De São Paulo (SP)* - A GWM apresentou o Haval H6, um SUV de porte médio e motorização híbrida que chega ainda importado. Mais que o lançamento de um modelo, que já disponível em pré-venda, esta foi a estreia da marca chinesa no Brasil.
Vale lembrar que a GWM comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, ou seja, a marca terá produção nacional. O primeiro produto a ser fabricado no Brasil será a picape Poer. A Great Wall Motor ainda vem se movimentando para montar uma rede de 50 concessionárias que terá cobertura de todo o território brasileiro.
Haval H6 tem carrocerias SUV tradicional e SUV cupê
O Haval H6 começa a ser distribuído no Brasil em março, com três versões e duas carrocerias. A de entrada é a Premium HEV, com carroceria SUV tradicional e motorização híbrida convencional. A intermediária é a Premium PHEV, com a mesma carroceria, porém com trem de força híbrido plug-in.
Já a versão de topo do Haval H6 é a GT, com visual de SUV cupê e motorização híbrida plug-in (PHEV). De acordo com a GWM, as três versões chegam ao mercado ao mesmo tempo. Os preços do modelo só serão divulgados em março, mas a expectativa é que os veículos cheguem bastante competitivos.
O Haval H6 Premium HEV deve duelar com o Toyota Corolla Cross Híbrido (confira aqui um teste com o modelo), com preço na casa dos R$ 230 mil. Já o Premium PHEV deve chegar na casa dos R$ 270 mil, enquanto GT PHEV pode beirar os R$ 300 mil.
Visual é agressivo
O Haval H6 foi apresentado apenas na versão de topo GT PHEV. O SUV cupê tem linhas agressivas, a começar pelo para-choque que toma conta de toda a dianteira, além da imensa grade em trapézio. O capô é alto, formando um visual parrudão, reforçado pela linha de ombro alta, as molduras das caixas de roda e as próprias rodas de 19 polegadas.
Com a descaída do teto a partir da coluna C, o visual de SUV cupê do Haval H6 não compromete o espaço da cabeça no banco de trás. O visual continua esportivo na traseira, com direito a aerofólio, spoiler e dupla saída de escape (decorativa!). O comprimento do SUV é de 4,72 metros.
Também "esbarramos" com um Haval H6 Premium HEV no local da apresentação. Trata-se da carroceria SUV tradicional, que conta com uma grade tridimensional e um visual bastante elegante. A lanterna percorre toda a traseira do modelo, que também calça rodas de 19 polegadas.
Acabamento e espaço interno
No interior do Haval H6 GT o acabamento é bom, com aplique no painel que sugere fibra de carbono e plástico com textura de madeira. Os bancos, painéis de porta e apoio de braço central têm aplique em camurça. Além do quadro de instrumentos digital, o modelo conta com head-up display, que projeta informações na linha de visão do motorista. O multimídia tem tela de 12,3 polegadas.
Com entre-eixos de 2,72 metros, o espaço interno no Haval H6 é bom. O banco traseiro tem espaço de sobra para as pernas e até o passageiro central tem conforto acima da média (mas nunca chega a ser bom!). O teto solar panorâmico também alcança os passageiros de trás. Já o porta-malas, com sistema de abertura e fechamento elétrico, tem volume de 515 litros.
Ao volante do Haval H6 GT PHEV
O sistema híbrido do Haval H6 GT tem dois motores elétricos, um em cada eixo, e um propulsor a combustão 1.5 turbo a gasolina. A combinação disso tudo produz 393cv de potência e 77,7kgfm de torque. É uma bela usina de força, mesmo para um carro que pesa duas toneladas, o que pudemos comprovar no Autódromo de Interlagos.
A tração é integral, variando conforme a demanda, e o Haval H6 acelera até os 100 km/h em 4,8 segundos. De acordo com a GWM, os motores elétricos conseguem suportar sozinhos o veículo até os 145 km/h. Somente a partir daí é que o motor a combustão atuaria na tração do veículo. Fora isso, ele pode atuar como um gerador, caso a bateria não sejam recarregadas na tomada.
Já a bateria é de 34 kWh, o que, segundo a GWM, rende um alcance de 170 quilômetros (ciclo NBR) apenas no modo elétrico. Isso é o bastante para usar o carro durante alguns dias, e sem precisar recarregar. Assim, o Haval H6 acaba sendo um carro elétrico, mas com a garantia de um híbrido de que você não ficar parado no meio do caminho.
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Consumo e recarga
A GWM garante que a recarga completa em um wallbox comum (até 6,6 kWh, na corrente alternada) é feita em aproximadamente 5 horas. Já em um eletroposto de carga rápida (até 48 kWh, na corrente contínua), a recarga de 10% a 80% dura apenas 29 minutos. Já o motor a combustão tem à disposição um tanque de 55 litros. O SUV tem consumo declarado de 27,4 km/l na cidade e 25,2 km/l na estrada. Se juntar a capacidade da baterias com do tanque de gasolina, o alcance do Haval H6 é de 1.052 quilômetros.
GWM caprichou na tecnologia
Outro destaque é a tecnologia embarcada do Haval H6. No interior, na coluna A, uma câmera é capaz de fazer o reconhecimento facial dos usuários para personalizar os ajustes nos sistemas de condução e conectividade do veículo. O multimídia foi todo traduzido para o Português.
Com 5 câmeras e 14 radares, o Haval H6 GT oferece várias funções semiautônomas:
- Piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go;
- Frenagem automática de emergência;
- Frenagem automática de tráfego cruzado traseiro;
- Monitoramento de pontos cegos;
- Centralização de permanência de faixa;
- Alerta de perigo de abertura de portas;
- Reconhecimento de placas de trânsito;
- Auto Reversing Assistance;
- Assistente de estacionamento;
- Desvio Inteligente, que faz um leve desvio quando o veículo passa ao lado de caminhões;
- Smart Cornering, função do ACC que identifica o raio da curva à frente, faz a redução automática da velocidade e, ao sair da curva, volta a acelerar para a velocidade de cruzeiro.
Ficha Técnica - GWM Haval H6 GT
Motor a combustão 1.5 turbo a gasolina com injeção direta Motores elétricos Dois motores síncrono de ímã permanente, um dianteiro e um traseiro Câmbio Duas marchas com embreagem (motor a combustão); uma
marcha com redução (motores elétricos)Tração Tração permanente nas 4 rodas eletronicamente variável Potência combinada 393cv Torque combinado 77,7kgfm Aceleração - 0 a 100 km/h 4,8 segundos Bateria 34 kWh de íons de lítio Tempo de recarga Wallbox (AC até 6,6 kWh): 5 horas
Carga rápida (DC até 48 kWh): 29 minutosTanque combustível 55 litros Consumo Cidade: 27,4 km/l
Estrada: 25,2 km/lAlcance Modo elétrico: 170 Km (NBR)
Elétrico mais combustão: 1.052 KmSuspensão Dianteira: McPherson, com barra estabilizadora
Traseira: Multilink, com barra estabilizadoraDireção Assistência elétrica variável Freios Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos sólidosComprimento 4,72 metros Largura 1,94 metro Altura 1,72 metro Entre-eixos 2,73 metros Peso 2.050 quilos Porta-malas 515 litros
* Jornalista viajou a convite da GWM