De Florianópolis (SC) – Depois de lançar o novo Honda HR-V, modelo 2023, nas versões EX 1.5 Sensing e EXL 1.5 Sensing, a montadora apresenta as configurações Advance e Touring, topo de linha, equipadas com motor 1.5 turbo flex e câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas. As duas novas versões chegam com pacotes de equipamentos ainda mais completos e com preços competitivos.
O Honda HR-V chegou ao Brasil em 2015 em sua segunda geração e logo começou a se destacar no segmento de SUVs compactos. A montadora traz agora a terceira geração, produzida na fábrica de Itirapina, no interior de São Paulo, que já estava à venda nas versões EX e EXL, ambas equipadas com motor 1.5 aspirado de 126cv de potência e 15,5kgfm (g) e 15,8kgfm (e) de torque.
Agora a marca complementa a linha 2023 do novo Honda HR-V com as versões Advance e Touring, ambas equipadas com o motor 1.5 turbo flex e câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas. Na geração anterior, o modelo já era equipado com motor 1.5 turbo a gasolina e agora passa a ser flex.
Confira os preços do novo Honda HR-V modelo 2023:
- EX Honda 1.5 Sensing: R$ 142.500
- EXL Honda 1.5 Sensing: R$ 149.900
- Advance 1.5 turbo flex: R$ 176.800
- Touring 1.5 turbo flex: R$ 184.500
O novo Honda HR-V 1.5 DI VTEC turbo flex traz injeção direta de combustível com alta pressão e conta ainda com sistema de partida a frio, fluxo otimizado dos gases de escapamento, resultando na redução da perda de baixa pressão na admissão. O câmbio CVT traz paddles shifts atrás do volante, facilitando as trocas de marchas. A engenharia da Honda otimizou o câmbio nas versões 1.5 turbo para que haja mais eficiência do freio motor nas desacelerações.
Ficha técnica do novo Honda HR-V 1.5 turbo flex
MOTOR Dianteiro, quatro-cilindros em linha 1.5 DI VTEC turbo flex, com injeção direta de
alta pressão, que gera 177cv (gasolina/etanol) a 6.000rpm e torque de 24,5kgfm entre 1.700rpm a 4.500rpm.TRANSMISSÃO Tração dianteira, automática do tipo CVT que simula sete marchas, com paddle shifts DIREÇÃO Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva SUSPENSÕES Dianteira do tipo MacPherson e traseira com barra de torção RODAS/PNEUS De liga leve de 17 polegadas/215/60 R17 FREIOS A discos nas quatro rodas, com ABS e EBD DIMENSÕES Comprimento, 4,38m; largura, 1,79m; altura, 1,59m, distância entre-eixos, 2,61m; altura em relação ao solo, 18,1cm ÂNGULOS De entrada, 16 graus; de saída, 20,3 graus TANQUE 50 litros PORTA-MALAS 354 litros PESO 1.422 quilos (Touring) CONSUMO Cidade: 11,3km/l (g) e 7,9km/l (e)
Estrada: 12,6km/l (g) e 8,8km/l (e)
Dirigindo o novo Honda HR-V 1.5 turbo flex
Tivemos a oportunidade de dirigir o novo Honda HR-V 1.5 turbo flex pelas estradas de Santa Catarina. Com o motor turbo, o SUV compacto mostra mais disposição nas acelerações. Já em baixas rotações o motor se mostra presente, proporcionando arrancadas ágeis. As retomadas de velocidade também são eficientes, garantindo segurança nas ultrapassagens. Mas quando se pisa fundo no acelerador, nota-se o ruído de funcionamento do motor, que invade a cabine. Fora isso, o SUV tem boa dirigibilidade, com direção e suspensões bem calibradas.
O que muda no visual das versões equipadas com motor 1.5 turbo?
A terceira geração do Honda HR-V ganhou um visual bem mais moderno, com linhas aerodinâmicas e carroceria que sugere um estilo de SUV cupê. As versões do Honda HR-V 1.5 turbo flex são diferenciadas pela grade frontal com elementos em 3D em preto brilhante.
O para-choque dianteiro do Honda HR-V 1.5 turbo tem desenho mais esportivo e traz um friso cromado sugerindo uma linha de um eletrocardiograma, enfatizando a “pulsação” mais acelerada do motor turbo. Os faróis são full LED, assim como as lanternas traseiras, que são fumê, unidas por uma faixa luminosa. Na versão Touring a barra luminosa também é fumê. As rodas são de liga leve de 17 polegadas, com desenho diferenciado para a versão topo de linha.
Por dentro, o novo Honda HR-V traz acabamento de boa qualidade, com materiais diferentes, detalhes cromados e cores variando de acordo com a versão. O ar-condicionado automático digital traz um novo modelo de difusão com saídas laterais que impedem que o fluxo de ar vá direto no motorista e passageiro. O painel de instrumentos tem parte digital, com o conta-giros e o computador de bordo, e o velocímetro analógico no lado direito.
As versões Advance e Touring oferecem o myHonda Connect, plataforma de conectividade da marca, que estreia no novo Honda HR-V. Com um menu completo de serviços, o sistema traz informação, segurança e controle do veículo de um jeito prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.
O espaço interno é destaque no novo Honda HR-V, que tem banco do motorista com ajustes elétricos na versão de topo de linha. O banco traseiro ganhou 35mm em espaço para as pernas, proporcionando mais conforto para os passageiros. O modelo traz também o sistema Magic Seat, que permite diferentes configurações dos bancos (Utility, Long e Tall), ampliando a área para carga. O porta-malas ter 354 litros de volume e sua tampa tem abertura e fechamento elétrico, com sistema mãos livres.
Lista de equipamentos do novo Honda HR-V em suas quatro versões
EX SENSING – Faróis Full LED, botão de partida (Start/stop Engine), modos de direção Normal e ECON, rodas de alumínio aro 17 polegadas, ar-condicionado automático com dupla saída na traseira, duas portas USB para os passageiros do banco, traseiro, central multimídia oito polegadas tela tátil com Android Auto e Apple Car Play sem-fio, painel digital TFT de alta resolução de 4,2 polegadas, Magic Seat, bancos revestidos em tecido, banco traseiro bipartido 60/40, seis airbags, Honda SENSING, HDC (controle de descida em rampa), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), câmera de ré, rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold) e alerta de pressão dos pneus (TPMS).
EXL Honda SENSING – Todos os equipamentos acima e/ou: bancos revestidos em couro, Smart Entry (destravamento por aproximação da chave), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED, volante revestido em couro com paddle shifts, apoio de braço central no banco traseiro, rodas de alumínio aro 17 polegadas com acabamento diferenciado, tweeters dianteiros e sensores de estacionamento traseiros.
Advance 1.5 turbo – Todos os equipamentos acima e/ou: myHonda Connect, carregador de celular por indução, painel digital TFT de alta resolução de polegadas, ar-condicionado automático dual zone, modos de direção (ECON, Normal, Sport), para-choques esportivos, ponteira dupla de escapamento, função Tilt-Down no retrovisor direito, sensores de estacionamento dianteiros e sensor de chuva.
Touring 1.5 turbo – Todos os equipamentos acima e/ou: banco do motorista com acionamento elétrico, partida remota do motor, rodas de alumínio aro 17 polegadas com design exclusivo, abertura automática do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close), molduras externas black piano, lanternas escurecidas e tweeters traseiros (2).
Cores disponíveis para o novo Honda HR-V 1.5 turbo
O novo Honda HR-V é vendido nas cores: sólida branco Tafetá; as metálicas cinza Basalto, azul Cósmico e prata Platinum; e as perolizadas branco Topázio, cinza Grafeno (novas no HR-V), preto Cristal e vermelho Mercúrio. A cor padrão do revestimento interno é preta, com tecido na EX Honda SENSING e couro na EXL Honda SENSING. As versões Advance e Touring com carroceria nas cores branco Topázio, cinza Basalto, azul Cósmico e cinza Grafeno têm revestimento de couro cinza claro.
O que traz o Honda Sensing, que é de série em todas as versões?
• ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. Ele conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
• CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto. Bicicletas e motocicletas também podem ser detectadas pela câmera;
• LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
• RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista – Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
• AHB – Ajuste automático de farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.
Todas as versões do novo HR-V trazem ainda seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), assistente de estabilidade e tração (VSA), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), sistema Isofix (fixação de assentos infantis), alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento e o controle de descidas em rampas (HDC).
Quais são as funções do myHonda Connect?
- Notificação Automática de colisão – Em caso de acidente com deflagração do airbag, envia mensagem à central de relacionamento myHonda Connect, que aciona suporte médico e os contatos de emergência
- Diagnóstico do carro
- Alarme de segurança – Se o alarme disparar, um alerta será enviado para o celular do usuário, em qualquer lugar que ele esteja.
- Encontrar meu carro – Verificação da localização do veículo.
- Painel de Controle – Verificação remota do status das portas, janelas, luzes e calibragem dos pneus, além do diagnóstico geral.
- Rastreamento em tempo real - Acompanhamento da localização do carro em tempo real no mapa.
- Cerca geográfica - O usuário determina, no mapa, uma área de controle. Em seguida, seleciona se deverá ser notificado quando o veículo entrar ou sair deste perímetro.
- Alerta de velocidade – Após determinar uma velocidade máxima, o usuário receberá uma notificação todas as vezes que o veículo rodar além deste limite estabelecido.
- Assistência 24h – Veículos novos Honda têm 2 anos de assistência 24h grátis.
- Por essa função do aplicativo, o cliente poderá solicitar serviços de guincho, chaveiro, carga de bateria, entre outros.
- Controles remotos - Através de comandos no app, o usuário poderá remotamente acionar o ar-condicionado, ligar o motor do carro, destravar e travar portas e acionar buzinas e luzes.
- Viagens – Dados de todas as viagens serão gravados e armazenados no aplicativo e o usuário poderá, posteriormente, verificar trajetória e estatísticas da viagem, tais como duração e velocidades máxima e média.
- Manual do veículo - Versão digital simplificada do manual do veículo.
- Assistente de Voz – Por meio do assistente de voz Google, o usuário poderá realizar comandos remotos e verificar status do carro (Painel de Controle).
- Notificações - Comunicação entre a Honda e o cliente.
- Agendamento de Revisão – Possibilidade de agendar revisões na concessionária de preferência.
Estão disponíveis dois pacotes do myHonda Connect. O primeiro é totalmente gratuito, basta baixar o aplicativo e se cadastrar para ter acesso a boa parte dos serviços: diagnóstico, alerta de velocidade, cerca geográfica, assistência 24 horas, viagens, manual do veículo e agendamento de revisão.
Já o pacote Plus será pago e dará acesso a todas as funcionalidades, adicionando: notificação automática de colisão, alarme de segurança, rastreamento em tempo real, controles remotos, localização veicular, comandos de voz e painel de controle. Inicialmente, o Pacote Plus será gratuito, uma vez que a Honda está oferecendo um ano de degustação aos seus clientes.
(*) Jornalista viajou a convite da Honda do Brasil
Confira os vídeos do VRM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas