UAI

Haval H6: SUV médio oficializa a estreia da GWM no Brasil

Modelo chega ao mercado brasileiro em março, mas pré-venda já está disponível. Conheça o SUV híbrido

Publicidade
SUV tem visual agressivo e desempenho nervoso
SUV tem visual agressivo e desempenho nervoso Foto: SUV tem visual agressivo e desempenho nervoso

De São Paulo (SP)* - A GWM apresentou o Haval H6, um SUV de porte médio e motorização híbrida que chega ainda importado. Mais que o lançamento de um modelo, que já disponível em pré-venda, esta foi a estreia da marca chinesa no Brasil.

Vale lembrar que a GWM comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, ou seja, a marca terá produção nacional. O primeiro produto a ser fabricado no Brasil será a picape Poer. A Great Wall Motor ainda vem se movimentando para montar uma rede de 50 concessionárias que terá cobertura de todo o território brasileiro.

Haval H6 tem carrocerias SUV tradicional e SUV cupê

O Haval H6 começa a ser distribuído no Brasil em março, com três versões e duas carrocerias. A de entrada é a Premium HEV, com carroceria SUV tradicional e motorização híbrida convencional. A intermediária é a Premium PHEV, com a mesma carroceria, porém com trem de força híbrido plug-in.

Já a versão de topo do Haval H6 é a GT, com visual de SUV cupê e motorização híbrida plug-in (PHEV). De acordo com a GWM, as três versões chegam ao mercado ao mesmo tempo. Os preços do modelo só serão divulgados em março, mas a expectativa é que os veículos cheguem bastante competitivos.

O Haval H6 Premium HEV deve duelar com o Toyota Corolla Cross Híbrido (confira aqui um teste com o modelo), com preço na casa dos R$ 230 mil. Já o Premium PHEV deve chegar na casa dos R$ 270 mil, enquanto GT PHEV pode beirar os R$ 300 mil.

Visual é agressivo

O Haval H6 foi apresentado apenas na versão de topo GT PHEV. O SUV cupê tem linhas agressivas, a começar pelo para-choque que toma conta de toda a dianteira, além da imensa grade em trapézio. O capô é alto, formando um visual parrudão, reforçado pela linha de ombro alta, as molduras das caixas de roda e as próprias rodas de 19 polegadas.

Com a descaída do teto a partir da coluna C, o visual de SUV cupê do Haval H6 não compromete o espaço da cabeça no banco de trás. O visual continua esportivo na traseira, com direito a aerofólio, spoiler e dupla saída de escape (decorativa!). O comprimento do SUV é de 4,72 metros.

Também "esbarramos" com um Haval H6 Premium HEV no local da apresentação. Trata-se da carroceria SUV tradicional, que conta com uma grade tridimensional e um visual bastante elegante. A lanterna percorre toda a traseira do modelo, que também calça rodas de 19 polegadas.

Acabamento e espaço interno

No interior do Haval H6 GT o acabamento é bom, com aplique no painel que sugere fibra de carbono e plástico com textura de madeira. Os bancos, painéis de porta e apoio de braço central têm aplique em camurça. Além do quadro de instrumentos digital, o modelo conta com head-up display, que projeta informações na linha de visão do motorista. O multimídia tem tela de 12,3 polegadas.

Com entre-eixos de 2,72 metros, o espaço interno no Haval H6 é bom. O banco traseiro tem espaço de sobra para as pernas e até o passageiro central tem conforto acima da média (mas nunca chega a ser bom!). O teto solar panorâmico também alcança os passageiros de trás. Já o porta-malas, com sistema de abertura e fechamento elétrico, tem volume de 515 litros.

Ao volante do Haval H6 GT PHEV

O sistema híbrido do Haval H6 GT tem dois motores elétricos, um em cada eixo, e um propulsor a combustão 1.5 turbo a gasolina. A combinação disso tudo produz 393cv de potência e 77,7kgfm de torque. É uma bela usina de força, mesmo para um carro que pesa duas toneladas, o que pudemos comprovar no Autódromo de Interlagos.

A tração é integral, variando conforme a demanda, e o Haval H6 acelera até os 100 km/h em 4,8 segundos. De acordo com a GWM, os motores elétricos conseguem suportar sozinhos o veículo até os 145 km/h. Somente a partir daí é que o motor a combustão atuaria na tração do veículo. Fora isso, ele pode atuar como um gerador, caso a bateria não sejam recarregadas na tomada.

Já a bateria é de 34 kWh, o que, segundo a GWM, rende um alcance de 170 quilômetros (ciclo NBR) apenas no modo elétrico. Isso é o bastante para usar o carro durante alguns dias, e sem precisar recarregar. Assim, o Haval H6 acaba sendo um carro elétrico, mas com a garantia de um híbrido de que você não ficar parado no meio do caminho.

Consumo e recarga

A GWM garante que a recarga completa em um wallbox comum (até 6,6 kWh, na corrente alternada) é feita em aproximadamente 5 horas. Já em um eletroposto de carga rápida (até 48 kWh, na corrente contínua), a recarga de 10% a 80% dura apenas 29 minutos. Já o motor a combustão tem à disposição um tanque de 55 litros. O SUV tem consumo declarado de 27,4 km/l na cidade e 25,2 km/l na estrada. Se juntar a capacidade da baterias com do tanque de gasolina, o alcance do Haval H6 é de 1.052 quilômetros.

GWM caprichou na tecnologia

Outro destaque é a tecnologia embarcada do Haval H6. No interior, na coluna A, uma câmera é capaz de fazer o reconhecimento facial dos usuários para personalizar os ajustes nos sistemas de condução e conectividade do veículo. O multimídia foi todo traduzido para o Português.

Com 5 câmeras e 14 radares, o Haval H6 GT oferece várias funções semiautônomas:

  • Piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go;
  • Frenagem automática de emergência;
  • Frenagem automática de tráfego cruzado traseiro;
  • Monitoramento de pontos cegos;
  • Centralização de permanência de faixa;
  • Alerta de perigo de abertura de portas;
  • Reconhecimento de placas de trânsito;
  • Auto Reversing Assistance;
  • Assistente de estacionamento;
  • Desvio Inteligente, que faz um leve desvio quando o veículo passa ao lado de caminhões;
  • Smart Cornering, função do ACC que identifica o raio da curva à frente, faz a redução automática da velocidade e, ao sair da curva, volta a acelerar para a velocidade de cruzeiro.

Ficha Técnica - GWM Haval H6 GT

Motor a combustão1.5 turbo a gasolina com injeção direta
Motores elétricosDois motores síncrono de ímã permanente, um dianteiro e um traseiro
CâmbioDuas marchas com embreagem (motor a combustão); uma
marcha com redução (motores elétricos)
TraçãoTração permanente nas 4 rodas eletronicamente variável
Potência combinada393cv
Torque combinado77,7kgfm
Aceleração - 0 a 100 km/h4,8 segundos
Bateria34 kWh de íons de lítio
Tempo de recargaWallbox (AC até 6,6 kWh): 5 horas
Carga rápida (DC até 48 kWh): 29 minutos
Tanque combustível55 litros
ConsumoCidade: 27,4 km/l
Estrada: 25,2 km/l
AlcanceModo elétrico: 170 Km (NBR)
Elétrico mais combustão: 1.052 Km
SuspensãoDianteira: McPherson, com barra estabilizadora
Traseira: Multilink, com barra estabilizadora
DireçãoAssistência elétrica variável
FreiosDianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos sólidos
Comprimento4,72 metros
Largura1,94 metro
Altura1,72 metro
Entre-eixos2,73 metros
Peso2.050 quilos
Porta-malas515 litros
Fonte: GWM

* Jornalista viajou a convite da GWM