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Ford Ranger 2024 chega com motor V6, design atualizado e muito conteúdo

Motor V6 turbodiesel e equipamentos sofisticados para o segmento são os trunfos da picape

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Faróis em formato de C são elemento de identidade do fabricante
Faróis em formato de C são elemento de identidade do fabricante Foto: Faróis em formato de C são elemento de identidade do fabricante

(De Mendoza, Argentina*) Durante o lançamento da Ranger 2024, a Ford afirmou várias vezes que a caminhonete vai redefinir o segmento. Exageros publicitários à parte, o fato é que o modelo exibe uma série de novos atrativos, que vão desde os equipamentos até a mecânica. Neste primeiro momento, apenas as duas versões top de linha, com motor V6, começam a ser vendidas, unicamente na plataforma de e-commerce da marca. Veja os preços:

  • Ford Ranger 2024 XLT: R$ 289.990
  • Ford Ranger 2024 Limited: R$ 319.990

Até o dia 26 de junho, as vendas estarão disponíveis exclusivamente para consumidores que já são clientes da Ford. A partir dessa data, a caminhonete fica disponível também para o público geral. O prazo de entrega do veículo é de 30 a 60 dias. Há sete opções de cores: azul Belize, preto Gales, cinza Moscou, prata Geada, branco Ártico, vermelho Bari e a nova laranja Jalapão. A garantia é de 5 anos.

Motor V6 é novidade

Nessas duas configurações, XLT e Limited, a Ford Ranger 2024 vem sempre equipada com um motor 3.0 V6 turbodiesel, que é uma das novidades da gama. Ele desenvolve 250cv de potência e 61,2kgfm de torque e trabalha associado a um novo câmbio automático de 10 marchas (o mesmo do Mustang). Segundo o fabricante, esse propulsor já roda sem problemas com até 20% de biodiesel.

Para efeito de comparação, uma Volkswagen Amarok 3.0 V6, que era a única picape a diesel com esse tipo de motorização do mercado brasileiro até o momento, entrega mais potência, mas menos torque, em ambos os casos pequena diferença: são 258cv e 59,1kgfm. O câmbio automático da concorrente tem oito marchas.

Não falta, claro, sistema de tração nas quatro rodas. A novidade é que, além das opções 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida convencionais, há o modo 4WD, que distribui a tração entre os eixos sob demanda. Há ainda modos eletrônicos de condução: são quatro na versão XLT (Normal, Eco, Escorregadio e Rebocar/Transportar) e seis na Limited (que acrescenta Lama/Terra e Areia). Já os freios ganharam discos nas quatro rodas.

Futuramente, chegam as versões de entrada XL e XLS, equipadas com um motor 2.0 turbodiesel de 170cv de potência e 41,3kgfm.

Consumo da Ford Ranger 2024

No caso das versões equipadas com motor V6, o fabricante informa um consumo combinado de 8,7 km/l. Os números em trajetos urbanos e rodoviários, já informados pelo programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE) são:

  • Consumo na cidade: 7,5 km/l
  • Consumo na estrada: 11,8 km/l

Equipamentos da Ford Ranger 2024

Desde a versão XLT, a Ford Ranger 2024 traz freio de estacionamento eletrônico, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, sete airbags (frontais, laterais, do tipo cortina e para os joelhos do condutor), faróis de LED (inclusive os de neblina) com facho alto automático, estribo plataforma e retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico e caçamba com trava elétrica e iluminação.

Na cabine, há painel de instrumentos digital com tela de 8 polegadas, central multimídia SYNC 4 com tela touch de 10 polegadas e comandos de voz, carregador de celular por indução e entradas USB dos tipos A e C nos bancos dianteiros e traseiro, que são revestidos em couro e têm ajuste elétrico em oito posições para o motorista. Há também o FordPass Connect, que permite acionar funções à distância, por meio de aplicativo.

O volante, também em couro, traz ajustes de altura e profundidade. Por fim, a versão XLT vem com sistema reconhecimento de sinais de trânsito, sensor de chuva, controle automático em descidas e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e espelho retrovisor eletrocrômico, além de rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas com pneus 255/70 AT.

Por sua vez, a Ford Ranger Limited 2024 se diferencia visualmente pelo santantônio estilizado e pelas molduras dos para-lamas na cor da carroceria. A opção top de linha traz rodas de liga leve de 18” com pneus 255/65 AT, bagageiro de teto, lanternas traseiras de LED e protetor de caçamba.

Na cabine, além de central multimídia com tela vertical de 12 polegadas, há ar-condicionado com duas zonas de temperatura, descansa-braço traseiro e chave com sensor de presença e partida sem chave. Traz também navegador off-road, dois modos adicionais de condução (Lama/Terra e Areia) e monitoramento de pressão dos pneus.

Opcional

A Ford Ranger Limited 2024 dispõe ainda de um kit opcional que eleva o preço final em R$ 20 mil. Externamente, ele acrescenta painel de instrumentos digital de 12,4 polegadas, rodas de liga leve de 20 polegadas e pneus 265/55 All Season.

Mas o destaque desse pacote fica por conta das tecnologias de assistência à direção. Há piloto automático adaptativo com stop & go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, assistente de manobras evasivas, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de cruzamentos e câmeras 360°.

Dimensões

Apesar de ter mantido a seção central da carroceria, com as mesmas chapas de portas e para-brisa da geração anterior, a Ford mexeu em elementos estruturais da Ranger 2024. Os aperfeiçoamentos incluem longarinas e travessas do chassi, além da suspensão traseira, que ganhou amortecedores fixados externamente à longarina e um novo conjunto de feixes de molas.

Segundo o fabricante, cerca de 2.700 peças são novas. As bitolas são 5cm maiores, assim como a distância entre-eixos, que chegou a 3,27m. No comprimento, a caminhonete chega a 5,37m e, na largura, a 1,91m. A altura livre do solo é de 235mm, enquanto a capacidade de imersão chega a 800mm. Por fim, as mudanças incluem um redesenho da caçamba, que agora consegue acomodar um pallet.

*O jornalista viajou a convite da Ford