A Kia já havia revelado algumas informações sobre o SUV híbrido Niro no mês passado, mas ainda mantinha segredo sobre os pacotes de equipamentos e a motorização híbrida. Agora, esses dados enfim foram revelados.
A expectativa da Kia é de vender cerca de 200 unidades do Niro por mês. O Grupo Gandini, que representa a marca sul-coreana no Brasil, afirma que o SUV híbrido não tem a missão de ser um carro-chefe no mercado, e sim de compor a gama.
Equipamentos do Kia Niro
- Kia Niro EX: R$204.990
Desde a versão de entrada EX, o Kia Niro traz rodas de liga leve de 18 polegadas, central multimídia compatível com Apple CarPlay e Android Auto, sem fio ou por quatro USB, com tela flutuante de 10,25” integrada ao painel de instrumentos digital, com tela de 10,25”, câmera e sensores de ré, ar-condicionado digital com controle sensível ao toque, retrovisores com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajustes elétricos e chave presencial com botão de partida e faróis de LED.
Entre os equipamentos de segurança, o SUV híbrido oferece airbags frontais, laterais e de cortina, assistente de partida em rampa, alertas de fadiga do condutor, de saída, permanência e centralização na faixa de rodagem, assistente de farol alto e alerta de colisão frontal.
- Kia Niro SX Prestige: R$239.990
Na versão SX Prestige do Niro, a Kia inclui ainda assistentes de saída em segurança, de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado, de ponto cego, de prevenção de colisão frontal, piloto automático adaptativo, sensores de estacionamento dianteiros, travas infantis elétricas, carregamento de celulares por indução, teto solar e sensores de chuva.
Sistema híbrido
O sistema de propulsão híbrida do Kia Niro une um motor 1.6 de 16 válvulas a gasolina, com injeção direta, a uma unidade elétrica com uma bateria de polímero de lítio-ion de 240V. A potência combinada é de 141cv a 5.700 rpm, e torque, de 27kgfm a 4.000 rpm.
Em arrancadas ou em movimentos de baixa velocidade, somente o motor elétrico atua. Quando há maior aceleração, ou em subidas, o motor a combustão entra em ação. Em velocidade cruzeiro, as duas unidades podem funcionar de forma combinada ou individual. Há ainda sistema de regeneração de energia cinética para a bateria em frenagens, em quatro níveis (de menor a maior intensidade).
A garantia do Kia Niro é de 5 anos e incluindo as baterias de 12V e de 240V e os demais componentes do sistema híbrido.
Consumo do Kia Niro
De acordo com números do Programa Brasileiro de Etiquetagem veicular do Inmetro, o Kia Niro faz 17,7km/l na estrada e 19,8km/l na cidade, sempre com gasolina (não há sistema flex). Assim, o reservatório de combustível de 42 litros dá uma autonomia de até 800km ao SUV.
Conheça novo Kia Sportage, que também ganhou sistema híbrido na linha 2022: assista ao vídeo!
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no Youtube!