De Tatuí (SP) – Quando se fala em Ford Mustang, a primeira imagem que vem à cabeça é a do cupê esportivo, um muscle car icônico, lançado na década de 1960, que faz parte da história da marca. Mas agora esse pensamento tem de mudar, pois a Ford acaba de lançar o Mustang Mach-E, um SUV 100% elétrico que chega ao Brasil em versão única GT Performance, motor de 487cv e autonomia de 379 quilômetros pela aferição do Inmetro.
Produzido na fábrica da Ford no México, o Mustang Mach-E é o primeiro modelo Ford elétrico comercializado na América do Sul. De acordo com a Ford, é o modelo elétrico mais vendido nos Estados Unidos, com 28 mil unidades emplacadas. Ele só fica atrás do Tesla Model Y, e já recebeu 25 prêmios da mídia especializada, além de cinco estrelas no crash teste do EuroNcap.
O Mustang Mach-E faz parte do pacote de investimentos de US$ 50 bilhões que a Ford vem fazendo na eletrificação de sua linha de 2022 a 2026. Modelo poderá ser encomendado em qualquer concessionária Ford no país, mas terão 50 revendas especializadas para a venda e manutenção do modelo, a maioria nas regiões Sudeste e Sul. O modelo tem três anos de garantia, sem quilometragem, incluindo as três primeiras revisões gratuitas. Já a garantia da bateria é de oito anos.
Visual e dimensões do Ford Mustang Mach-E
No que diz respeito ao visual, o Mustang Mach-E traz algumas semelhanças com a última geração do cupê esportivo Mach One. Os faróis estreitos full LED formam conjunto equilibrado com a grade frontal, que é totalmente fechada e traz o cavalo rampante ao centro. O capô é alongado e o para-choque com desenho esportivo traz entradas de ar nas extremidades.
Nas laterais, formas musculosas e rodas de liga leve de 20 polegadas com belo desenho que expõe as pinças de freio Brembo em vermelho. Os pneus são na medida 245/45 R20. Detalhe interessante são as maçanetas escamoteadas, que atuam em conjunto com sensores nas portas. O teto preto parece flutuar e enfatiza a descaída na traseira, reafirmando o estilo cupê do SUV. A antena tipo barbatana de tubarão e o defletor de ar superior completam o estilo esportivo.
Na traseira, as lanternas com três barras, iguais às do cupê, formam belo conjunto com o para-choque estilizado e a sigla GT no meio da tampa do porta-malas. O Mustang Mach-E tem 4,74m de comprimento, 1,88m de largura, 1,61m de altura e 2,98m de distância entre-eixos. A altura em relação ao solo é de 20cm.
O porta-malas do Mustang Mach-E tem capacidade de 402 litros e traz o kit de reparo para emergências em caso de pneu furado. Mas o SUV elétrico tem ainda um compartimento de carga sob o capô com capacidade de 139,5 litros. Para a abertura da tampa do porta-malas, o motorista pode optar pelo sistema mãos livres (passando o pé sob o para-choque traseiro) ou em botões na própria tampa.
Interior sofisticado e tecnológico
Por dentro, o Mustang Mach-E tem acabamento sofisticado, com materiais de qualidade e soft touch. O volante multifuncional traz o cavalo ao centro e comandos para que o motorista não desvie a atenção da direção. O painel tem linhas retilíneas, com instrumentos em tela de 10,2 polegadas e central multimídia de 15,5 polegadas. Modelo conta ainda com luz ambiente configurável em sete cores.
Os bancos Ford Performance tem desenho esportivo, com revestimento em suede no meio e nas laterais material sintético que imita couro. O console, em três níveis, traz na parte mais alta o seletor de câmbio e porta-objetos, além do freio de estacionamento eletrônico. Atrás, os passageiros usufruem de amplo espaço para as pernas em banco confortável e contam com visão privilegiada do teto panorâmico.
Além do Ford Pass, que permite climatizar a cabine de maneira programada, conferir a carga da bateria e localizar pontos de recarga, o Mustang Mach-E conta com o Sync 4, com seis entradas USB tipo A e C, tela multimídia configurável para diferentes perfis, GPS embarcado e jogos que podem ser acessados com o carro parado. O painel de instrumentos tem três modos de customização, com autonomia e status da bateria em destaque.
Conjunto de propulsão elétrica
O Ford Mustang Mach-E conta com dois motores elétricos, sendo um em cada eixo. Juntos somam 487cv de potência máxima, com 87,7kgfm de torque. Com coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,292, o SUV elétrico acelera até 100km/h em apenas 3,7 segundos. As suspensões independentes são McPherson na frente e multilink na traseira.
Com a distribuição de peso 50% na frente e 50% na traseira, o modelo é alimentado por bateria de níquel, cobalto e manganês, com células de íon de lítio e capacidade de 91kWh. A Ford informou que o modelo tem autonomia de 379 quilômetros pela aferição do Inmetro e 541 quilômetros pelo WLTP.
O Mustang Mach-E traz ainda quatro modos de condução: o Engage, para condição normal do dia a dia; Unbridle, para um condução mais esportiva; Unbridle Extended, condução esportiva com otimização da bateria; e Whisper, ideal para condições adversas e pisos escorregadios.
O SUV elétrico vem equipado com WallBox portátil de 7kW, fornecido com o veículo, para recarga residencial da bateria. Com ele, a recarga completa da bateria é feita em 14 horas. Mas o cliente pode optar pela compra do WallBox fixo de 11kW, que faz a recarga completa em 11 horas.
O Mustang Mach-E conta com plugue tipo 2, presente nos pontos de recarga públicos. A Ford revelou, ainda, que fez parceria com a ezvolt, maior rede privada de eletropostos do país. Os primeiros compradores do Mach-E ganharão um voucher de uso gratuito por 12 meses ou 950kW.
O SUV elétrico conta com alguns sistemas de auxílio à condução que não estão autorizados no Brasil. Mas a lista de sistemas de segurança incluem detecção, manutenção e centralização em faixa com alerta de ponto cego; controle de cruzeiro adaptativo com stop and go; alerta de colisão com detecção de pedestres; alerta de tráfego cruzado; frenagem autônoma de emergência; assistente de manobras evasivas; reconhecimento de sinais de velocidade e nove airbags.
A Ford listou como concorrentes do Mustang Mach-E o Audi e-Tron GT (R$ 769.990), Porsche Taycan (R$ 745 mil), BMW i4 (R$ 617.950), BMW iX3 (R$ 500.950) e Volvo XC40 (R$ 399.950). É briga de peixe grande que envolve modelos com performance esportiva com diferentes carrocerias. Mas a Ford está confiante no potencial do Mustang Mach-E, que já pode ser encomendado nas revendas da marca.
(*) Jornalista viajou a convite da Ford do Brasil
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas