Após a chegada do Defender 90 e Defender 110, agora foi a vez do Land Rover Defender 130. Segundo a Land Rover, o novo modelo se destaca por ser o mais espaçoso de todos, com boa área para carga e conforto para até oito adultos, acomodados em três fileiras de bancos.
O SUV também apresenta uma série de novidades em seu design exterior, além da introdução de novas tecnologias no interior.
Disponível apenas na versão X, o Land Rover Defender 130 já pode ser comprado em qualquer concessionária Land Rover do país, com preços que partem de R$ 899.950.
"O novo Defender 130 chega para completar a família Defender como uma nova opção, com muito mais espaço interno, novo design e novas tecnologias, tudo isso sem perder a capacidade e a robustez, características do modelo. Seu espaçoso interior transporta até oito pessoas com um nível de conforto absoluto, permitindo que nossos clientes desfrutem de aventuras sofisticadas e incomparáveis ao lado de suas famílias”.
Tiago Yoshitake, gerente de produto da Land Rover
A motorização do novo Land Rover Defender 130
O mais novo integrante da família Defender é equipado com motorização diesel l D300 MHEV 3.0 litros de 6 cilindros em linha, que entrega 300cv e impressionantes 66,2kgfm de torque.
Esse propulsor é combinado, também, a um alternador, que tem a capacidade de funcionar como motor elétrico, usando a rotação do motor a diesel para gerar corrente elétrica e recuperar energia quando o carro desacelera.
Assim, essa energia é usada para carregar uma bateria de lítio de 48 volts instalada no veículo. Ela, então, possibilita a partida no motor pelo start/stop e fornece a assistência de torque necessária para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2.
Com todo esse conjunto, o Land Rover Defender 130 consegue acelerar até 100km/h em apenas 7,5 segundos.
A transmissão é automática ZF de oito velocidades. Além disso, o modelo conta, também, com o sistema Intelligent All-Wheel Drive (iAWD), o qual permite o gerenciamento eficaz do powertrain, além da distribuição de energia entre os eixos dianteiro e traseiro, de modo a otimizar a eficiência do carro na estrada conforme o tipo de terreno.
O veículo também é equipado com suspensão eletrônica a ar com Adaptive Dynamics e com o avançado sistema Terrain Response 2 da Land Rover. Ambos proporcionam uma condução confortável e adequada nas mais adversas superfícies.
Design e tecnologias
O Land Rover Defender 130 tem design exclusivo, com nova silhueta e nova paleta de cores. O tom de lançamento é o vermelho Sedona, único da linha Defender
O exterior também exibe o capô contrastante na cor preta na versão X, com acabamentos em preto high-gloss.
O interior é recheado de novas tecnologias, incluindo tela sensível ao toque Pivi Pro de 11,4 polegadas, suspensão a ar eletrônica e purificação de ar da cabine pelo sistema Cabin Air Purification Plus.
Entre os itens presentes, destacam-se o sistema de luzes personalizável na cabine, sistema de som premium, carregador de celular por indução, console central com refrigeração e controle de cruzeiro adaptativo.
Por fim, no pacote de tecnologia de assistência ao motorista, o Land Rover Defender 130 oferece retrovisor com sistema Clearsight Mirror; sensor de profundidade; e função capô transparente, que entrega ao motorista uma vista impressionante da parte de baixo do veículo por meio de uma câmera que transmite as imagens em tempo real na tela central do veículo.
Você conhece o canal do VRUM no Youtube?