O novo Honda HR-V foi lançado, em pré-venda, a partir de R$ 142.500 na versão de entrada EX Sensing. Para um SUV compacto, trata-se de um valor elevado para um pacote de acesso. Mas, será que o modelo tem predicados para chegar de salto alto? Para responder a essa pergunta, comparamos ele com os cinco utilitários-esportivos mais vendidos do país nas versões com preço semelhante:
- Volkswagen T-Cross Comfortline 1.0 turbo AT6 - R$ 149.020
- Jeep Renegade Longitude 1.3 turbo AT6 - R$ 144.435
- Chevrolet Tracker LTZ 1.0 turbo AT6 (com pacote CZM) - R$ 133.270
- Nissan Kicks Exclusive CVT + Pack Tech 1.6 CVT - R$ 143.010
- Hyundai Creta Platinum 1.0 turbo AT6 - R$ 145.990
Novo Honda HR-V é destaque com tecnologia semiautônoma
O quesito em que o novo Honda HR-V mais se destaca é o tecnológico, com as funções semiautônomas de segurança do Honda Sensing. Assim, o SUV traz de série controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma, comutação automática do farol alto e assistente de permanência na faixa de rodagem.
O concorrente que chega mais perto disso é o Kicks, com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma, alerta de mudança de faixa e alerta de tráfego cruzado traseiro. O Tracker oferece alerta de colisão frontal com frenagem automática em baixa velocidade. O Renegade tem frenagem autônoma de emergência e reconhecimento de placas. Já o T-Cross traz frenagem pós-colisão.
Pacote básico de segurança é equilibrado
Já no pacote básico de segurança, o novo Honda HR-V se equipara aos demais concorrentes. São comuns a todos os modelos citados airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, Isofix, assistente de partida em rampa, câmera de ré e sensores de estacionamento.
Assim como o novo Honda HR-V, o Tracker, o Kicks e o Creta trazem funções que mitigam o ponto cego, evitando acidentes. Renegade e Kicks trazem faróis de neblina. Kicks e Creta trazem visão 360 graus para deixar as manobras mais seguras. E, se boa iluminação é segurança, HR-V, Renegade e Kicks têm faróis em LED.
Itens de conforto na balança
Entre os mimos, o novo Honda HR-V traz de série ar-condicionado automático com saída para o banco traseiro, freio de estacionamento acionado por botão com função auto-hold (onde o motorista não precisa manter o pé no freio para o carro ficar parado) e central multimídia de 8 polegadas com espelhamento do smartphone sem fio.
Mas, o SUV compacto que realmente se destaca nesse quesito é o Creta, que acrescenta banco do motorista ventilado, chave presencial, carregador sem fio do telefone, bancos em couro e central multimídia com tela de 10 polegadas com GPS e funções remotas por aplicativo.
Aspirados x Turbo
O motor usado nas versões de entrada no novo Honda HR-V é um 1.5 aspirado, com até 126cv de potência e 15,8kgfm de torque. Essa motorização nos agradou nos testes que fizemos com os novos City, hatch e sedan. Quem também optou por um motor aspirado foi a Nissan, com seu velho 1.6 que se mostrou mais limitado.
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A maioria dos SUVs compactos dessa lista traz motor 1.0 turbo, que aliam bom desempenho e baixo consumo de combustível: T-Cross, Tracker e Creta. Já o Renegade oferece apenas o motor 1.3 turbo, que tem bom desempenho, mas um consumo de combustível bastante elevado.
Novo Honda HR-V: veredito
Destaque em tecnologias e segurança, o novo Honda HR-V também não faz feio na parte de conforto a bordo. A motorização aspirada pode ser um empecilho, fator que pode ser compensado pela motorização 1.5 turbo que equipará as duas versões de topo, mas aí a partir dos R$ 176.800. Porém, por enquanto, o custo-benefício da versão de entrada não está longe da realidade.