O mercado automotivo brasileiro promete muitas novidades no próximo ano. A lista de lançamentos 2023 tem carros para todos os gostos e bolsos: SUVs, picapes, hatches, sedans e elétricos. Para facilitar, dividimos os modelos por segmentos e categorias:
SUVs
- Sedans
- Hatches
- Picapes
- SUVs elétricos
SUVs
O segmento dos SUVs é o mais desejado dos últimos anos, ganhando dezenas de representantes a cada ano. Confira os SUVs mais convencionais que estão para chegar no mercado brasileiro.
- Honda ZR-V
O Honda ZR-V é o substituto do HR-V nos Estados Unidos, mas no Brasil nós teremos os dois modelos. O SUV é baseado no Civic de 11ª geração, e terá porte médio. Suas medidas são 4,53 metros de comprimento e 2,65m de entre-eixos. Na gama da Honda do Brasil, ele vai se posicionar entre o novo HR-V e o CR-V.
O motor usado no mercado americano é um 2.0, com 160cv de potência e 19kgfm de torque, combinado com câmbio automático CVT. Ainda não se sabe qual propulsor o modelo terá no Brasil, já que até o bloco 1.5 aspirado do nosso HR-V tem desempenho superior, indo até 177cv e 24,5kgfm.
- Citroën C3 Aircross
A Citroën vai lançar um SUV de 7 lugares, segundo integrante da família C-Cubed, iniciada com o novo C3. O modelo será lançado mais para o fim de 2023 e será concorrente da Chevrolet Spin. De acordo com os flagrantes do modelo “zebrado”, ele será um C3 alongado. O projeto foi batizado como CC24 e a expectativa é que o veículo seja chamado como C3 Aircross.
Ford vai lançar dois SUVs no Brasil
- Ford Everest
Para simplificar as coisa, o Ford Everest é o SUV da picape Ranger. Como a nova geração da caminhonete será feita na Argentina, especula-se que o SUV construído sobre chassi também seja produzido lá. Como na Ranger, a aposta é que o Everest venha com o motor 3.0 V6 a diesel com 250cv e 61,2kgfm.
- Ford Equator Sport
Trata-se do substituto do Ford Territory, ambos projetos chineses, e está entre os lançamentos 2023. O visual do Equator Sport aparenta uma atualização do Territory. O interior do modelo combina quadro de instrumentos digital integrado à tela do multimídia. O SUV médio usa motor 1.5 turbo com 170cv e 26,5kgfm, que atua junto com câmbio automatizado de dupla embreagem. Em alguns mercados o modelo herdou o nome Territory.
- Kia Sorento 2024
A Kia só está esperando a reestilização do Sorento, que chega como modelo 2024, para renovar o SUV no Brasil. Ainda não se sabe se o visual do veículo médio vai mudar muito. No entanto, quanto ao trem de força, a posta é que a Kia siga sua tendência para a eletrificação, como foi feito com o novo Sportage, trazendo uma versão híbrida para o Brasil.
Ao menos 5 modelos sedans estão para chegar
O segmento dos sedans já não é tão pujante como antes. Os “carros de “três volumes” perderam o status de carro da família para os SUVs, que reúnem vantagens e desvantagens. Porém, os sedan ainda respondem por uma fatia importante do mercado brasileiro, que corresponde a 20% dos emplacamentos em 2022. Na série de lançamentos para 2023, confira se algum desses modelos com porta-malas destacado está no seu radar. Começamos pelos sedans médios.
- Honda Civic e-HEV (híbrido)
O sedan que mais deixou saudades é, sem dúvida, o Honda Civic, que deveria ter chegado em 2022. Após ter a produção interrompida no Brasil, o modelo volta ao nosso mercado em 2023 com motorização híbrida.
Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!
A expectativa é que o modelo chegue no primeiro trimestre importado da Tailândia, motivo pelo qual o será mais caro que o rival Toyota Corolla híbrido. O Honda Civic e-HEV combina motor 2.0 aspirado com um propulsor elétrico.
- Nissan Sentra
O novo Nissan Sentra é outro sedan médio que volta ao mercado brasileiro no início de 2023. Como o modelo virá do México, existe chance de chegar com preços atraentes a ponto de rivalizar com o Toyota Corolla nas versões com motor a combustão. O modelo conta com propulsor 2.0 aspirado que deve chegar com cerca de 150cv de potência.
Lançamentos 2023 também tem sedans compactos
- Nissan Versa reestilizado
Também vindo do México, o Nissan Versa 2023 vai ganhar a reestilização que o mercado americano já recebeu. A renovação visual foi concentrada na dianteira, e deixou o modelo mais esportivo. Mas, não espere por mudanças mecânicas. O sedan compacto continua a vir com o motor 1.6 aspirado de 114cv e 15,5kgfm. Confira aqui um teste com o modelo atual.
- Volkswagen Virtus reestilizado
Depois do Polo, neste ano, em 2023 é o sedan Virtus 2024 que passará por uma reestilização de meia vida. As mudanças visuais se concentram na dianteira, com novos para-choque, capô, grade e faróis. O Virtus também ganhará o motor 170 TSI, opção 1.0 turbo menos potente que o atual 200 TSI, com até 116cv e 16,8kgfm.
- Volkswagen Virtus GTS
Além da renovação visual, a linha 2024 do Volkswagen Virtus deve trazer de volta a versão nervosa GTS. Além de componentes esportivos, o sedan traz sob o capô o esperto motor 250 TSI (1.4 turbo), com 150cv e 25,5kgfm de torque.
Hatches
O segmento dos hatches é o preferido do brasileiro. Além da praticidade, o principal atrativo desses modelos é o preço mais camarada dos compactos de entrada. Entre os lançamentos 2023, temos hatchbacks para vários gostos e bolsos.
- Volkswagen Polo Track
Com a despedida do Gol, o Polo Track passa a ser o modelo de entrada da Volkswagen. O hatch chega ao mercado no primeiro trimestre custando R$ 79.990. A mecânica tem o motor 1.0 aspirado, com até 84cv de potência e 10,3kgfm de torque, e câmbio manual de cinco marchas.
A maior diferença estética desse hatch está da grade e na tomada de ar inferior, que ganhou uma trama hexagonal. Os faróis são exclusivos, com parábola simples e lâmpadas halógenas. As rodas são de 15 polegadas, com calotas em preto fosco.
Os principais itens de série do Polo Track são quatro airbags, assistente para partida em aclives, controle de estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial, ar-condicionado analógico, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travamento elétrico e sistema de som com Bluetooth.
Alguns lançamentos 2023 terão motores turbo
- Peugeot 208 turbo
A atual geração do Peugeot 208 foi lançada em 2020. O modelo chamou a atenção pelo visual esportivo, mas a manutenção do velho motor 1.6 aspirado foi um balde de água fria. Pois será em 2023 que o hatch finalmente vai ganhar a motorização turbo que todos esperavam.
Continua depois da publicidade
O “casamento” com a Stellantis vai permitir que o 208 use o motor 1.0 turbo da Fiat (T200), com até 130cv e 20,4kgfm, além do câmbio automático tipo CVT. Mas a lista de lançamento 2023 dos hatches vai esquentar muito mais.
- Volkswagen Polo GTS
Para quem quer um hatch nervosinho mesmo, a boa notícia é o retorno do Polo GTS. Equipado com motor 1.4 turbo (o 250 TSI), esse foguetinho tem 150cv e 25,5kgfm, além de câmbio automático de seis velocidades. Quer saber como esse carrinho roda? Então assista o vídeo abaixo.
Curte hot hatches? Então confira o teste com o Polo GTS
- Peugeot e-308 e e-308 SW
A lista dos lançamentos 2023 vai só ficando mais interessante. Agora chegamos com um modelo elétrico, o Peugeot e-308. Trata-se de um hatch médio equipado com um motor elétrico de 156cv e 26,5kgfm. As baterias de 54 kWh dão autonomia de 400 quilômetros (ciclo WLTP). Em um eletroposto de 100 kW, a recarga de 20% a 80% é feita em menos de 30 minutos. Também espera-se para o Brasil a variante perua denominada e-308 SW.
- Toyota Corolla GR
Trata-se da versão brutal do pacato Corolla. E, sim, ele está incorporado em um hatch com visual agressivo. Corolla GR é a sigla de Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota. Assim sendo, o modelo tem motor 1.6 turbo que fornece 304cv e 37,7kgfm. A transmissão tem câmbio manual de seis velocidades e tração integral.
- Honda Civic Type R
O Honda Civic Type R, versão mais nervosa do modelo, não é um hatch. Porém, é impossível não complementar a notícia da chegada do Corolla GR com a histórica rivalidade entre os modelos. O cupê traz sob o capô um motor 2.0 turbo com 320cv e 42,8kgfm. Além do desempenho superior, o modelo tem detalhes esportivos irados.
Picapes
Além dos SUVs, outro segmento que está em franca ascensão é o das caminhonetes. Enquanto as picapes compactas têm poucas novidades, a tendência é o crescimento da participação dos modelos de porte intermediário e dos full-size. Confira a lista dos lançamentos 2023 e veja qual deles foi feito para a sua garagem.
- Nova Chevrolet Montana
Apesar de já ter sido apresentada (em parte!), a nova Chevrolet Montana só chega ao mercado no início de 2023. Esse é um exemplo de como as caminhonetes tendem a crescer em tamanho de carroceria, já que antes o modelo era compacto e agora tem dimensões intermediárias.
A picape traz sob o capô o motor 1.2 turbo de até 133cv, além de câmbio automático. O visual ficou interessante, mas a Chevrolet ainda esconde as medidas exatas do modelo para evitar desvantagem frente à rival Fiat Toro. A caçamba também parece ter medidas inferiores, mas o modelo promete ser dos principais lançamento de 2023.
Duas caminhonetes médias estão confirmadas
- Fiat Landtrek
Trata-se da caminhonete média da Peugeot que será lançada com o escudinho da Fiat. Ventila-se, inclusive, que a marca de Betim vai tomar emprestado até o nome Landtrek. Se isso se confirmar, o plano que a Peugeot tinha de vender o modelo por aqui com sua logomarca fica fortemente comprometido.
A possível Fiat Landtrek foi confirmada para o segundo semestre. A picape já foi até flagrada em testes de rua. Construído sobre chassi, o veículo deve trazer sob o capô um motor 2.0 a diesel, tração 4×4 e opções de câmbio manual e automático. A caminhonete será posicionada acima da Toro.
- Ford Ranger 2024
A nova geração da Ranger será fabricada na Argentina, de onde continua a vir para o Brasil. Além do visual parrudão, a caminhonete média da Ford vai ganhar uma nova motorização, diferente das 2.2 e 3.2 litros atuais. Uma das possibilidade para a versão de topo é um V6 3.0 a diesel com 250cv e 61,2kgfm. Porém, não custa sonhar com uma versão extrema Raptor.
Picapes ful-size também estão entre os lançamentos 2023
- Ford F-150
Enquanto a RAM nada de braçada entre as picapes ful-size (com a RAM Classic, RAM 1500, RAM 2500 e RAM 3500), a concorrência já está sendo preparada para o mercado brasileiro. A Ford F-150 já foi confirmada, e virá dos Estados Unidos. Porém, qual versão vai chegar por aqui ainda é um incógnita.
Nossa aposta é o pacote Lariat Luxury equipada com o motor V8 5.0 (o Coyote), com 400cv de potência e 56,6kgfm de torque. Outra opção para a caminhonete é uma motorização híbrida, combinando um propulsor elétrico com um V6 3.5 que somam 430cv e 78,8kgfm. E os lançamentos 2023 seguem firme nesse segmento.
- Chevrolet Silverado
Outra caminhonete que está prometida há anos e deve desencantar em 2023 é a Chevrolet Silverado. O modelo está fora do mercado brasileiro há mais de 20 anos, e é uma das principais rivais da Ford F-150 e da RAM 1500. A previsão de chegada é para outubro do ano que vem.
Fabricado no México, o modelo tem chance de chegar ao Brasil com preço mais agressivo. A picape tem duas possibilidades de motor V8 a gasolina para o Brasil, um com 5.3 litros de 360cv ou um de 6.2 litros e 426cv, sempre com câmbio automático de 10 marchas e tração 4×4.
Compactas e intermediárias trazem novidades
- Fiat Strada turbo
Depois do câmbio automático, uma possibilidade esperada para 2023 é a Fiat Strada ganhar um motor 1.0 turbo (T200) para chamar de seu. A ideia é tentar competir com a nova Chevrolet Montana. A caminhonete compacta turbinada estreia ainda no primeiro semestre, junto com uma reestilização leve.
- Ford Maverick híbrido
A Ford Maverick híbrida já foi confirmada para 2023. O modelo conjuga um motor 2.5 aspirado (ciclo Atkinson) com uma unidade elétrica, alcançando a potência combinada é de 193cv. O câmbio é automático do tipo CVT, com tração somente nas rodas dianteiras.
- RAM 1200
Ainda existe uma expectativa para a chegada da RAM 1200, uma caminhonete baseada na Fiat Toro que seria o modelo de volume da marca. Com produção nacional, a expectativa é que a picape seja maior que a Toro, se aproximando das médias. Com previsão de lançamento só para o fim de 2023, haverá opção de motores flex e diesel.
SUVs elétricos estão entre os lançamentos 2023
Se os utilitários-esportivos são os queridinhos do momento (um momento eterno!), o segmentos dos SUVs elétricos e híbridos são a cereja do bolo. Quem duvida é porque ainda não experimentou as vantagens de um carro eletrificado. Se você já está nessa vibe, confira 5 SUVs eletrificados para ficar de olho entre os lançamentos 2023.
- Renault Megane E-Tech
Para quem lembrava do Renault Megane como um sedan médio, esqueça. Agora batizado Megane E-Tech, o modelo renasce como um SUV elétrico de proporções compactas: 4,21 metros de comprimento e 2,70m de entre-eixos.
O modelo será vendido no Brasil com motor de 220cv de potência e 30,6kgfm de torque, capaz de acelerar até os 100km/l em 7 segundos. A bateria de 60 kWh proporciona autonomia superior a 400 quilômetros.
- Ford Mustag Mach-E
Aqui temos outro modelo que toma emprestado o nome de um clássico, o Mustang Mach-E, sobrenome que identifica um SUV elétrico. A aposta é que a marca americana trará para o Brasil a versão de topo GT Performance, com motor elétrico de 480cv e 86,6kgfm, aceleração até os 100km/h em 3,5 segundos e tração integral.
As baterias são de 91 kWh, que proporcionam autonomia de 418 quilômetros. A demanda pelo SUV elétrico é enorme dos Estados Unidos, mas mesmo assim ele está na lista de lançamento 2023, devendo desembarcar no Brasil no segundo semestre.
Tem marca nova trazendo seus primeiros modelos
- GWM Haval H6
O Haval H6 será o primeiro lançamento da GWM no Brasil. Não se trata de um SUV elétrico, mas um híbrido plug-in que terá configuração exclusiva para o mercado brasileiro. O Haval H6 combina motor 1.5 turbo com dois propulsores elétricos, um em cada eixo. Os números são empolgantes: 326cv de potência e mais de 1.000 quilômetros de autonomia.
- Volkswagen ID.4
O SUV elétrico da Volkswagen ainda não foi confirmado para o Brasil, mas já foi flagrado em testes diversas vezes. Porém, o ID.4 já está confirmado na Argentina para 2023, o que sinaliza sua chegada por aqui.
Ainda não se sabe qual configuração do modelo seria vendida no Brasil. Uma pista pode ser o veículo que foi apresentada à imprensa especializada nacional, com motor elétrico de 204cv e 31,6kgfm. Com esse propulsor o veículo alcança os 100km/h em 8 segundos, tendo a velocidade máxima limitada a 160km/h.
- Honda CR-V híbrido
O visual desta nova geração do Honda CR-V ficou ótimo. O SUV já tem uma legião de admiradores no Brasil, e a versão híbrida que chega por aqui em 2023 não deve assustar esse cliente. O trem de força combina motor 2.0 a combustão com dois propulsores elétricos (um gerador) que resultam em 207cv e 34,1kgfm.