Lembra-se do Hyundai Veloster? O modelo, que teve uma passagem relâmpago no mercado brasileiro, não é mais importado há quase uma década, mas seguiu à venda em outros mercados. Inclusive, em 2018, surgiu uma geração inteiramente nova, que nunca existiu por aqui. Porém, a produção em âmbito global deve durar apenas até o mês que vem.
É o que revela o site The Drive: segundo a publicação, a Hyundai encerrará a produção do Veloster, na Coreia do Sul, em julho próximo. Como o fabricante não planeja lançar uma nova geração, o modelo simplesmente sairá de linha em âmbito global.
A decisão do fabricante é puramente mercadológica: no mundo inteiro, a demanda por hatches médios está em queda. No lugar deles, os consumidores têm optados pelos SUVs. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Hyundai enxugou a gama do Veloster no ano passado. Desde então, vende apenas a versão esportiva N, equipada com motor 2.0 turbo de 275 cv.
Isso se deve a uma queda gradativa nos números de vendas do modelo por lá. No último mês de janeiro, janeiro, ele somou apenas 86 emplacamentos no mercado estadunidense. Para substituí-lo, a marca asiática apostará nas configurações N do sedan Elantra e do SUV Kona.
Hyundai Veloster no Brasil
No Brasil, a carreira do Hyundai Veloster foi polêmica e, consequentemente, efêmera. O lançamento ocorreu em 2011, mas a Caoa, importadora da marca sul-coreana no país, deixou de trazê-lo cerca de dois anos depois. O problema era o motor 1.6 de aspiração natural, incompatível tanto com o design esportivo quanto com o preço cobrado pelo modelo.
No material de publicidade, a Hyundai-Caoa chegou a afirmar que o Veloster desenvolvia 140 cv. Isso, graças a um sistema de injeção direta de combustível. Porém, quando as primeiras unidades chegaram ao país, ficou claro que o motor 1.6 tinha um sistema de alimentação convencional, do tipo indireto. Naturalmente, a potência era menor que a informada.
No fim das contas, o Veloster importado para o Brasil dispunha do mesmíssimo motor 1.6 que a Hyundai utilizava na linha HB20. Assim, a potência, na verdade, ficava na casa dos 128 cv. Vários consumidores que adquiriram o modelo em esquema de pré-venda entraram na justiça. Por fim, o veículo virou alvo de piadinhas devido ao fraco desempenho.
Em 2014, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a Hyundai-Caoa chegou a confirmar o lançamento de uma versão turbo do Veloster no Brasil. Sobrealimentado, o motor 1.6 passou a render potência digna para um esportivo, atingindo 204 cv. Porém, o modelo não veio, e o importador nunca mais tocou nesse assunto.
Potência do Hyundai Veloster foi uma de várias "mentirinhas" que os fabricantes de veículos já contaram no Brasil: assista ao vídeo e conheça 10 delas!