UAI

Ford Mustang Mach-E: SUV elétrico chega por R$ 486 mil

Nome de modelo icônico da marca batiza SUV cupê 100% elétrico que traz motor de 487cv e 379 quilômetros de autonomia com carga completa

Publicidade
Modelo tem linhas aerodinâmicas que enfatizam sua esportividade
Modelo tem linhas aerodinâmicas que enfatizam sua esportividade Foto: Modelo tem linhas aerodinâmicas que enfatizam sua esportividade

De Tatuí (SP) – Quando se fala em Ford Mustang, a primeira imagem que vem à cabeça é a do cupê esportivo, um muscle car icônico, lançado na década de 1960, que faz parte da história da marca. Mas agora esse pensamento tem de mudar, pois a Ford acaba de lançar o Mustang Mach-E, um SUV 100% elétrico que chega ao Brasil em versão única GT Performance, motor de 487cv e autonomia de 379 quilômetros pela aferição do Inmetro.

ford mustang mach e suv cupe eletrico modelo 2024 azul de frente estatico na ponte no asfalto
Faróis full LED com grade dianteira totalmente fechada

Produzido na fábrica da Ford no México, o Mustang Mach-E é o primeiro modelo Ford elétrico comercializado na América do Sul. De acordo com a Ford, é o modelo elétrico mais vendido nos Estados Unidos, com 28 mil unidades emplacadas. Ele só fica atrás do Tesla Model Y, e já recebeu 25 prêmios da mídia especializada, além de cinco estrelas no crash teste do EuroNcap.

O Mustang Mach-E faz parte do pacote de investimentos de US$ 50 bilhões que a Ford vem fazendo na eletrificação de sua linha de 2022 a 2026. Modelo poderá ser encomendado em qualquer concessionária Ford no país, mas terão 50 revendas especializadas para a venda e manutenção do modelo, a maioria nas regiões Sudeste e Sul. O modelo tem três anos de garantia, sem quilometragem, incluindo as três primeiras revisões gratuitas. Já a garantia da bateria é de oito anos.

Visual e dimensões do Ford Mustang Mach-E

No que diz respeito ao visual, o Mustang Mach-E traz algumas semelhanças com a última geração do cupê esportivo Mach One. Os faróis estreitos full LED formam conjunto equilibrado com a grade frontal, que é totalmente fechada e traz o cavalo rampante ao centro. O capô é alongado e o para-choque com desenho esportivo traz entradas de ar nas extremidades.

Nas laterais, formas musculosas e rodas de liga leve de 20 polegadas com belo desenho que expõe as pinças de freio Brembo em vermelho. Os pneus são na medida 245/45 R20. Detalhe interessante são as maçanetas escamoteadas, que atuam em conjunto com sensores nas portas. O teto preto parece flutuar e enfatiza a descaída na traseira, reafirmando o estilo cupê do SUV. A antena tipo barbatana de tubarão e o defletor de ar superior completam o estilo esportivo.

ford mustang mach e suv cupe eletrico modelo 2024 azul de traseira em movimento no asfalto
Traseira traz lanternas em três barras, como no cupê esportivo

Na traseira, as lanternas com três barras, iguais às do cupê, formam belo conjunto com o para-choque estilizado e a sigla GT no meio da tampa do porta-malas. O Mustang Mach-E tem 4,74m de comprimento, 1,88m de largura, 1,61m de altura e 2,98m de distância entre-eixos. A altura em relação ao solo é de 20cm.

O porta-malas do Mustang Mach-E tem capacidade de 402 litros e traz o kit de reparo para emergências em caso de pneu furado. Mas o SUV elétrico tem ainda um compartimento de carga sob o capô com capacidade de 139,5 litros. Para a abertura da tampa do porta-malas, o motorista pode optar pelo sistema mãos livres (passando o pé sob o para-choque traseiro) ou em botões na própria tampa.

Interior sofisticado e tecnológico

Por dentro, o Mustang Mach-E tem acabamento sofisticado, com materiais de qualidade e soft touch. O volante multifuncional traz o cavalo ao centro e comandos para que o motorista não desvie a atenção da direção. O painel tem linhas retilíneas, com instrumentos em tela de 10,2 polegadas e central multimídia de 15,5 polegadas. Modelo conta ainda com luz ambiente configurável em sete cores.

ford mustang mach e suv cupe eletrico modelo 2024 azul interior painel e bancos no asfalto
Acabamento sofisticado e multimídia com tela de 15,5 polegadas

Os bancos Ford Performance tem desenho esportivo, com revestimento em suede no meio e nas laterais material sintético que imita couro. O console, em três níveis, traz na parte mais alta o seletor de câmbio e porta-objetos, além do freio de estacionamento eletrônico. Atrás, os passageiros usufruem de amplo espaço para as pernas em banco confortável e contam com visão privilegiada do teto panorâmico.

Além do Ford Pass, que permite climatizar a cabine de maneira programada, conferir a carga da bateria e localizar pontos de recarga, o Mustang Mach-E conta com o Sync 4, com seis entradas USB tipo A e C, tela multimídia configurável para diferentes perfis, GPS embarcado e jogos que podem ser acessados com o carro parado. O painel de instrumentos tem três modos de customização, com autonomia e status da bateria em destaque.

ford mustang mach e suv cupe eletrico modelo 2024 azul interior painel digital e volante no asfalto
Painel de instrumentos digital tem tela estreita de 10,2 polegadas

Conjunto de propulsão elétrica

O Ford Mustang Mach-E conta com dois motores elétricos, sendo um em cada eixo. Juntos somam 487cv de potência máxima, com 87,7kgfm de torque. Com coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,292, o SUV elétrico acelera até 100km/h em apenas 3,7 segundos. As suspensões independentes são McPherson na frente e multilink na traseira.

Com a distribuição de peso 50% na frente e 50% na traseira, o modelo é alimentado por bateria de níquel, cobalto e manganês, com células de íon de lítio e capacidade de 91kWh. A Ford informou que o modelo tem autonomia de 379 quilômetros pela aferição do Inmetro e 541 quilômetros pelo WLTP.

ford mustang mach e suv cupe eletrico modelo 2024 azul interior console carregador inducao no estudio
Ford Mustang Mach-E tem carregamento de celular por indução no console

O Mustang Mach-E traz ainda quatro modos de condução: o Engage, para condição normal do dia a dia; Unbridle, para um condução mais esportiva; Unbridle Extended, condução esportiva com otimização da bateria; e Whisper, ideal para condições adversas e pisos escorregadios.

O SUV elétrico vem equipado com WallBox portátil de 7kW, fornecido com o veículo, para recarga residencial da bateria. Com ele, a recarga completa da bateria é feita em 14 horas. Mas o cliente pode optar pela compra do WallBox fixo de 11kW, que faz a recarga completa em 11 horas.

O Mustang Mach-E conta com plugue tipo 2, presente nos pontos de recarga públicos. A Ford revelou, ainda, que fez parceria com a ezvolt, maior rede privada de eletropostos do país. Os primeiros compradores do Mach-E ganharão um voucher de uso gratuito por 12 meses ou 950kW.

O SUV elétrico conta com alguns sistemas de auxílio à condução que não estão autorizados no Brasil. Mas a lista de sistemas de segurança incluem detecção, manutenção e centralização em faixa com alerta de ponto cego; controle de cruzeiro adaptativo com stop and go; alerta de colisão com detecção de pedestres; alerta de tráfego cruzado; frenagem autônoma de emergência; assistente de manobras evasivas; reconhecimento de sinais de velocidade e nove airbags.

A Ford listou como concorrentes do Mustang Mach-E o Audi e-Tron GT (R$ 769.990), Porsche Taycan (R$ 745 mil), BMW i4 (R$ 617.950), BMW iX3 (R$ 500.950) e Volvo XC40 (R$ 399.950). É briga de peixe grande que envolve modelos com performance esportiva com diferentes carrocerias. Mas a Ford está confiante no potencial do Mustang Mach-E, que já pode ser encomendado nas revendas da marca.

ford mustang mach e suv cupe eletrico modelo 2024 azul de frente estatico no asfalto
Modelo é sucesso de vendas nos Estados Unidos

(*) Jornalista viajou a convite da Ford do Brasil

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas