortável em algumas das chamadas pistas especiais do Campo de Provas da Ford, com paralelepípedos e calçamento de pedras desniveladas.
O circuito off-road foi o mais desafiador: estava um pouco escorregadio, devido a uma chuva que caiu logo antes do test drive. Mesmo assim, a caminhonete não teve qualquer dificuldade para enfrentar trechos de terra, cascalho e areia. Méritos do sistema de tração 4x4 e também de todos os auxílios eletrônicos à condução.
Assistentes de reboque
E por falar em auxílios eletrônicos, houve ainda a possibilidade de experimentar uma Ford F-150 acoplada a um reboque. O exercício consistia em estacionar a caminhonete de ré, usando um assistente semiautônomo, batizado pelo fabricante de Pro Trailer.
Essa tarefa normalmente é ingrata, pois, para que o reboque faça uma curva para determinado lado, é preciso esterçar no sentido contrário. Porém, graças à tecnologia, que utiliza câmeras, basta operar um botão rotativo no painel e o volante, por conta própria, gira as rodas.
*Jornalista viajou a convite da Ford
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