A nova geração do Ford Territory já está disponível no mercado brasileiro. O SUV médio continua sendo importado da China, onde foi projetado junto à JMC, uma joint venture da marca americana naquele país.
O novo Ford Territory chega ao Brasil com um preço agressivo, R$ 209.990 na versão única Titanium, R$ 10 mil a menos que a geração anterior. Mesmo assim o SUV médio evoluiu em todos os quesitos, querendo desbancar o Jeep Compass e até mesmo o Jeep Commander, mas para quem não precisa dos sete lugares.
O visual do novo Ford Territory ficou mais encorpado, com destaque para a grade, os vincos no capô e laterais, a linha de cintura elevada e as rodas de 19 polegadas. Os faróis foram deslocados para o para-choque, e todo o conjunto óptico é em LED. As lanternas reforçam a impressão de largura do veículo, enquanto o extrator na porção inferior do para-choque reforça a esportividade do SUV médio.
Novo Ford Territory tem ótimo acabamento e espaço interno
O acabamento do interior, que já era bom, evoluiu. Todo o habitáculo do novo Ford Territory é revestido por material de toque macio e couro, além de apliques que simulam madeira. Os bancos dianteiros contam com ajustes elétricos e ventilação. Outro mimo é o teto solar panorâmico.
Uma enorme tela toma conta do painel, sendo que o lado esquerdo dedica 12,3 polegadas ao quadro de instrumentos digital e configurável, enquanto o direito tem 12,3 polegadas para o multimídia. O espaço no banco traseiro é destaque na categoria. Com bom aproveitamento lateral e assoalho plano, o Ford Territory é o SUV que passa mais perto de oferecer conforto ao passageiro central. O porta-malas agora tem 448 litros, um ganho de 100 litros que resolve uma pendência da geração anterior.
Motor foi totalmente revisto
Mesmo tendo preservado o bloco do antigo motor 1.5, podemos considerar que o Ford Territory 2024 tem um novo conjunto mecânico. É que tudo ao redor do bloco foi drasticamente revisto, a começar pelo turbo, que agora tem geometria variável. A injeção de combustível agora é direta e o comando de válvulas é variável.
A evolução pode ser comprovada pelos ganhos em potência, de 150cv para 169cv (a 5.500rpm), e torque, de 22,9kgfm para 25,5kgfm (entre 1.500 e 3.500rpm). A transmissão também é nova, sendo que o antigo CVT foi substituído por um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas banhado a óleo. Existem 3 modos de condução: eco; serra/colina; esportivo. A suspensão traseira manteve a configuração multilink. O consumo é de 9,5km/l na cidade e 11,8km/l na estrada, sempre com gasolina.
Lista de equipamentos é generosa
Tomadas USB tipo A e C; bancos revestidos em couro; assentos dianteiros com ajustes elétricos e ventilação; ar-condicionado de dupla zona; quadro de instrumentos digital de 12,3"; multimídia com 12,3" com espelhamento com smartphone sem fio; carregamento do smartphone sem fio; teto solar panorâmico; direção elétrica; câmera 360 graus; luz ambiente; freio de estacionamento por botão com função auto hold; porta-malas com abertura elétrica e sensor de abertura sem as mãos; airbags frontais, laterais e de cortina; controle de cruzeiro adaptativo com stop & go; monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado; assistente de permanência e troca de faixa; sensores de estacionamento traseiros e dianteiros; frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal; assistente de frenagem de emergência; assistente de partida em rampa; assistente de descida; controle de estabilidade e tração; monitoramento de pressão dos pneus; assistente de estacionamento.
- Jornalista viajou a convite da Ford
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