UAI

Ford F-150 chega com motor V8 de Mustang e muitos equipamentos

Depois de muita espera, caminhonete finalmente chega ao país para concorrer com Ram 1500 e Chevrolet Silverado

Publicidade
Picapona terá mudanças na linha 2024
Picapona terá mudanças na linha 2024 Foto: Picapona terá mudanças na linha 2024

De Tatuí (SP)*- Depois de alguns anos de especulações e de um período de pré-venda que começou há dois meses, a Ford F-150 enfim chega ao mercado brasileiro. A caminhonete de grande porte tem a Ram 1500 na alça de mira, além da Chevrolet Silverado, que também retornará ao país neste ano. Inicialmente, o fabricante trará duas versões, ambas importadas dos Estados Unidos: a Lariat e a Platinum. Veja os preços:

  • Ford F-150 Lariat: R$479.990
  • Ford F-150 Platinum: R$509.990

As duas configurações têm a mesma mecânica. O motor é o V8 5.0 Coyote, movido a gasolina. Trata-se, grosso modo, da mesma unidade que equipa o esportivo Mustang, só que com uma calibração específica para a caminhonete. Neste caso, ele desenvolve 405cv de potência a 6.000rpm e 56,7kgfm de torque a 4.250rpm. O fabricante declara uma aceleração de zero a 100km/h em apenas 7,1 segundos.

O câmbio, automático de 10 marchas também vem do Mustang, mas, na Ford F-150, ele é associado à tração 4x4. O sistema traz quatro opções: uma mais adequada ao uso off-road, outra ao asfalto e ainda uma que funciona sob demanda, além da opção 4x2.

Consumo da Ford F-150

A Ford divulgou o consumo da F-150 de acordo com os parâmetros do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Os números são:

  • Cidade: 6,3km/l
  • Estrada: 8,6km/l

Como o tanque é gigantesco, com 136 litros de capacidade, a autonomia da caminhonete, tomando por base os dados de consumo declarados, supera os 1.000 quilômetros.

Capacidade de carga

Assim como costuma acontecer com caminhonetes grandes, a Ford F-150 tem capacidade de carga semelhante à de um modelo compacto. A versão Lariat, ligeiramente mais leve, comporta um pouco mais de peso. Veja os números:

  • Ford F-150 Lariat: 728kg
  • Ford F-150 Platinum: 681kg

A picape, porém, tem enorme capacidade de reboque, como é comum nesse segmento. As duas versões podem puxar nada menos que 3.515kg de peso. Além do mais, a caçamba tem dimensões generosas: o volume é de 1.370 litros.

Detalhe do degrau da caçamba da Ford F-150
Caçamba tem 1.370 litros de volume e traz degrau de acesso

Equipamentos da Ford F-150

Externamente, a versão Lariat caracteriza-se pela ausência de cromados. Nela, grade frontal, rodas e outros elementos vêm pintados de cinza escuro. Desde a versão de entrada, a Ford F-150 vem equipada com:

  • Teto solar panorâmico
  • Rodas de liga leve de 20 polegadas
  • Ajustes elétricos e memória para bancos dianteiros, pedais e retrovisores
  • Oito airbags
  • Controlador de velocidade adaptativo com frenagem e arrancada automáticas
  • Assistente de manutenção e centralização de faixa
  • Frenagem automática com detecção de pedestres
  • Câmera de ré com detecção de objetos
  • Sistema de monitoramento de pontos cegos com cobertura de reboque
  • Painel de instrumentos com tela digital de 12 polegadas
  • Sistema de som com 8 alto-falantes
  • Sistema multimídia com tela de 12 polegadas com conectividade sem fio com Apple CarPlay e Android Auto
  • Tampa da caçamba com abertura e fechamento elétricos
  • FordPass Connect, que emite alertas e permite ativar ou desativar funções do veículo por meio do celular

Na top de linha Platinum há altas doses de cromados, presentes na grade, rodas, retrovisores, maçanetas e tampa da caçamba. Essa versão adiciona os seguintes equipamentos:

  • Estribos laterais elétricos
  • Sistema de som com 18 alto-falantes
  • Bancos com costuras premium e logo da versão

Impressões

Nosso contato inicial com a F-150 foi no Campo de Provas da Ford, em Tatuí (SP). O test drive inclui circuitos de alta e de baixa velocidade, além de um percurso off-road. Ao todo, foram cerca de 20km ao volante da caminhonete: pouco para conhecê-la em detalhes, mas o suficiente para ter as primeiras impressões.

O que mais chama a atenção é o desempenho do motor V8. Apesar do corpanzil de quase seis metros e de aproximadamente duas toneladas e meia, a picape acelera com vontade no asfalto. O câmbio atua com suavidade, enquanto a suspensão, com eixo rígido e feixes de molas na traseira, consegue proporcionar boa estabilidade dentro das possibilidades para uma picape grande.

Além do mais, a suspensão também parece filtrar bem as imperfeições do solo. A F-150 demonstrou ter rodar confortável em algumas das chamadas pistas especiais do Campo de Provas da Ford, com paralelepípedos e calçamento de pedras desniveladas.

O circuito off-road foi o mais desafiador: estava um pouco escorregadio, devido a uma chuva que caiu logo antes do test drive. Mesmo assim, a caminhonete não teve qualquer dificuldade para enfrentar trechos de terra, cascalho e areia. Méritos do sistema de tração 4x4 e também de todos os auxílios eletrônicos à condução.

Assistentes de reboque

E por falar em auxílios eletrônicos, houve ainda a possibilidade de experimentar uma Ford F-150 acoplada a um reboque. O exercício consistia em estacionar a caminhonete de ré, usando um assistente semiautônomo, batizado pelo fabricante de Pro Trailer.

Essa tarefa normalmente é ingrata, pois, para que o reboque faça uma curva para determinado lado, é preciso esterçar no sentido contrário. Porém, graças à tecnologia, que utiliza câmeras, basta operar um botão rotativo no painel e o volante, por conta própria, gira as rodas.

*Jornalista viajou a convite da Ford